Rick Davies, membro fundador do Supertramp, morre aos 81 anos
Getty Images

Rick Davies, membro fundador do Supertramp, morre aos 81 anos

Relembre 5 clássicos que ele escreveu para a banda

Rick Davies, membro fundador do Supertramp, morreu aos 81 no sábado, dia 6 de setembro. O pianista, compositor e vocalista da banda que vendeu milhões de discos lutava contra um mieloma múltiplo desde 2015.

Davis foi o único membro constante em toda a carreira do grupo que encontrou o sucesso ao juntar o rock progressivo ao pop. Em sua fase áurea, o Supertramp tinha Davies e Roger Hodgson como principais compositores. Tal como acontecia nos Beatles, eles escreviam as canções sozinhos, mas as creditavam em dupla.

Enquanto Hodgson deixava claro seu apreço pelo quarteto de Liverpool, e escreveu boa parte dos grandes hits da banda, Rick trazia influências do R&B para o quinteto inglês.

A saída de Hodgson da banda, logo após o fim da turnê de divulgação do álbum “…Famous Last Words…” (1982), deixou Davies como único compositor da banda. Sob seu comando, foram lançados mais quatro álbuns.

Rick Davies estava afastado das turnês desde 2011 o diagnóstico do câncer levou o músico a cancelar a turnê que estava agendada para 2015. O pianista nunca mais se apresentou para grandes públicos, mas fez algumas apresentações descompromissadas em lugares pequenos com o Ricky and the Rockets. Uma destas performances, realizada em 2024, pode ser vista no YouTube.

Relembre cinco sucessos que Rik Davies escreveu para o Supertramp

“Bloody Well Right” – 1974

O Supertramp só chegou a grande público com “Crime Of The Century“, seu terceiro álbum. No Reino Unido, o single de sucesso foi “Dreamer“. Nos EUA, a música que emplacou foi “Bloody Well Right“, o lado B do compacto.

“From Now On” – 1977

Mesmo sem ter sido lançada como single, esta faixa do álbum “Even in the Quietest Moments…” se tornou uma das favoritas entre os fãs.

“Goodbye Stranger” – 1979

Em 1979, o Supertramp certamente estav longe de ser uma banda cool. Isso não impediu a explosão de “Breakfast In America”. Estima-se que o disco tenha vendido mais de 20 milhões de cópias desde seu lançamento graças a hits como “The Logical Song“, “Take The Long Way Home” e sua faixa-título. “Goodbye Stranger“, 15° lugar nos EUA, foi outro grande sucesso, e o maior da banda a contar com seus vocais.

“My Kind Of Lady” – 1982

O pouco lembrado “…Famous Last Words…” (1982), tinha pelo menos dois singles memoráveis: “It’s Raining Again”, escrita por Roger Hodgson, e esta deliciosa homenagem ao pop dos anos 50, escrita por Davies.

“Cannonball” – 1985

Após a saída de Hodgson, Davies assumiu o controle da banda. Este single, com produção bem típica dos anos 80, chegou ao 28º lugar e marcou a última entrada dos ingleses no Hot 100 da Billboard – ela ficou no 28º posto.

Leia também: