Beneath é um jogo de ação e aventura no estilo FPS (tiro em primeira pessoa), desenvolvido pelo estúdio Camel 101 e publicado pela Wired Productions. Ainda em desenvolvimento, o game apresenta um trecho do que podemos esperar para a sua versão final.
O game aposta em uma atmosfera sombria e com monstros inspirados no universo do cultuado escritor H.P. Lovecraft. Beneath coloca o jogador na pele de Noah Quinn, um mergulhador que vê um simples trabalho de resgate se transformar em um pesadelo quando uma tempestade repentina se aproxima e uma criatura misteriosa ataca o navio.
O ataque faz com que a sua tripulação sofra mutações horríveis. Como se nada pudesse piorar, o protagonista se vê a deriva e com a própria filha ferida e infectada por uma doença desconhecida. Na busca desesperada por ajuda e cura, Noah é forçado a mergulhar nas estruturas profundas da uma estação oceanográfica, onde o aguardam horrores e pesadelos inimagináveis.
Ambientação
Todo game Lovecraftiano que se preze tem o dever de entregar uma boa estrutura ambiente, com foco na imersão. Entretanto, o jogo deixa isso passar batido. A escolha de salas, cores, luzes… tudo é genérico e repetitivo. Em alguns momentos o jogo consegue traduzir o peso psicológico da história para o jogador, mas não consegue segurar o ritmo.
Os gráficos de Beneath podem até cumprir a proposta sombria e opressiva do terror lovecraftiano, com ambientes que reforçam a sensação de claustrofobia. Entretanto, o uso excessivo de Blur (desfoque borrado) acaba comprometendo a experiência do game. O efeito, embora provavelmente pensado para criar uma atmosfera mais confusa, muitas vezes atrapalha a visibilidade e dificulta a percepção dos cenários e inimigos, prejudicando a jogabilidade. O lado bom é que o game ainda está em desenvolvimento. Logo, um ajuste na nitidez tornaria a ambientação mais confortante de ser jogada, sem abrir mão dos toques de terror.
A trilha sonora, por outro lado, é insuficiente. O que se ouve são músicas genéricas e pouco marcantes, não acrescentando muito à imersão. Em compensação, os sons ambientes são muito bem trabalhados. O som nos corredores e os ruídos distantes criam uma tensão constante, reforçando o clima de isolamento e perigo que o jogo propõe.

Jogabilidade
Outro ponto importante que necessita de atenção é a jogabilidade. O personagem se movimenta de forma lenta demais, o que torna a exploração cansativa e pouco responsiva. A ausência da opção de pular também limita a mobilidade em momentos que pedem mais fluidez.
Além disso, os inimigos apresentam uma inteligência artificial fraca. Os comportamentos previsíveis e reações estranhas às ações do jogador reduzem a sensação de perigo.
Um dos focos principais da literatura lovecraftiana é a pequenez do protagonista diante dos inimigos, causando extrema tensão aos horrores descritos. Beneath se perde ao entregar um arsenal de armas muito grandes e muita munição a todo momento.
A ideia de causar tensão pela escassez de recursos se perde diante desta abundância — o jogador raramente sente vulnerabilidade, o que enfraquece o clima de desespero que o título tenta criar.

Beneath se apresenta bem e constrói um enredo que causa curiosidade, entretanto muitos pontos o deixam distante do seu verdadeiro potencial. O game precisa se equilibrar melhor e decidir o verdadeiro caminho a ser trilhado. Uma melhor dosagem na atmosfera e uma jogabilidade menos engessada podem ser opções interessantes para serem aprimoradas nesse período de desenvolvimento.
O game será lançado ainda em 2025 para PC via Steam, Xbox Series X|S e Playstation 5.
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