Originalmente lançado pela Sunsoft em 1985 nos arcades, Ikki não foi um jogo bem-sucedido em sua época. Naquele mesmo ano, em novembro, chegou ao popularmente conhecido como “Nintendinho”, mas nem assim conseguiu conquistar fãs.
Em 2003, a Sunsoft decidiu apostar nos mobiles, nomeando-o “Ikki Mobile”. Porém, só em 2023, uma versão renovada foi lançada: Ikki Unite, desta vez com mecânicas atualizadas, assim como gráficos melhorados, mesmo que nostálgicos.
Mas afinal, como Ikki Unite funciona?
Ikki Unite não possui uma narrativa; o foco é apenas no gameplay. Basicamente, o jogador escolhe um personagem entre vários disponíveis, inicia sua jornada e sobrevive o máximo possível a hordas de insetos, animais e outras criaturas que querem matá-lo.
A ambientação é o que brilha, uma vez que o jogo se passa no Japão Feudal. É possível apreciar a qualidade e fidelidade dos cenários a obras do período, mesmo que com seus gráficos simples e em 2D.
A mecânica de jogabilidade é muito simples. Para sobreviver às hordas, cada personagem tem uma arma principal, podendo adquirir armas secundárias pelo caminho. Jogando no modo Solo, podemos recrutar até três “ajudantes”, cada um com suas respectivas habilidades.
É possível adquirir melhorias de armas, novas habilidades e muito mais com dinheiro. À medida que derrotamos hordas de inimigos, chefes e cumprimos objetivos, ganhamos dinheiro, que pode ser utilizado nos comerciantes encontrados pelo mapa para adquirir os upgrades necessários para sobreviver mais tempo.
Seguindo a premissa de jogos da era 8-bit, morrer é normal. Cada vez que morremos, temos a possibilidade de manter upgrades de uma “run” anterior, ficando assim progressivamente mais fácil ir cada vez mais longe. Algo que, claro, aumenta consideravelmente o fator replay do jogo.
Como citei anteriormente, podemos jogar Solo, assim como em modo cooperativo. Infinitamente superior, a diversão cooperativa pode ser compartilhada com até 15 outros jogadores (nem de longe consegui reunir tudo isso em uma sessão).
Infelizmente, Ikki Unite não conta com localização em PT-BR, mesmo que seja tão simples. O jogador em si só controla a movimentação do personagem, uma vez que os golpes e disparos das armas são automáticos, mas uma legendinha ajudaria nos objetivos, comerciantes, etc.
Ikki Unite vale a pena?
Para amantes da era 8-bit, que ainda curtem jogos nostálgicos daquela geração, com certeza Ikki Unite é uma boa pedida. Simples, divertido e vai render bons desafios e runs completadas. Custando apenas R$ 55,00 no Steam, é uma releitura bem mais brilhante que o clássico original.
Esta análise foi realizada no PC com código cedido pela Sunsoft.
1 Comentário