Lançado originalmente em 2009 no PC, Plants vs. Zombies conquistou uma legião de jogadores. Entretanto, seu brilho foi ainda maior na versão mobile, além da chegada aos consoles de mesa da época como PlayStation e Xbox.
Agora, após mais de 15 anos, o clássico tower defense ganha uma versão remasterizada, mantendo toda sua essência original. A novidade que traz são os gráficos melhorados, uma jogabilidade refinada e com mais opções de acessibilidade para novos jogadores.

Proteja seu jardim dos invasores!
A principal planta do jardim é o modo Aventura. Este segue os padrões do jogo original, dividido em cinco partes: Dia, Noite, Piscina, Névoa e Telhado. Cada um deles contendo 10 fases, porém é necessário concluir em sequência para liberar os próximos. Há também um extra, com 12 fases, o Dia Nublado.
Plants vs. Zombies conta também com modo cooperativo, onde os jogadores se juntam para combater os zumbis, dividindo o jardim. Há também o modo versus, onde um jogador assume os zumbis e o outro as plantas, e vão lutar entre eles para resistir ou concluir a invasão ao jardim.
Além dos principais, temos alguns modos de jogo extra, como: Minijogos, Enigmas, Sobrevivência. Cada um deles tem suas particularidades, como no Minijogos enfrentamos zumbis com cabeça de plantas, ou Enigmas, que quebramos vasos para ter sorte de vir zumbis ou plantas. E não tão diferente do Aventura, aqui também requer administração de sóis e plantas, para não ter seu jardim destruído.

Mecânicas de jogabilidade
Plants vs. Zombies é um tradicional tower defense, basicamente o jogo consiste em resistirmos ao ataque dos zumbis, protegendo o nosso jardim a qualquer custo. Para isso, usamos diversas plantas, com diferentes “habilidades” de ataque. Por exemplo, a Disparervilha dispara uma ervilha contra os zumbis, enquanto a Duplervilha dispara duas ao mesmo tempo.
Além disso, temos Girassois, Noz, Carnívora e por aí vai. São cerca de 40 plantas diferentes para se defender, entretanto, para plantar durante a rodada é necessário sóis. Cada planta possui um custo diferente, algumas até com custo zero. Cabe ao jogador administrar da melhor forma sua defesa.
Indo além das plantas, temos a loja do Dave Doidão, onde podemos adquirir novos itens como rastelo, espaço extra para quantas plantas podemos carregar na rodada e entre outros. Cada item é comprado com a moeda do jogo, que são dropadas por zumbis ou ganhas conforme o sucesso da fase.
Dave Doidão, assim como no jogo original, segue sendo nosso instrutor. Ele nos auxilia com as plantas com dicas, fases extras e novidades na sua loja. De forma cômica, Dave está sempre interagindo com o jogador, fazendo com que se sinta dentro do jogo.

Graficamente muito melhor
Como citei no começo do texto, tive meu primeiro contato com Plants vs. Zombies em um tablet lá em 2010/2011, e particularmente ver esse remake do jogo foi algo surpreendente. Graficamente é inegável as melhorias que essa versão trouxe.
O jogo agora conta com visuais mais bonitos, jogabilidade mais fluida, cores mais vibrantes e, além disso, mantém sua trilha sonora original, o que é muito bom por sinal. Vale lembrar que, apesar de termos a presença de um personagem, que é Dave Doidão, ele não tem uma voz, somente grunhidos ao falar. Porém, o jogo está todo em português do Brasil nos textos.
Joguei a versão de PlayStation 5 para a produção da review, e em muitas horas de gameplay, não tive nenhum problema ou bug. O que era esperado, de um jogo que já está disponível em diversas plataformas ao longo dos anos, principalmente em dispositivos mobile.

Plants vs. Zombies: Replanted vale a pena?
De uma maneira geral, o trabalho feito em Plants vs. Zombies: Replanted é um ótimo jogo, trazendo o clássico tower defense com gráficos mais bonitos, toda sua originalidade e os diálogos malucos de Dave Doidão. Entretanto, é justamente aí que surge a dúvida se vale a pena revisitar o jogo, mesmo já tendo jogado anteriormente.
Felizmente o jogo está custando R$ 99,00 nas lojas da PSN e Xbox, um preço atrativo para os jogadores. Porém, dado a falta de conteúdo novo para quem vai com essa esperança, pode, mesmo em um preço baixo, não ser interessante e ser mais viável rejogar a versão mobile.
Outras reviews:




















Deixe uma resposta