Hotel Renovator

Desde mais nova sou fascinada por tudo que remete a obras, reformas, arquitetura e design. Acho que muito disso se deve às longas horas assistindo Irmãos à Obra (e todas as suas variações), ou Ame-a ou deixe-a Vancouver, ambos realitys do Discovery Channel, e ao tempo dedicado em jogos mobile de decoração. Dito isto, quando soube que Hotel Renovator estaria disponível para PS5, meus olhos brilharam, afinal, não poderia perder a chance de reformar um hotel totalmente destruído, que foi herança de meu avô, tendo a oportunidade de o trazer de volta seus dias de glória. Nesta análise vou te contar se isso é possível.

Desenvolvido pela Two Horizons e distribuído pela Focus Entertainment , Hotel Renovator é um jogo de simulação, onde temos que realizar reformas, além de investir e gerenciar um hotel. Para iniciar escolhi o modo história, e posso dizer que esperava algo um pouco mais elaborado. A história é bem simples, como eu disse acima, herdamos um hotel de nosso falecido avô, e durante o jogo vamos relevando cartas e memórias deixadas por ele no hotel, nada mais que isso. Além dessa história, temos a de nossos hóspedes que, após realizar a reforma inicial em um quarto, que funciona como uma espécie de tutorial, vão sendo apresentadas antes de iniciar a reforma da próxima unidade, afinal o quarto tem que ficar do jeito que nosso hóspede solicitar.

Quebradeira, limpeza, decoração e… dores de cabeça?!

Iniciamos Hotel Renovator com um valor considerável já disponível, para ser utilizado com pisos, tetos, tintas e mobílias. Nosso ajudante, escolhido logo no início do jogo, nos indica o quarto que será reformado, nos dando informações sobre a decoração solicitada pelo hóspede. Ao adentrar no quarto nos deparamos com praticamente uma cena de Acumuladores, bastante sujeira, móveis velhos e quebrados, e algumas outras surpresas. Nessa parte realizamos a limpeza, descartando todo o lixo ou vendendo o que ainda pode ser utilizado, para arrecadar mais dinheiro. Além da limpeza, removemos todo o piso, paredes e teto velhos, iniciando tudo do zero.

Preciso pontuar aqui a forma como foram colocados os controles no PS5. Quem está acostumado a utilizar os bons e velhos X, triângulo, bola e quadrado para realizar as ações, esqueça, pois nessa parte o jogo usa e abusa dos gatilhos e d-pad’s. O mais frustrante é o jogo não dar a opção de alterar os controles ao nosso gosto. Por vezes fiz a compra de algo que não queria, ou destruí algo que não era para ser destruído, ou acelerei o tempo sem perceber, simplesmente porque o mesmo botão tem múltiplas funções.

Um visual de muito bom gosto

Após toda a limpeza, chegamos na parte mais interessante, decorar. Hotel Renovator disponibiliza mais de 2.000 tipos diferentes de decoração, variando entre piso, teto, paredes, mobílias e muito mais. As possibilidades de combinação são infinitas, porque além dos itens, o jogo possui uma cartela de cores bem vasta, o que dá para deixar a imaginação rolar.

Mesmo com toda essa disponibilidade de encher os olhos, duas coisas me incomodaram bastante durante a jogatina: a disposição do menu e os bugs gritantes.

Quando selecionado, o menu fica na parte inferior da tela, em linha reta, e pela quantidade de itens que é disponibilizado e a forma como é subdividido, a visualização ficou terrível, então quando eu chegava no fim da lista, acabava não lembrando o que tinha no início, e tinha que voltar tudo novamente, e não dava pra sair comprando tudo e depois decidir se iria ficar ou não, até porque, como em qualquer outro jogo, o item é vendido por metade do valor. Acredito que um menu lateral maior, pelo menos pra visualizar a subdivisão, seria muito mais interessante.

Já em relação aos bugs, confesso que quase me fizeram desistir de continuar, pois não são coisas que dava para ignorar e seguir a vida. Hotel Renovator possui um sistema que te mostra o mínimo a ser feito no local, por exemplo a porcentagem de piso preenchido, ou a quantidade mínima de sofás que deve conter o ambiente. Dessa forma, os bugs de paredes que não é possível decorar após serem “limpas”, pisos ultrapassando o limite da área, móveis piscando e não sendo reconhecidos na contagem, atrapalhavam esse sistema, de forma que eu não conseguia finalizar o quarto. Foram vários minutos perdidos em ficar fechando e abrindo o jogo.

Apesar desses fatores, o visual de tudo é bastante agradável, as cores são vivas, os gráficos de certa forma até realistas, além de bem polidos.

Buscando um diferencial

Hotel Renovator, buscou sair de um simples jogo de decoração, incorporando o gerenciamento do hotel, e isso foi algo que me chamou bastante atenção. Através de um tablet, temos a informação dos quartos já reformados e disponíveis, os que estão ocupados ou livres, quanto o hóspede está pagando pela diária, a satisfação de limpeza, nossas despesas fixas como água e energia, e muitas outras coisas necessárias para um bom gerenciamento, afinal, mesmo iniciando o jogo com um ótimo budget disponível, ele não é infinito né?!

É bom tomar cuidado para não cair no esquecimento

Hotel Renovator possui uma boa proposta, com alguns problemas de execução, mas que podem ser facilmente corrigidos.
Mesmo tendo uma história de pano de fundo, de certo modo o jogo acaba caindo na repetição, principalmente na hora de reformar os locais, pois muitas mecânicas te prendem a fazer sempre da mesma forma, mesmo tendo muita decoração disponível, o que pode levar as pessoas a deixarem o jogo de lado um pouco mais rápido, e o mesmo cair no esquecimento.

Para quem gosta desse tipo de jogo, Hotel Renovator vale a pena dar uma chance, pois ele oferece uma liberdade de criatividade, boas histórias de hóspedes e algumas horas de relaxamento com a escolha dos itens e cores.

Outras reviews:

História
7.5
Desempenho
7.5
Gráficos
9
Jogabilidade
8
Diversão
8
8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *