Phil Spencer deixa xbox

Phil Spencer e Sarah Bond deixam cargos no Xbox em grande reorganização da Microsoft

Os jogadores de Xbox foram pegos de surpresa essa sexta-feira (20), a liderança da divisão de jogos da Microsoft passa por uma mudança histórica: Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming e figura central da marca Xbox por mais de uma década, anunciou sua aposentadoria, e Sarah Bond, até então presidente do Xbox, renunciou ao cargo. A reestruturação foi confirmada por meio de comunicados internos e fontes ligadas à IGN.

Spencer, responsável por liderar grandes mudanças no Xbox — incluindo aquisições como Activision Blizzard e ZeniMax, e o crescimento do Game Pass — deixará o posto depois de 38 anos na Microsoft, com sua saída oficial prevista para 23 de fevereiro de 2026.

Ao mesmo tempo, Sarah Bond, que supervisionava plataformas, hardware e experiências dos jogadores, também deixou a empresa, surpreendendo parte da comunidade e indicando uma reorganização maior dentro da divisão.

Em resposta às mudanças, a Microsoft promoveu Asha Sharma, executiva com experiência em inteligência artificial (IA) dentro da empresa, para o cargo de CEO da Microsoft Gaming, enquanto Matt Booty foi promovido a Chief Content Officer, assumindo um papel central na gestão de estúdios e conteúdo.

A transição marca o fim de uma era para o Xbox, em que Spencer liderou por mais de uma década, e representa uma aposta da Microsoft em uma nova estratégia que pode unir jogos e IA com foco em expansão de serviços, plataformas e experiências interativas no futuro.

Leia também:

Amante de Games desde criança e viciado em caçar platinas. Profissional de TI nas horas vagas. Você me encontra no X: @gennerdouglas