shuhei yoshida playstation

PlayStation | Shuhei Yoshida teria ‘tentado resistir’ à onda de jogos como serviço na Sony

Ex-presidente da Sony Entertainment apontou este como o possível motivo de seu desligamento

Shuhei Yoshida, ex-executivo da Sony Interactive Entertainment entre 2008 e 2019, revelou recentemente que teria então tentado resistir à polêmica decisão da Sony de investir em jogos como serviço para o PlayStation 5.

Durante sua participação no podcast Kinda Funny Games, o japonês afirmou que a empresa estava ciente dos riscos associados à aposta em títulos de serviço ao vivo, destacando assim a natureza desafiadora desse modelo de negócios. Dessa forma, suas declarações trouxeram uma perspectiva única sobre as estratégias da Sony e os desafios enfrentados recentemente pela indústria de games em geral.

“Helldivers 2”, desenvolvido pela Arrowhead, alcançou um sucesso extraordinário, tornando-se assim o título mais vendido da história da PlayStation Studios. No entanto, o mesmo não pode ser dito sobre outros projetos de jogos como serviço da Sony, que enfrentaram grandes dificuldades, incluindo cancelamentos e lançamentos abaixo do esperado, como o desastroso “Concord”, um dos maiores fracassos na história da PlayStation.

Trailer de “Concord”, jogo serviço que se tornou um dos maiores fracassos da Sony

Se a empresa estava considerando ir por esse caminho, provavelmente não fazia sentido parar de fazer outro “God of War”, ou (outro) jogo single-player, e colocar todo o dinheiro nos jogos de serviço ao vivo […] Tenho certeza de que eles sabiam que era arriscado“; disse assim Yoshida.

Shuhei, porém, deixou claro entender a postura da Sony e ainda torcer pelo sucesso da empresa: “Felizmente, “Helldivers 2” foi muito bem. Ninguém esperava isso. Você não pode planejar um sucesso nesta indústria. Essa é a parte mais divertida deste negócio. Espero que esta estratégia funcione no final“.

Sobre Shuhei Yoshida

Shuhei Yoshida é uma figura lendária na indústria dos games, conhecido então por seu papel fundamental no sucesso da PlayStation. Ex-presidente da Sony Interactive Entertainment, Yoshida foi assim um dos responsáveis por impulsionar títulos inovadores e apoiar estúdios independentes.

Recentemente, ele anunciou sua saída da Sony PlayStation, encerrando uma trajetória de décadas marcada por contribuições significativas. Reconhecido globalmente, Yoshida recebeu prêmios como o BAFTA Special Award por sua influência no setor.

Leia também:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Editor-chefe nos portais R7 Lorena e iG In Magazine e fui Colaborador do portal esportivo Torcedores.