Nos anos 90, era muito comum vermos muitos jogos com criaturas fofas sendo lançados para servirem como mascotes das empresas. No meio dessa leva, saíram vários jogos, entre eles Croc: The Legend of Gobbos, lançado originalmente em 1997.
O mais engraçado disso tudo é que o jogo, inicialmente, era para ser um título do Yoshi, da franquia Mario, que pertence à Nintendo. Como o projeto não foi para frente, Croc ganhou vida, estrelando uma aventura simples e divertida.

A trama é bastante simples, servindo mais como um pano de fundo para justificar o gameplay apresentado. Em Croc: The Legend of Gobbos, jogamos com Croc, um crocodilo verde que é adotado pelos Gobbos, pequenas criaturas marrons e fofas. Um dia, o vilão Baron Dante e seus comparsas, os Dantinis, invadem a terra dos Gobbos e acabam sequestrando-os. Croc recebe a missão de resgatar seus amigos e derrotar o grande vilão.
O que mudou no remaster?
Gráficos simples, mas bonitos
Os gráficos receberam um tratamento simples. Quando alternamos entre a versão original e a remasterizada, notamos uma pequena melhoria na modelagem dos personagens, enquanto os cenários ficam em alta definição, mas nada que faça parecer um jogo completamente diferente.

O jogo oferece a opção de personalizar os gráficos, por exemplo: se você quer os cenários novos, mas prefere a modelagem antiga do Croc, essa opção está disponível, e o contrário também.
Controles modernos facilita o jogo
A jogabilidade foi levemente refinada. Os controles em estilo “tanque”, comuns na época, foram melhorados graças à movimentação livre com o analógico direito, eliminando a necessidade de posicionar o personagem corretamente para pular sobre plataformas.
Uma questão que poderia ter sido melhorada é a hitbox de alguns cenários. Algumas vezes, ao atravessar uma ponte, fui atingido por uma bola de ferro sem ter realmente encostado nela. Além disso, em algumas batalhas contra chefes, o golpe não acerta corretamente, enquanto o ataque deles acaba atingindo mesmo sem parecer estar na área de impacto.

O jogo tem uma dificuldade moderada. Nos primeiros mundos, a sensação é de que ele é muito fácil e acaba sendo repetitivo. No entanto, a partir do mundo 3, os desafios começam a ficar mais interessantes e exigem mais atenção do jogador.
Para quem curte desafios extras, há a opção de buscar o final verdadeiro. Isso envolve coletar todas as peças de quebra-cabeça para desbloquear um mundo novo, que traz quatro novas fases e uma nova batalha contra chefe.
Conteúdo extra para entusiasta
Um extra bastante interessante acrescentado nesta versão foi a Crocipedia, uma galeria que conta com rascunhos, entrevistas com os desenvolvedores, capas de revistas que destacavam Croc, trilha sonora completa, entre outros conteúdos de bastidores.
Vale a pena?
Croc: The Legend of Gobbos está de volta em grande estilo! Um jogo fofo, com um protagonista carismático e divertido. Para quem jogou na infância, vale a pena revisitar. E para quem busca um jogo de plataforma para relaxar, é uma ótima escolha.
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