Lançado originalmente em março de 2007, S.T.A.L.K.E.R. Shadow of Chronobyl e suas duas “expansões” Clear Sky e Call of Pripyat são um marco silencioso em jogos de PC, e principalmente um marco para os jogos do pessoal da parte europeia da terra.
Um jogo que virou um clássico cult e adorado por praticamente todos que o jogaram na época, e mesmo com seus problemas aparentes por conta de um desenvolvimento acelerado, S.T.A.L.K.E.R. tem uma base de fãs tão devotos que eles mesmos arrumaram vários problemas posteriores do jogo na base de mods, deixando a experiencia muito agradável e bastante customizável, então é muito aparente o quanto esse pessoal especifico tem um carinho e cuidado enorme por S.T.A.L.K.E.R., e qualquer mudança negativa vai ser um motivo de tacarem pedras em uma remasterização ou coisa do tipo.
E foi bem isso que aconteceu com a Enhanced Edition.
Lançada em 20 de maio com, e desenvolvida pela GSC Game World, essa remasterização de S.T.A.L.K.E.R. tem o objetivo de deixar o jogo mais acessível para as novas plataformas, e busca também melhorar o que for possível para deixar a experiencia mais “pronta” e completa comparado ao original, mas claro que nem tudo são flores, e mudanças negativas e até mesmo covardes foram feitas em cima do jogo, o que desagradou uma parcela de fãs, e também me desagradou, apesar de não ser um grande adepto ao original.
Uma mitologia incrível e fascinante

Aqui controlamos um Stalker com amnésia que estava largado para morrer no meio da Zona, com ele veio um simples objetivo: matar outro Stalker chamado Strelok, dito isso nos envolvemos nas situações da Zona e em suas facções para desvendarmos esse mistério sobre Strelok, e temos esse ponto de partida para explorarmos uma das ambientações mais fascinantes, misteriosas e bem-feitas dos videogames.
Claro que essa é a base apenas de Shadows of Chernobyl, Clear Sky e Call of Pripyat são continuações do primeiro jogo, e eles tem ideias e enredos únicos deles.
Para quem não sabia, S.T.A.L.K.E.R. é baseado (e conectado) com o clássico livro russo escrito pelos irmãos Arkadi e Boris Strugatsky dos anos 70 chamado “Piquenique na Estrada”. O livro tem um conceito fascinante onde seres extraterrestres visitaram a terra no que teria sido apenas uma “visita acidental” com o objetivo de apenas descansarem e caírem fora, e nessa visita eles deixaram alguns de seus artefatos que na teoria seriam apenas restos de comida alienígena ou lixos cósmicos que alteraram para sempre os locais e criou algumas das famosas Zonas de exclusão, e uma dessas Zonas seria na teoria o setting principal do jogo, mas com algumas diferenças únicas que eles fizeram, pois veja bem, o jogo se passa em Chernobyl, e ele conecta alguma dessas histórias do livro e do filme com esses acontecimentos reais.
E já que estou nesse assunto, o filme do lendário Andrei Tarkoviski com nome de “Stalker” é sensacional, ele é um filme extremamente imersivo e atmosférico, e uma verdadeira obra de arte. Tarkvoski é um diretor sem igual e o que ele fez com o cinema é um marco e tanto.
O filme teve roteiro e apoio dos autores do Piquenique na Estrada, e muito de seu espetáculo visual é uma grande base para o setting geral dos desenvolvedores do jogo original.
Se você se sentiu imersivo e com a imaginação instigada com o filme, o jogo com certeza vai te passar essas mesmas sensações, a Zona ser esse campo abandonado cheio de edifícios (e outras coisas) faz a imaginação do jogador ir longe e te faz imaginar como era a vida antes desse lugar ficar nesse estado.

Então eu recomendo a todos que conheceram Stalker, seja pelo livro, pelo filme ou pelo jogo, busquem essas outras mídias, porque é uma grande jornada.
Gameplay sem grandes melhorias, mas features que aumentam a imersão
S.T.A.L.K.E.R. é um jogo em primeira pessoa de sobrevivência, o jogo tem várias mecânicas especificas como durabilidade das armas entre outras, algumas delas foram corrigidas apenas com mod, e alguns bugs impediam o jogo de progredir.

Muitos desses bugs foram corrigidos, e a GSC foi generosa o suficiente para deixar um suporte a mods até mesmo nos consoles, então temos a margem de corrigir vários problemas que o jogo original tem.
Um dos pontos positivos (para quem joga em console) é que além dos controles estarem bem adaptados e acessíveis nos consoles, ele também faz um bom uso das funcionalidades como áudio específicos do jogo como a rádio e o som do detector de anomalias saem pelo controle, um bom uso do gatilho adaptável e da vibração do controle, a chuva pesada é simulada pela vibração do controle, e a sensação te deixa bastante imersivo.
Nada fora do normal, mas são coisas que aumentam a imersão na Zona de exclusão, e imersão na Zona é um dos pontos chaves de S.T.A.L.K.E.R., infelizmente a Enhanced edition tira algumas referências ao exército e outras coisas que adicionavam bastante ao clima do jogo. Isso até entraria no assunto de censura, pois claramente tiraram essas referências para evitar problemas em uma release mais mundial, assim por dizer.

Os gráficos apesar de terem melhorado significativamente a resolução, não tiveram mudanças drásticas, claro que as mudanças são bem aparentes, algumas áreas mudaram drasticamente com uma iluminação e sombreamento, e uma pequena mudança na física de algumas coisas, mas nada tão significativo assim ficando assim, sempre em cima do muro com algumas mudanças realmente boas, e outras que o original se sobressaia na forma de nos envolver em sua atmosfera.
Considerações finais

É louvável que a GSC esteja ativamente dando updates no jogo, eles de fato buscam melhorar a remasterização para otimizar a experiencia e deixar ela a melhor possível para os usuários, as melhorias que vieram nas atualizações são bem significativas e o remaster não é o mesmo que ele era desde sua data de lançamento.
E outra coisa a se elogiar é o fato de que essa remasterização saiu de graça para quem já possuía o jogo original na conta, então a experiencia nova não busca substituir a original, mas sim dar um novo motivo para os Stalkers revisitarem a Zona.
Mas boas práticas não são imunes a críticas, e essa remasterização apesar de ter boas coisas, tem muitos defeitos que atrapalham e estragam a experiencia única e imersiva que era jogar S.T.A.L.K.E.R.
Por falar no jogo original, a coletânea lançada (com o nome de “Legends of the Zone”) para os consoles de S.T.A.L.K.E.R. são excelentes e foram bem elogiadas pela comunidade, a consistência delas na qualidade do original foi muito elogiada e o jogo ficou muito bem adaptado para os controles dos consoles, então eu recomendaria jogar essas versões mais do que as remasterizações em si. Apesar do visual um pouco datado, ainda é a experiência genuína dos jogos.
No mais, se tiverem interesses, eu recomendaria buscar o jogo original no PC o jogo ainda é muito bonito apesar de ter esse visual de época, suas texturas e efeitos são muito bons e que fizeram o jogo ser muito especial.
Um agradecimento a GSC por terem disponibilizado o jogo para essa análise!
S.T.A.L.K.E.R. Enhanced Edtion está disponível para PlayStation 5, Xbox Series e PC.
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