Melania Trump em lançamento do seu documentário
Kevin Lamarque/Reuters

Paul Thomas Anderson e guitarrista do Radiohead pedem retirada de trilha de documentário de Melania Trump

O cineasta Paul Thomas Anderson e o guitarrista Jonny Greenwood, do Radiohead pediram a retirada de um trecho da trilha do filme Trama Fantasma (2017) seja retirado de “Melania”, documentário sobre a primeira-dama dos EUA, Melania Trump.

 Em comunicado enviado à Variety, os dois que trabalharam juntos na produção musical do filme que recebeu seis indicações ao Oscar, afirmaram que uma parte da trilha do longa-metragem foi usada sem permissão pela produção sobre Melania Trump.

“Tomamos conhecimento de que um trecho da música de Trama Fantasma foi usado no documentário Melania. Embora Jonny Greenwood não detenha os direitos autorais da trilha sonora, a Universal não o consultou sobre esse uso por terceiros, o que constitui uma violação de seu contrato como compositor. Como resultado, Jonny e Paul Thomas Anderson solicitaram sua remoção do documentário”, diz a nota.

Dirigido por Brett Ratner, Melania tem gerado controvérsia por seu custo elevado para um documentário desse tipo (estima-se que foram cerca de US$ 75 milhões) e por ter sido feito sob o controle rígido da própria primeira-dama. Ela acompanhou cada detalhe da produção e decidiu o que seria exibido ao público.

O longa tem tido um desempenho fraco em todo o mundo, com uma estreia marcada por salas vazias em vários países, incluindo o Brasil. Somente nos Estados Unidos o filme tem feito uma arrecadação um pouco mais expressiva, porém ainda muito distante de cobrir os custos de produção. Após dois fins de semana em cartaz, Melania arrecadou cerca de US$ 13,35 milhões no mercado doméstico.

Leia também: