Preview | Shadow Labyrinth: Promissor e intrigante

Jogo comemora o aniversario de 45 anos de Pac-Man.

Nos últimos dias, tivemos a oportunidade de jogar antecipadamente Shadow Labyrinth, um novo Metroidvania que comemora os 45 anos de Pac-Man, reinventando o personagem de uma forma que nunca vimos. A demonstração que acessamos nos deu um bom vislumbre do que esperar do jogo, com grande foco na jogabilidade.

Uma breve sinopse

A história se passa no ano de 3333, em um misterioso planeta alienígena. O jogador controla o “Swordsman No.8”, o oitavo espadachim invocado por PUCK, um soldado de uma operação militar fracassada que ficou preso no planeta por décadas. A missão de PUCK é derrotar uma inteligência artificial que ameaça dominar o sistema solar e além. O Espadachim No. 8 não tem memória de seu passado e foi materializado sem boca por PUCK para evitar a insubordinação de seu antecessor, o No. 7.

A trama é uma continuação direta de “PAC-MAN: Circle”, episódio da série Secret Level da Amazon Prime, que narra os trágicos acontecimentos com o sétimo Espadachim.

Jogabilidade e combate

Como em todo bom Metroidvania, o jogo apresenta um sistema de mapas complexos e interconectados, onde precisamos vasculhar cada canto para progredir. A demo nos colocou no save “Land of the Fugitives”, onde a tarefa era explorar a área em busca de fragmentos de uma chave, enfrentando alguns inimigos pelo caminho. No início, o combate foi bem tranquilo de executar.

PUCK está sempre nos acompanhando. (Reprodução: Paulo Vitor)

No entanto, em uma seção posterior, acessada pelo save “Bosconian Ruins”, encontrei uma onda maior de inimigos, e foi aí que tive a prova real de como o combate pode ser desafiador. Demorei bastante para avançar, pois morria com frequência até me acostumar com o ritmo e as mecânicas.

Apesar do desafio, posso dizer que o sistema de luta é tranquilo de aprender. Contamos com ataques básicos, combos de três golpes e algumas habilidades especiais que já estavam desbloqueadas. A interface sugere que poderemos desbloquear muito mais ao longo do jogo.

O que mais me deixou empolgado foi a mecânica de se transformar em PUCK ao interagir com trilhos especiais chamados “D-Lines”. Nesta forma, podemos rolar pelo cenário como o famoso “come-come” para alcançar obstáculos, coletar itens e até realizar ataques.

Um dos chefes que enfrentei e venci na demo tem um design inspirado em “Splatterhouse”, um clássico de terror da própria Bandai Namco. O confronto me deu uma boa noção de como serão as batalhas contra os chefes do jogo: eles possuem uma barra de vida consideravelmente grande e, dependendo da sua habilidade, a luta pode ser longa. Abaixo da barra de vida, há uma barra de atordoamento que, ao ser preenchida, deixa o inimigo vulnerável por um tempo, uma ótima janela para causar dano.

Shadow Labyrinth será lançado em 18 de julho de 2025. O lançamento está confirmado para PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC, Nintendo Switch e Nintendo Switch 2. Estamos ansiosos para jogar a versão final e ver quais outras surpresas nos aguardam.

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