Antes de começarmos a análise, preciso deixar claro uma coisa, nunca fui muito fã de jogar multiplayer, sempre fui uma pessoa que curtia mais jogos com campanhas single player, dito isso, nunca esperaria me divertir tanto com um jogo como Helldivers 2, com foco total no multi.
Confira em nossa review essa nova fase da PlayStation em lançar jogos focados em serviço.
Agradecemos a PlayStation Brasil por nos enviar uma cópia para realizar a review.
Pela democracia!
Diferente dos jogos que estamos acostumados, Helldivers 2 não conta com uma campanha com uma história bem elaborada. Começamos basicamente com um helldiver recém recrutado para o esquadrão. Ao ser apresentado o personagem, somos encaminhados para uma área de treinamento, onde seria um teste final para se tornar um soldado. No tutorial aprendemos como usar armas, granadas, fechar ninhos, matar inimigos, chamar reforços e utilizar as estratégias.
Ao finalizarmos o tutorial, somos redirecionados para escolher o nome da nossa nave, onde podemos escolher nomes que são pré estabelecidos pelo jogo. Dentro da nave é onde fica o lobby do jogo, onde podemos escolher missões, ver quem está no esquadrão, trocar equipamentos e fazer upgrade dos mesmos.
Antes de iniciarmos uma missão, podemos escolher a dificuldade desejada para a missão. Temos no total 9 dificuldades, sendo elas:
- Trivial
- Fácil
- Médio
- Desafiador
- Difícil
- Extremo
- Missão Suicida
- Impossível
- Helldiver
Ao escolhermos as missões, nos deparamos com vários planetas que podemos selecionar para ir realizar os objetivos escolhidos, até o momento, houve 2 tipos de inimigos nos planetas, insetos e robôs. A grande maioria dos jogadores escolheram jogar contra insetos, que são mais interessantes e tranquilos de serem finalizados.
Temos uma boa variação de missões em cada planeta, tendo entre elas missões para destruir todos os ovos, acabar com um enxame de insetos, missões de resgate, destruir inimigos gigantes e por aí vai.
Dentro das missões temos vários objetivos secundários, que ajudam a obter mais pontos de experiência para subir de nível rapidamente. Podemos fechar ninhos para que não venham mais insetos, destruir bases, entre outros objetivos.
Uma vasta variedade de equipamentos
Antes de iniciarmos a missão, podemos escolher 4 estratégias para utilizar durante a missão escolhida, podendo escolher os equipamentos entre as seguintes categorias:
- Centro administrativo Patriótico
- Canhões orbitais
- Hangar
- Ponte
- Pole de Engenharia
- Oficina de robótica
Todas as estratégias são melhoradas somente por categoria ao invés de individualmente. Para fazermos o upgrades nelas, precisamos coletar amostras espalhadas pelo mapa. As amostras são divididas em 3 tipos, sendo elas:
- Amostra Comum (Verde): Coletada a partir da dificuldade Trivial.
- Amostra Rara (Laranja): Coletada a partir da dificuldade Desafiador.
- Amostra Super (Rosa): Coletada a partir da dificuldade Missão Suicida.
As estratégias são adquiridas com uma das moedas do jogo chamada Requisições. Esta moedas podem ser coletadas ao concluir missões e Ordens Imperativas, que são os desafios que depende do progresso de todos os jogadores. Por exemplo: um planeta está com uma porcentagem de invasão de 40%, o objetivo da comunidade é limpar o planeta para que esteja com 100% de segurança. Para isso, basta apenas jogar normalmente e a cada objetivo concluído que cada Helldiver completa, o planeta acaba diminuindo a porcentagem da invasão.
Com relação às armas e armaduras, adquirimos eles através de medalhas que coletamos durante as missões encontrando elas no mapa, cumprindo os objetivos principais e Ordem Pessoal, que muda diariamente o objetivo e recompensa. Estes equipamentos podem ser adquiridos em Aquisições.
As Aquisições contém um “Passe de Batalha” com os conteúdos abaixo para serem adquiridos:
- Armas
- Granadas
- Capacete
- Armadura
- Supercréditos
- Emblemas
- Poses
Temos também um “Passe” que pode ser adquiridos com supercréditos, que libera mais itens citados acima para adquirir. Para conseguir os itens, precisa adquirir o pacote com Supercréditos. Provavelmente no futuro teremos novos “Passes” para serem adquiridos, fazendo com que assim incentive o jogador a continuar jogando.
A satisfação de exterminar insetos
O gameplay de Helldivers 2 está longe de ser inovador, já que temos bastante jogos no mercado que usam as mecânicas de Third Person Shooter muito bem, e o jogo cumpre perfeitamente o papel.
Podemos carregar 2 armas de início, sendo a principal que pode ser um fuzil, sniper, escopeta, entre outros. A secundária geralmente utilizamos pistolas. Em relação ao tiroteio, uma coisa que muitos jogadores, eu me incluo nessa, irá sofrer quanto ao reload das armas. Em Helldivers 2, se temos o costume de dar 2 tiros e recarregar, esse vício será bem prejudicial, já que você descarta todo o pente que está utilizando, ou seja, utilize todas as balas antes de recarregar para evitar este problema.
Uma das coisas que me deixou impressionado é que para ter uma melhor estabilidade nos tiros, precisa ficar parado ou deitado, fazendo com que assim a gente pense mais em como evitar vários inimigos à nossa volta para se concentrar em ficar parado.
O jogo é feito totalmente para ser jogado em coop com até 4 pessoas, quanto mais gente na sala, mais tranquilo fica para finalizar as missões. A comunicação com o esquadrão é feita pelo próprio jogo, tendo um ótimo áudio que podemos ouvir claramente os membros sem a necessidade de abrir uma party.
Conclusão
Com uma gameplay viciante, frenética e muita diversão em grupo, Helldivers 2 é uma ótima porta de entrada para a nova era da PlayStation, mostrando que o jogo tem potencial para prender os jogadores por um bom tempo. Esperamos que venha novos conteúdos dos que foram prometidos gratuitamente, para que possamos desfrutar ainda mais a luta pela democracia.
1 Comentário