Prince of Persia: The Lost Crown, para mim, foi uma das mais gratas surpresas de 2024, um metroidvania bem feito e que empolga do início ao fim. Um anos após o lançamento para os consoles e PC, chegou a hora de dar as caras nos dispositivos móveis
A chegada do jogo aos dispositivos móveis traz consigo uma série de recursos exclusivos, projetados para oferecer uma experiência otimizada e acessível, sem perder a essência do jogo original.
O que temos nesta versão
Logo no início somos recebidos com uma mensagem de que a melhor experiência com jogo é utilizando fones de ouvido e controle, o que recomendo também a se fazer, pois precisa de muita precisão para acertar alguns pulos caso jogue sem nenhuma assistência.
O jogo conta com várias opções de acessibilidade visando aprimorar o jogo para uma experiência mais agradável para mobile, principalmente para quem joga com controles de toque na tela.
Dentre essas opções temos:
- Auto-Potion: Ativa automaticamente poções de cura quando a saúde está crítica, ideal para jogadores casuais ou quem busca um desafio mais tranquilo.
- Auto-Parry: desvia de ataques inimigos automaticamente quando o personagem está parado, facilitando a defesa em momentos intensos.
- Auto-Hit: Executa golpes automáticos ao se aproximar de inimigos, permitindo combos fluidos sem pressionar repetidamente os botões.
- Escudo Opcional: Concede invencibilidade temporária após um golpe, ajudando em situações de erro ou contra chefes difíceis.
Além disso, temos outras opções de gameplay no modo acessibilidade, onde podemos ficar preso na parede quando pula nela, o jogo é um pouco mais lento que nos consoles para dar mais tempo para reações em plataformas desafiadoras ou combates rápidos.

E também temos um dash rápido, que adiciona uma investida extra no ar, aumentando a mobilidade durante saltos e combates aéreos.
Aparelhos que fizemos os testes
Testei o jogo em dois dispositivos, um smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra, e no tablet Samsung Galaxy S7 FE.
No S23 Ultra o jogo rodou perfeitamente, sem nenhum problema de desempenho e nem gráfico, já o tablet, tive alguns problemas pois o hardware dele não chega a ser o ideal para se jogar nos dias de hoje.
A compatibilidade com controles externos é bem variada, testei com um Gamesir X2S e com o
Dualsense, ambos funcionam perfeitamente e sem atraso nenhum nos comandos, além deles serem mapeados corretamente reconhecendo os botões certos.

A única coisa que senti falta foi a possibilidade de transferir o save do console para o jogo mobile, coisa que já acontece entre outras plataformas e em jogos da mesma empresa. O compartilhamento de saves desta versão só é possível entre dispositivos móveis diferentes.
Vale a pena?
Prince of Persia: The Lost Crown Mobile preserva a qualidade das versões de console, e consegue trazer a acessibilidade nos comandos para que jogadores de mobile se sintam mais à vontade para jogar.
Seja você um fã de longa data ou um novato no universo de Prince of Persia, a experiência mobile é satisfatória e pode ser para alguns, a forma definitiva de jogar o mesmo.
Caso queira mais detalhes do jogo, convido a vocês lerem o nosso review da versão de console, clicando aqui.
Deixe uma resposta