RDC 2025: Novo datacenter em São Paulo e novas ferramentas de IA para desenvolvedores

Roblox | RDC 2025: Novo datacenter em São Paulo e novas ferramentas de IA para desenvolvedores

Mercado brasileiro, pacote de IA para Roblox Studio, ferramentas de comunicação, Roblox Moments, medidas de segurança e ajuste na taxa de monetização para desenvolvedores foram os assuntos principais do Roblox Developers Conference (RDC). 

O evento aconteceu há uma semana em San Jose, Califórnia, e protagonizou novidades para a plataforma de jogos, especialmente para desenvolvedores de jogos.

Datacenter de São Paulo em operação

O anúncio de que o novo datacenter do Roblox em São Paulo já opera integralmente pegou todos de surpresa. Programada para entrar em operação em 2026, a nova infraestrutura já superou mais de 2 milhões de conexões simultâneas agora em setembro e consolida o Brasil como um dos mercados prioritários da empresa. 

Para o Diretor de Marketing do Roblox, Jerrest West, o Brasil é um dos mercados exponenciais e críticos do portfólio. “Está no top 5 global”, afirmou o executivo. Para ter noção, o número de jogadores no país cresceu em 181% nos últimos quatro anos.

“A nova infraestrutura vai melhorar a experiência Roblox para milhões de usuários no Brasil, oferecendo melhor desempenho e redução de latência em toda a região”, afirmou o CEO, David Baszuck.

Pacote de IA para Roblox Studio

Em anúncio oficial, o Roblox apresenta ferramentas baseadas em IA que permitem gerar objetos em modelo 3D estáticos e 4D totalmente funcionais. Com isso, as novas ferramentas possibilitam experiências mais completas e que suportem cada vez mais jogadores. 

“Queremos capacitar equipes menores e até desenvolvedores solo a criarem mecânicas de jogo novas e dinâmicas”, explica o comunicado. 

Por exemplo, os desenvolvedores podem solicitar um “carro vermelho futurista” e receber um ativo interativo completo e pronto para uso dentro de jogos e com funcionalidades personalizáveis. 

“Será uma forma poderosa e nova para os criadores permitirem que seus usuários criem diretamente nas experiências, garantindo que o que eles construírem funcione de maneira fluida com a mecânica do jogo”, reforça o CEO.

Além da criação de objetos, também há novas interfaces de programação baseadas em APIs, como o Text-to-Speech e Speech-to-Text, que criarão interações imersivas e com base na língua nativa dos desenvolvedores, permitindo narrações, diálogos entre personagens e mecânicas de jogos baseadas na voz dos jogadores.

Outro recurso anunciado pela plataforma foi o Roblox Moments. A ideia surge para possibilitar a captura, edição e compartilhamento de vídeos de até 30 segundos. Tutoriais, conquistas e momentos épicos são exemplos de clipes que podem ser produzidos dentro da própria plataforma.

E a segurança para crianças?

Com o consumo do jogo crescendo ao redor do planeta e a recorrência do tema sobre a segurança infantil na plataforma, o Roblox também anunciou iniciativas para aprimorar a proteção às crianças. Até o final do ano, o jogo exigirá verificação de idade para todos que utilizem recursos de comunicação da plataforma. 

Mudanças na monetização

Entre as novidades, a mudança no programa de monetização Developer Exchange (DevEx) também chamou atenção. Faturando mais de  US$1 bilhão no ano passado, agora os criadores terão um reajuste na taxa de conversão das moedas virtuais em dinheiro em 8,5%. 

Para elucidar: se um desenvolvedor acumular 100.000 Robux na plataforma, a conversão para dinheiro será de US$380. Antes esse valor para a mesma quantidade de robux era de US$350.

“Na Roblox Developers Conference deste ano, apresentamos inovações essenciais projetadas para fortalecer nossa comunidade de criadores e avançar em nossa visão de capturar 10% de toda a receita de conteúdo em jogos”, 

A expectativa com a atualização da taxa de monetização é de superar o faturamento total de 2024.

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