Após o sucesso de “Fobia – St. Dinfna Hotel” em 2022, o estúdio brasileiro Pulsatrix, com a participação do influencer MaxMRM na direção criativa, lança no mercado A.I.L.A, título ambicioso que reúne elementos de sobrevivência com quebra-cabeças, ação e múltiplas escolhas de diálogo que farão parte de sua jornada.
Ameaça artificial (ou não)?
A trama gira em torno de Samuel, um testador de jogos (game tester), que recebe em casa um Devkit da nova interface de Realidade Virtual chamada A.I.L.A (Inteligência Artificial Lúdica Aplicada), capaz de elaborar narrativas interativas únicas conforme coleta, processa e deduz informações dos jogadores. A partir de seus anseios e escolhas durante o jogo, A.I.L.A sempre utilizará questionamentos psíquicos e filosóficos para explicar os motivos por trás da experiência de Samuel.
Trata-se de um jogo com uma premissa gloriosa, que dialoga com as questões de âmbito mundial referentes ao uso excessivo da Inteligência Artificial para fins comerciais.
O jogo consegue manter um padrão que evolui durante a campanha, entregando pequenas doses do universo enquanto você avança e descobre mais sobre o que há por trás da vida de Samuel, que A.I.L.A tenta explorar a qualquer custo. É uma experiência original, que não deixa de prestar referência aos grandes títulos que a antecederam e abriram caminho para o gênero de sobrevivência. Ex: Resident Evil, Silent Hill, Alone in The Dark, Alien: Isolation, entre outros.

Ao longo da história, a I.A. leva Samuel para ambientes exóticos, encarnando-o em diferentes personagens e jornadas. Por isso, vale ressaltar que o jogo possui 7 finais, dependendo das escolhas que o jogador assume perante os cenários vividos pelo protagonista.
Ao todo, o tempo de duração do jogo completo pode variar de 12 a 15 horas.
Gameplay
No controle de Samuel, você pode andar pela casa, ler trechos de livros espalhados, jornais jogados pela cozinha, assistir televisão na sala, brincar com seu gato de estimação e, ao chegar no escritório, iniciar o arquivo A.I.L.A para ser enviado às realidades virtuais produzidas pelo programa da I.A.
Dentro desses cenários, você precisará resolver quebra-cabeças e lidar com inimigos que o atacam com agressividade e repentinamente. Durante as fases, encontrará um arsenal de armas de curto e longo alcance, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Em diversos momentos, temos que ficar atentos com o estoque de munições. Também haverá frascos de remédios que poderão ser combinados com plantas (pegamos a referência) para recuperar uma maior parte da vida.
Bela ambientação e construção de cenários
A.I.L.A foi desenvolvido utilizando a Unreal Engine 5 e o resultado é deslumbrante. O jogo apresenta cenários bem ambientados, como interiores de casas, florestas, um navio mal-assombrado e períodos medievais (algo que pode agradar bastante aos fãs de Kingdom Come: Deliverance). Tudo consegue ser uma mistura assustadora, feita com muito empenho dos desenvolvedores em entregar uma experiência visual autêntica.

ução
Desde os efeitos de fogo e água, iluminação e sombra observadas passando pelas frestas dos corredores, ou o sangue fazendo pegadas por onde o personagem passa, a ambientação acaba se tornando mais um personagem para provocar arrepios a cada som de passada que você escuta.
Como de costume em jogos da temática de terror, a trilha sonora é ausente na maior parte do tempo, sendo bem executada em momentos de perseguição ou batalhas contra chefes. Já os efeitos sonoros transformam cada estalo, cada ruído, em um momento de elevada tensão dentro da atmosfera do jogo.
A localização do jogo em português, tanto na dublagem quanto nos menus, não deixa nada a desejar perto de outros títulos AAA.
Bugs
O jogo travou uma vez em toda a campanha, me obrigando a reiniciar o aplicativo no console. Tirando esse detalhe, A.I.L.A rodou com pouquíssimas quedas de frames, tanto no modo desempenho quanto no modo qualidade. Algumas paredes do quarto de Samuel chegam a desaparecer quando chegamos perto, mas o fator que mais me decepcionou foram os combates em que, por motivo inexplicável, a arma que fica na mão direita não responde a nenhum comando, seja de ataque ou defesa. Isso pode acabar frustrando pelo tempo que você perde e o dano que sofre enquanto seleciona novamente a arma no inventário. Acredito que a Pulsatrix logo lançará patches com correções para esses problemas.
Visão geral
A.I.L.A se trata de um game de horror com foco em uma narrativa tensa em diversos momentos, valendo-se de gráficos visuais e sonoros de alta qualidade, uma gameplay eficiente e finais diferentes que reforçam o fator replay da campanha. E, claro, mais do que isso, é um produto brasileiro que com certeza irá trilhar um caminho de sucesso tanto aqui no Brasil quanto no exterior. O jogo está disponível pelo valor de R$ 79,95 para os consoles Playstation 5, Xbox Series S/X ou para PC.
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