Preview | A.I.L.A. – Uma experiência de terror imersiva que promete surpreender

Jogo redefine o terror em primeira pessoa: realidades alternadas, puzzles desafiadores e uma atmosfera de agonia implacável

Durante a gamescom latam, tive a oportunidade de jogar uma demo estendida de A.I.L.A., o próximo jogo da Pulsatrix Studio — mesma desenvolvedora de Fobia – St. Dinfna Hotel.

E, logo de cara, posso dizer: a experiência me prendeu completamente. A perspectiva em primeira pessoa e a atmosfera cuidadosamente construída me fizeram sentir como se estivesse dentro do jogo.

Ambientação e visual de se assustar

O que mais chamou minha atenção foi a ambientação. A Unreal Engine 5 entrega visuais incríveis e assustadores, elevando a imersão a outro nível. A demo começa em uma sala vazia, onde encontramos um controle remoto com as siglas do jogo — item que se torna central para a gameplay.

Com ele, é possível “trocar de canal” em televisores espalhados pelo cenário. Cada mudança alterna a realidade, revelando novos itens, áreas para explorar e… inimigos. Em um desses “canais”, levei um golpe de machado antes mesmo de reagir — o terror aqui é implacável.

Agonia e quebra-cabeças estilo Resident Evil

O jogo sabe criar tensão. A sensação de agonia é constante: andar devagar, olhar para os lados com cuidado, temer cada canto escuro. Os corredores apertados, rabiscos nas paredes e pistas indiretas sugerem perigo a todo momento.

A mecânica de resolução de puzzles lembra muito os clássicos do Resident Evil — inclusive nos menus, que têm uma vibe nostálgica. É preciso vasculhar tudo com atenção, pois itens essenciais estão escondidos em lugares inusitados.

Finalizei a demo em cerca de 30 minutos na segunda tentativa (jogando em casa, no meu notebook). Na primeira, levei 40 minutos e acabei empacando no trecho final, por não perceber uma ação simples — prova de que o jogo exige observação.

Um survival horror ambicioso

A.I.L.A. tem tudo para se tornar um grande nome do gênero. Não fica atrás de produções estrangeiras e é, sem dúvida, um dos jogos mais ambiciosos que já cobri como redator. O lançamento está previsto para 2025, e você já pode adicionar o jogo à sua lista de desejos na Steam por este link.

Leia outras reviews: