Por incrível que pareça, a franquia Prince of Persia começou lá no final dos anos 80, com um jogo 2D onde o objetivo é salvar a princesa antes do tempo finalizar. Tendo isso em mente, tirando a parte do tempo, a volta da franquia foi feita no mesmo estilo, sendo um metroidvania com visuais tão belos iguais viamos em Rayman Legends.
A volta de Prince of Persia pode não ter sido da maneira que muitos esperávamos, mas com certeza foi uma volta muito melhor do que esperávamos, nos surpreendo bastante com uma linda obra de arte em forma de jogo.
Sem mais delongas, vamos a review.
Agradecimento a Ubisoft Brasil por nos ceder o jogo de maneira antecipada.
A volta ao Mundo Persa
Prince of Persia: The Lost Crown é um jogo de plataforma de ação e aventura com elementos de Metroidvania ambientada em um mundo mitológico persa. Neste mundo desordenado, você joga como Sargon, um jovem e talentoso guerreiro persa com habilidades únicas, em uma jornada épica para salvar o príncipe Ghassan, herdeiro do trono persa, no Monte Qaf. um lugar outrora maravilhoso, agora amaldiçoado e hostil.
O reino de Pérsia está sob a proteção de um grupo de guerreiros de elite chamado Imortais. Liderados por Vahram, os 7 guerreiros lutaram e venceram muitas batalhas juntos, em nome de Thomyris, a Rainha da Pérsia.
Um dia, príncipe Ghassam, filho da rainha, é sequestrado. A rainha convoca os Imortais em uma missão de resgate que os leva a Monte Qaf e sua cidade antiga. É uma terra misteriosa e lar de Simurgh, o Deus do tempo e do conhecimento, o protetor dos Persas. Porém, ele está desaparecido há 30 anos.
Algo está errado no local, o tempo não segue seu fluxo natural. As linhas do tempo ficam entrelaçadas, pois todos os seres vivos parecem amaldiçoados por anomalias temporais.
A história do jogo é contada de 3 formas:
- Cutscenes desenhadas
- Cutscenes renderizadas em tempo real
- Falas estilo Graphic Novel
Infelizmente o jogo não conta com uma dublagem em português, somente as legendas para acompanhar a história. Uma dica que dou é colocar o idioma de fala em Persa, para a imersão ficar muito atraente e interessante.
O gameplay funciona muito melhor que o esperado
A sua fórmula com certeza é muito inspirada em Metroidvanias, onde temos que explorar o mapa para encontrar os objetivos. O jogo possui 2 modos para se aventurar, que são o modo Exploração onde jogamos sem dicas de onde temos que ir e o modo Guiado, onde mostra onde fica os seus objetivos, sejam missões principais ou secundárias.
Ao escolhermos o modo que queremos jogar, escolhemos a dificuldade desejada, sendo elas:
- Iniciante
- Guerreiro
- Herói
- Imortal
Podemos também regular a dificuldade como quisermos, para assim otimizarmos a nossa experiência conforme cada gosto. Podemos mudar:
- Dano do inimigo
- Vida do inimigo
- Dano do ambiente
- Dificuldade de aparo
- Intervalo de esquiva
- Taxa de consumo do Athra
Controlando o Sargon, podemos atacar com as espadas chamadas Qays e Layla, que é a arma que mais vamos utilizar em toda a jornada. Outra arma que utilizamos é o Arco de Menolias, onde carregamos inicialmente 10 flechas, podendo aumentar a quantidade via upgrades. E um dos complementos do arco é o Chakram, que funciona como se fosse um boomerang.
Temos também o dash para esquivarmos de ataques, sejam no ar ou no chão. Segurando o botão de esquiva podemos correr pelo cenário livremente.
Uma mecânica que iremos utilizar bastante com certeza é o bloqueio. Bloqueando ataques podemos quebrar sequências de ataques, contra-atacar inimigos e se defender. Fique de olho nas cores que os inimigos emitem antes do golpe, caso esteja amarelo, você pode bloquear no exato momento que haverá um contra-ataque especial, onde até a animação muda para cada inimigo. Quando está vermelho, é impossível de se bloquear, o recomendado é se esquivar.
Os amuletos são peças que encontramos durante toda a jornada, sendo comprando ou derrotando inimigos. Eles servem para você ao equipar, receber uma vantagem no seu gameplay, como por exemplo uma regeneração rápida ao perder toda a vida, ou um amuleto onde aumenta o seu dano de ataque em determinadas ações.
