Por que sitcoms afro-americanas fazem tanto sucesso no Brasil?

Por muito tempo, a televisão brasileira, especialmente em sua programação aberta, foi dominada por um padrão de comédia familiar protagonizado por famílias brancas. Essas séries, muitas vezes centradas em roteiros absurdos e personagens caricatos, apresentavam realidades e problemas distantes do cotidiano da maioria dos brasileiros.

No entanto, quando olhamos para as comédias que trouxeram famílias negras para o centro das atenções – como Todo Mundo Odeia o Chris; Eu, a Patroa e as Crianças e Um Maluco no Pedaço – o cenário muda completamente. As sitcoms afro-americanas se tornaram fenômenos no Brasil, tocando de forma profunda a audiência local. Mais do que um simples sucesso de comédia, elas se tornaram instrumentos de identificação e reflexão social.

Realidades cotidianas

O que torna essas séries tão especiais para o público brasileiro? A resposta está na identificação, que vai muito além da cor da pele dos personagens. As tramas dessas sitcoms giram em torno de questões “universais”, mas com um olhar atento às especificidades da experiência negra.

Ao contrário de muitas comédias familiares protagonizadas por personagens brancos, que frequentemente se baseiam em situações exageradas e inverossímeis, essas produções abordam temas simples, mas profundamente humanos: o esforço de um pai para sustentar a família, os desafios escolares, as dificuldades financeiras, os desentendimentos familiares e, claro, as adversidades impostas pela sociedade.

Em um país como o Brasil, onde 56,10% da população se declara parda ou negra, as histórias sobre famílias negras ganham uma ressonância única. Ao assistir a essas produções, muitas pessoas se sentem representadas, reconhecendo suas próprias histórias refletidas nas situações cotidianas. O fato de a comédia ser uma lente para abordar temas pesados, como a desigualdade social e o racismo, torna essas séries ainda mais poderosas, proporcionando um equilíbrio entre reflexão e leveza.

Representatividade

CBS/Divulgação

A questão da representatividade é fundamental para entender o sucesso dessas comédias no Brasil. Apesar de a população negra ser a maioria no país, ainda é raro ver famílias negras sendo protagonistas de histórias do mainstream. Os personagens negros, quando aparecem, muitas vezes são reduzidos a estereótipos ou papéis secundários. No entanto, séries como Todo Mundo Odeia o Chris, Eu, a Patroa e as Crianças e Um Maluco no Pedaço quebraram esses estigmas ao apresentar famílias negras estruturadas, com pais presentes e amorosos, e filhos que, apesar das dificuldades, são protagonistas de suas próprias histórias.

A presença de pais negros como figuras centrais nas tramas dessas séries é especialmente relevante. Nos casos de Todo Mundo Odeia o Chris e Eu, a Patroa e as Crianças, os pais são personagens que, apesar de suas falhas, representam o esforço incansável para criar seus filhos da melhor maneira possível. Em um país onde a figura paterna negra, muitas vezes, é ausente ou representada de maneira negativa, ver um pai dedicado, que luta para oferecer o melhor para seus filhos, é uma rara e poderosa forma de contrariedade à narrativa dominante.

Narrativas simples, mas poderosas

As tramas dessas séries não precisam de grandes reviravoltas ou situações exageradas para captar a atenção do público. Todo Mundo Odeia o Chris, por exemplo, foca no cotidiano de uma família de classe baixa no Brooklyn dos anos 70. Julius, o pai, trabalha incansavelmente para sustentar a família, enquanto Rochelle, a mãe, se empenha para garantir que seus filhos tenham acesso a boas oportunidades. Chris, o filho mais velho, é o típico adolescente que tenta se encaixar na escola, enquanto a filha caçula, Tonya, é uma menina mimada, mas amada. A comédia surge dessas relações familiares e dos desafios diários que enfrentam.

Já em Eu, a Patroa e as Crianças, a dinâmica familiar gira em torno de Michael Kyle, o pai, que tenta equilibrar a vida profissional e a criação dos filhos em um ambiente de classe média. A série, embora trate de temas mais “leves” e do cotidiano, também aborda questões como a relação entre pais e filhos, o casamento e as dificuldades do dia a dia com um humor que fala diretamente com a experiência do público brasileiro.

Por mais que as situações sejam simples, elas são universalmente reconhecíveis. Todos já passaram por problemas de família, já se viram em situações de difícil escolha, já tiveram momentos de frustração ou de orgulho por ver os filhos crescerem. Essa identificação com o cotidiano das personagens torna a comédia ainda mais eficaz.

