Platypus Reclayed review

Review | Platypus: Reclayed – clássico repaginado e nostálgico

Originalmente lançado em 2002 para PC’s, Platypus é um jogo de rolagem lateral (side scrolling), clássico dos arcades, onde controlamos uma nave e claro, o objetivo é concluir as fases sem sofrer dano e esgotar as vidas.

Após quase 23 anos de seu lançamento, chega agora a versão remasterizada, nomeada de Platypus Reclayed. Mantendo toda a essência do original, mas trazendo controles e gráficos atualizados.

Um clássico do arcade revitalizado

Platypus Reclayed pode ser definido como tudo que um fã deseja. Isso porque além da versão remasterizada trazer um jogo todo revitalizado e mais bonito, traz também sua versão original incluída. Um atrativo extra aos velhos e novos jogadores.

Na remasterização temos visuais mais detalhados, uma jogabilidade atual, incluindo controles. Outra novidade é que agora é possível selecionarmos entre três naves, cada uma delas representando um “nível” diferente. Sendo elas a Comum, Iniciante ou Avançado, o que muda entre elas é a força do ataque, escudo e velocidade.

Outra grande novidade é que para aqueles jogadores que já conhecem a versão original e querem jogar diretamente em sua fase favorita, é possível desbloquear todas as fases logo de cara, nas opções.

Platypus Reclayed manteve o modo cooperativo local, então é possível jogar em até 2 jogadores. Além disso, o jogo possui legendas em português, deixando tudo mais intuitivo para uma nova geração.

Visuais de massinha

Mantendo os gráficos ao estilo do original, Platypus Reclayed é mais colorido, com tons mais vibrantes, e segue o estilo com aspecto de massinha. Visualmente tudo parece ter sido feito a mão, e depois captura para o jogo. 

Já por ser um jogo extremamente leve, seu desempenho não é nenhum problema no PlayStation 5, plataforma no qual joguei. Mesmo jogando antes do lançamento, parecia que o jogo já tinha passado por diversos testes de qualidade, positivos.

A versão traz os 4 níveis originais, sem adições extras, o que é uma pena, pois merecia algum conteúdo extra. Cada um dos níveis é dividido em 5 áreas, sendo na última de cada nível a batalha contra um grande boss. Então para quem já conhece o jogo pode completar tudo em cerca de 1 hora.

A trilha sonora original permanece, mas com as faixas também remasterizadas e algumas novas. Apesar de após 1 ou 2 horas jogadas soar repetitivo, a trilha é um charme a parte do jogo, trazendo um tom de nostalgia dos arcades.

Conclusão

Platypus Reclayed é um clássico repaginado, trazendo tudo que fez sucesso no jogo original em visuais novos. O único ponto negativo é não trazer nenhum conteúdo novo nas fases, mantendo as mesmas e até mesmo o nível de desafio, que pode variar de jogador para jogador. 

Para quem já conhece e deseja revisitar, marca um momento nostálgico, já para novos jogadores, traz tudo aquilo para mostrar um pouco do sucesso dos arcades nos anos 2000.

Outras reviews:

Amante de Games desde criança e viciado em caçar platinas. Profissional de TI nas horas vagas. Você me encontra no X: @gennerdouglas