Em relação a golpes especiais, temos o Brilho das Athra, que são acionadas somente se tiver a barra de energia cheia para utilizar o golpe. Temos 3 níveis de golpes para desbloquear, alguns são desbloqueados lutando contra os seus próprios clones em alguns cantos do mapa, e outros podemos conseguir fazendo missões secundárias ou enfrentando chefes.
Conforme vamos progredindo, encontramos os Poderes do tempo, que são os poderes que mais ajudam a progredir em nossa campanha. Iremos desbloquear os seguintes poderes:
- Corrida do Simurgh: correr ao segurar o dash.
- Sombra do Simurgh: você gera um clone onde ao apertar o botão novamente, você volta para onde o clone foi gerado
- Garra Dimensional: você pode pegar itens ou inimigos que estão na sua frente e arremessar aonde quiser
- Clarividência: você enxerga uma nova dimensão para progredir
- Asas Gravitacionais: pulo duplo
- Tecido do Tempo: funciona como um gancho, onde podemos puxar inimigos e balançar em itens que parecem uns triângulos.
Se você curte lutas onde ficamos bom tempo para passar os chefes, Prince of Persia oferece um ótimo desafio para você. Teve chefes que cheguei a ficar 1 hora para matar ele, mesmo decorando todos os movimentos, sempre apertava algum botão errado e era castigado. Na reta final do jogo, enfrentamos pelo menos 4 chefes, ou seja, se prepare que a reta final você vai suar bastante para finalizar, mas quando finalizamos, a sensação que trás é muito aliviadora.
Um mapa bem completo e cheio de coisas para explorar
Durante toda a jornada, encontraremos as Árvores Wak-Wak, que servem como checkpoints, recuperar energia, poções, equipar amuletos e brilho do Athra. Quando encontramos uma, basta interagir com ela que você poderá utiliza-la quantas vezes quiser.
Encontramos também pontos de viagem rápida para que possamos viajar pelo mapa mais rápido. Para desbloquear cada ponto, ao encontrar basta quebrar a esfera que tem na área que o ponto ficará disponível para utilização.
A exploração do jogo é muito prazerosa de que realizar, mesmo quando chegamos a uma determinada parte onde não podemos progredir, o jogo te incentiva a explorar outros cantos para encontrar novas habilidades que irão te possibilitar de acessar o local que não conseguia anteriormente.
O ponto mais alto deste jogo é o seu ambiente, temos no total 11 mapas diferentes para explorarmos, cada um com sua característica única, e não somente o ambiente, os inimigos também não se repetem. Cada canto que você explora, inimigos diferentes aparecem e cada um com sua forma de eliminar, fazendo com que o jogo dificilmente fique monótono.
Alguns problemas que encontrei durante toda a minha jornada foi alguns cenários simplesmente bugarem, como por exemplo a animação de um dos Brilho da Athra ter ficado na tela durante todo o combate, saindo somente quando reiniciava o jogo. Outro bug que me incomodou bastante é em relação ao áudio, pois chegamos em alguns locais onde a trilha sonora está normalmente tocando, mas os sons dos efeitos de ataque, esquiva, pulo simplesmente ficam mudo, o que chega a causar estranheza.
Muitas hora garantidas para finalizar ou fazer 100%
O jogo todo contém apenas 10 missões principais, sendo a primeira um prelúdio. Mesmo com poucas missões, elas são extremamente longas, e elas te prendem muito bem, em nenhum momento me senti enjoado com as missões.]
Já as side quests, temos 9 para serem realizadas. Elas não são obrigatórias para finalizar a campanha, mas é bom para conseguir mais upgrades para facilitar a sua jornada.
Levei em torno de 18 horas para finalizar a campanha, tendo mais ou menos 56% de complecionismo no mapa todo. Acredito que seu eu for atrás do 100% devo levar em torno de 40 a 50 horas. Joguei tudo no modo Guiado e na dificuldade Guerreiro.
Vale a pena conferir Prince of Persia: The Lost Crown
Sem dúvidas alguma, a volta da franquia foi feita de forma extraordinária. Com um jogo com uma ótima trilha sonora, gameplay que vicia, exploração tranquila de se fazer, a franquia está de volta com tudo e esperamos que continuamos tendo jogos neste estilo e em 3D.
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