Um olhar sobre a paternidade

Por que sitcoms afroamericanas fazem tanto sucesso no Brasil?
Max/Reprodução

Outro ponto crucial que torna essas séries tão especiais é o papel da paternidade negra. Em uma sociedade que frequentemente retrata o pai negro como ausente ou violento, essas produções apresentam figuras paternas que são, antes de tudo, amorosas e responsáveis. O personagem Julius de Todo Mundo Odeia o Chris, por exemplo, é o epítome do pai trabalhador e dedicado, que se sacrifica por sua família. Em Um Maluco no Pedaço, o Tio Phil assume a função de pai de Will, provando que a figura paterna pode ser encontrada em diferentes formas, mesmo quando não biológica.

A importância dessas representações é inegável. Quando o público vê seus pais sendo representados de forma positiva e complexa na televisão, isso cria um espaço para reimaginar as relações familiares e, mais importante ainda, para questionar estereótipos e preconceitos. Em muitos casos, essas figuras paternas funcionam como modelos para pais e filhos, oferecendo exemplos de resiliência, amor e responsabilidade.

Um reflexo da realidade brasileira

Essas comédias, embora situadas em contextos americanos, tocam questões profundamente brasileiras. O racismo estrutural, a desigualdade social e a busca por ascensão social são temas que reverberam fortemente no Brasil, onde a população negra, apesar de ser majoritária, enfrenta uma realidade de pobreza, violência e exclusão. O fato de ver famílias negras ascenderem socialmente, como é o caso dos Kyle em Eu, a Patroa e as Crianças, traz uma mensagem poderosa de esperança e possibilidade.

Além disso, as situações cotidianas abordadas nessas séries, como problemas financeiros, dificuldades escolares e questões familiares, são vividas por muitas famílias brasileiras. Ao apresentar essas dificuldades de forma bem-humorada, as séries conseguem transformar o peso da realidade em algo mais leve, acessível e até mesmo inspirador.

Max/Reprodução

Outro ponto de destaque dessas produções é como elas abordam problemas sociais com um toque de humor. Temas como bullying, preconceito, disparidades econômicas e até questões de saúde mais prevalentes entre a população negra, como a hipertensão, são trazidos para o palco das comédias de forma natural e sem exageros. Por exemplo, em Todo Mundo Odeia o Chris, a série aborda a dificuldade de Chris para se adaptar à escola, lidando com o racismo de uma maneira que muitos jovens brasileiros, especialmente negros, podem reconhecer.

O impacto na audiência brasileira

O sucesso dessas séries no Brasil não se resume apenas à questão da representatividade, mas também ao vínculo emocional que elas criam com o público. As famílias brasileiras veem nelas uma representação de seus próprios lares, com todos os conflitos, alegrias e dificuldades que fazem parte de qualquer trajetória.

Quando assistimos a essas comédias, estamos, muitas vezes, relembrando momentos de nossa própria infância ou adolescência, fazendo com que a experiência de assistir à TV se torne quase terapêutica. Essa conexão emocional é o que torna essas séries atemporais, capazes de atravessar gerações.

Essa habilidade de usar o humor para tratar de questões complexas e difíceis é o que torna essas produções tão especiais. Ao contrário de outras comédias, inclusive as produzidas no próprio Brasil, que evitam tratar de temas profundos, essas séries nunca deixam de refletir sobre as adversidades enfrentadas pela população negra, mas o fazem de uma maneira leve e acessível. Isso cria um espaço onde o riso não é uma fuga, mas uma maneira de lidar com a realidade de forma mais suportável.

Necessidade de mais representações

Cidade dos Homens/Globoplay

Embora o sucesso dessas produções seja inegável, ainda há uma carência de representações de famílias negras na mídia brasileira. Apesar de a televisão aberta já ter abraçado algumas dessas séries, a quantidade de produções nacionais que retratam famílias negras de forma positiva e diversificada ainda é pequena. A necessidade de mais narrativas que mostrem a complexidade das experiências negras no Brasil é urgente, pois a falta de representatividade pode levar à perpetuação de estereótipos negativos que prejudicam a sociedade como um todo.

Em um país onde a diversidade racial é uma das maiores características da sociedade, é fundamental que a televisão, como forma de arte e entretenimento, reflita essa diversidade. Séries como Todo Mundo Odeia o Chris, Eu, a Patroa e as Crianças e Um Maluco no Pedaço não são apenas entretenimento. Elas representam uma luta por visibilidade, por reconhecimento e por uma nova maneira de contar as histórias das famílias negras.

Com o poder do humor, essas produções não só conquistaram corações, mas também abriram espaço para uma reflexão mais profunda sobre o lugar das pessoas negras na sociedade brasileira. Elas são, sem dúvida, um reflexo do que pode ser uma televisão mais inclusiva e representativa.

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Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.