Depois do anúncio de “Yakuza 0 Director’s Cut” chegando ao Switch 2, tivemos também a confirmação de Yakuza Kiwami 1 e Yakuza Kiwami 2 para o console da Nintendo. Essas novas versões também chegam aos consoles da nova geração e recebem atualização no PC. Desta vez, porém, elas não vão substituir nem remover a versão original do jogo, como aconteceu com “Yakuza 0”; o objetivo é apenas acrescentar melhorias, mantendo a versão inicial disponível.
O jogo passará a contar com duas versões distintas. Por exemplo: Yakuza Kiwami para PlayStation 4 e Yakuza Kiwami para PlayStation 5. Esta última inclui as mudanças anunciadas, além das legendas em português, então é bom ficar atento para não confundir as edições. Agora, vamos conferir o que há de novo e nos aventurar mais uma vez pelas ruas de Kamurocho.

Simulador de pai triste
Antes de The Last of Us e o Joel, Yakuza já era referência em simulador de pai triste e com uma história continua indo do Yakuza 1 ao Yakuza 6 e ainda com o Like a Dragon: The man who erased his name.
Yakuza Kiwami é uma sequência direta do Yakuza 0, trazendo referencias ao jogo anterior coisas que não existiam no Yakuza 1 original de Playstation 2, um exemplo simples são as corridas de autorama que não existiam e passam a aparecer em outros jogos.
Depois de 7 anos dos acontecimentos do Yakuza 0, Kiryu Kazuma agora o Dragão de Dojima está se preparando para ser chefe de sua própria família da Yakuza, mas uma coisa vai mudar tudo. Nishiki acaba matando um tenente do clã Tojo para proteger a Yumi, Kiryu para proteger os dois leva a culpa do homicídio e passa 10 anos na cadeia. Depois de sair em mundo diferente, descobre que tudo mudou, principalmente o seu melhor amigo Nishiki, o clã está em alerta máximo com o roubo de 10 bilhões de ienes dos cofres do clã e nem Nishiki e nem a Yumi podem ser encontrados.

A busca pela verdade, o que aconteceu com todos, Kiryu deve lutar muito para descobrir a verdade e enquanto procura ele acaba encontrando a Haruka em bar. Isso vai mudar tudo, cuidar e proteger a Haruka passa a ser algo que liga todos os jogadores da franquia, por isso o simulador de pai triste mesmo com toda a dor e solidão que o Kiryu sente, ele ainda faz tudo por ela.

O jogo Yakuza Kiwami 1 foi lançado há 8 anos, saiu pouco tempo depois do Yakuza 0 e sofreu muitas influências do jogo. Coisas que mudaram foram os estilos, Kiryu ainda tem 4 estilos de luta Brigão, Acelerado, Bestial e Dragão de Dojima, foi acrescentado o Majima onipresente ao enfrentar ele enquanto explora Kamurocho Kiryu melhora o estilo de luta Dragão de Dojima. E por fim temos a história mais a fundo do Nishiki, como os dez anos foram mudando-o até culminar nos acontecimentos do jogo.

Simulador de pai triste 2
Depois de um ano após os acontecimentos do Yakuza Kiwami, Kiryu passa a cuidar da Haruka como guardião dela em definitivo, mas a paz dura pouco. O assassinato do Quinto Chefe do Clã Tojo cria um vácuo no poder, e o cheiro da guerra paira no ar, revivendo uma rivalidade eterna entre o Leste e o Oeste do Japão, com o enfraquecimento do clã Tojo no Leste, a Aliança Omi no Oeste vê a oportunidade perfeita para derrotar o clã Tojo e governar todo o submundo do Japão.

O Dragão de Dojima para evitar uma guerra viaja para Sotenbori em Osaka para tentar forjar um juramento de irmandade com o atual líder da Aliança Omi, Jin Goda. Evitar uma guerra não é fácil, se alguém quer paz, vai ter aqueles que desejam a guerra, e a perfeita representação disso é Ryuji Goda, o Dragão de Kansai. No céu não pode ter dois dragões, a guerra e o confronto entre os dois é inevitável.

Mesmo não tendo o melhor roteiro da saga, ainda tem batalhas épicas, as missões secundarias, o conteúdo extra, o Cabaré Grand volta aqui e é incrível, além de novidades como a Empreiteira Majima, um minigame meio Tower defense parecido com o Clan Creator do Yakuza 6: Song of Life de 2016, na verdade Yakuza Kiwami 2 sofre muitas influências do titulo. E o modo Majima Saga que conta os acontecimentos entre os dois jogos com o Cachorro Louco de Shimano.
O que mudou?
Pequenas coisas, mas que fazem uma grande diferença para o jogo, principalmente se o seu inglês não for bom agora você pode aproveitar os jogos com legendas em português, felizmente estão mais bem localizados do que o Yakuza 0 Director’s Cut. Ambos os jogos rodam a 60 FPS e na resolução 4K, de novo com grande qualidade sem os Blur, objetos brotando do nada, bug visual e de luz, tudo perfeito como realmente uma atualização para a nova geração deve ser.

O gráfico realmente vai saltar aos olhos, principalmente no Yakuza Kiwami 2, pois ele é feito com a Dragon Engine mesmo motor do Yakuza 6: Song of Life, você verá uma Kamurocho e uma Sotenbori bem diferentes, mais vivas e cheias de cor. Mesmo o Yakuza Kiwami sendo no motor do Yakuza 0, ele recebeu um melhor tratamento pelo menos nos modelos principais e continua muito bonito ainda.

Vale ressaltar que Yakuza Kiwami 1 e 2 não possuem dublagem em inglês, apenas a dublagem original em japonês. O Yakuza Kiwami 1 possui duas músicas de intro, a Receive You Reborn que já tinha antes e a que foi acrescentada Bleed, assistir elas mostram lados diferentes da história combinando muito bem com tudo.
Conclusão
Aqui temos as versões definitivas de dois grandes jogos, tudo é perfeito até os preços estão bem acessíveis, para quem já possuíam o jogo antes em mídia digital sem ser por assinatura a atualização é mais barata e mesmo comprando novo, os dois jogos não estão com preço cheio. Compre e vem aprender a ser um bom pai e bater nas pessoas na rua, e quando o momento pedir tirar a camisa e continuar lutando, ninguém pediu por essas atualizações, mas elas vieram e realmente são boas, valem a pena são dois jogos incríveis com o máximo que eles oferecem.
Leia outras reviews:

















Deixe uma resposta