Marvel's Spider-Man 2 Review

Review | Marvel’s Spider-Man 2 é mais um fiasco de lançamento da Sony no PC

Quando a Sony anunciou a chegada de mais um dos maiores sucessos de seus estúdios ao PC, a empolgação sobrepôs a desconfiança na maior parcela de jogadores da plataforma. Afinal, não seria possível mais um lançamento desastroso da empresa no PC, não é mesmo? Bem, a Sony parece ter se esforçado para que isso voltasse a ocorrer em “Marvel’s Spider-Man 2“, assim como tem sido comum nos ports dos antigos exclusivos PlayStation.

Mais um port promissor, mas problemático

Com a possibilidade de taxas de quadros mais altas, resoluções superiores e suporte a tecnologias como DLSS e FSR, os jogadores esperavam uma versão definitiva do game. Infelizmente, a realidade foi outra.

Diferente do remaster do primeiro jogo, que também recebeu port para PC, aqui até temos melhorias gráficas, mas que, ao menos no período de lançamento, não foram capazes de chamar mais atenção que os problemas de renderização e quedas de quadro frequentes.

Particularmente, minha experiência já seria afetada inicialmente por não possuir uma máquina muito potente, mas que roda “Marvel’s Spider-Man Remastered” sem grandes problemas. Porém, não conseguir passar da tela de menu sem enfrentar bugs antes dos primeiros patchs de correção foi extremamente frustrante.

Problemas de desempenho são os verdadeiros vilões

Desde o lançamento da versão para PC em 31 de janeiro, relatos de jogadores frustrados se espalharam e tomaram a internet. Mesmo em computadores mais poderosos, “Marvel’s Spider-Man 2” apresentava quedas bruscas de FPS, stuttering constante e uso de CPU e GPU muito acima do esperado, algo que também vivenciei em minha jogatina, mesmo que só tenha conseguido usufruir melhor do título após o primeiro patch de correção.

Alto consumo de hardware

Mesmo com configurações ajustadas, o jogo exigia mais do que deveria, levando até mesmo setups robustos ao limite. Dessa forma, máquinas não tão potentes como a minha não puderam rodar de forma jogável o título da Sony

Stuttering e quedas de FPS

Em diversos momentos de ação intensa, o jogo frequentemente engasgou, prejudicando a fluidez do combate e das perseguições. Este foi, inclusive, o ponto que me impediu de seguir com a jogatina no lançamento.

Além destes problemas, os famigerados bugs visuais bizarros foram destaque. Particularmente, me vi poucas vezes preso no cenário e não passei por nada inesperado, mas minha gameplay foi baseada após os primeiros patchs de correção. Pela internet, principalmente no X – antigo Twitter – não é difícil encontrar vídeo do Amigo da Vizinhança preso no mapa, rostos deformados ou até mesmo um cubo no lugar do Homem-Aranha como protagonista.

Patchs de correção tornaram Marvel’s Spider-Man 2 “jogável”

Como esperado após a enxurrada de críticas, rapidamente foram lançadas atualizações – os chamados ‘patchs de correção’ – para tentar minimizar os problemas enfrentados pelos jogadores no PC. Alguns ajustes foram perceptíveis, mas a experiência ainda está longe da esperada.

Os patches trouxeram melhorias pontuais, como a otimização do uso da CPU para reduzir quedas de desempenho e ajustes no carregamento de texturas, minimizando questões visuais. No entanto, essas correções não foram suficientes para eliminar todos os problemas técnicos.

Mesmo após as atualizações, “Marvel’s Spider-Man 2” continua mal otimizado, mostrando que o grande problema aqui está em permitirem um lançamento de um port praticamente incompleto.

Vale a pena jogar Marvel’s Spider-Man 2 no PC?

No momento, a resposta é ainda não. Porém, certamente o jogo estará completo e sem a maior parte dos problemas que afligiram os primeiros jogadores dentro de alguns meses, assim como foi com lançamentos anteriores dos estúdios da Sony no PC, como o próprio Marvel’s Spider-Man Remastered.

Essa foi mais uma experiência abaixo do esperado e frustrante oferecida pela dona da PlayStation em seus ports para PC, o que liga novamente um sinal de alerta e pode afetar as vendas em lançamentos futuros.

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Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Editor-chefe nos portais R7 Lorena e iG In Magazine e fui Colaborador do portal esportivo Torcedores.