Criança dentro de um barril enquanto uma criatura de olhos enormes e brilhantes a observa de fora com a intenção de atacar.
Confira 5 séries de terror para crianças para assistir neste Halloween! Créditos: O Segredo Além do Jardim, Cartoon Network

Halloween para crianças: 5 séries animadas para assistir com os pequenos

Outubro é o mês das crianças e do terror, uma combinação que pode parecer estranha, mas que proporciona as melhores das diversões! Por isso, neste mês, que tal separar algumas séries animadas para ver com as crianças? Venha conferir as 5 que você não pode deixar de ver:

1. O Segredo Além do Jardim

O Segredo Além do Jardim (2014) é uma minissérie da Cartoon Network, com apenas uma temporada, e conta a história dos meio-irmãos Greg e Wirt.

Conforme caminham pela floresta, Wirt percebe que eles estão perdidos e logo se desespera. Enquanto isso, Greg, como o otimista que é, começa a pensar em formas – nem tão eficazes – de evitar que se percam mais.

Não demora muito para eles descobrirem que estão em um lugar muito estranho, com muitas criaturas diferentes e animais falantes. Uma ameaça constante ronda nossa dupla, que deve lutar por suas vidas e para voltarem para casa, sem saberem em quem confiar.

O Segredo Além do Jardim é uma série de terror infantil que também encantará adultos. É um desenho muito bonito, com uma trilha sonora linda e uma história cheia de aventuras, aprendizados e emoções.

2. Gravity Falls

Gravity Falls (2012-2016) é uma série da Disney que acompanha os irmãos gêmeos Dipper Pines e Mabel, que vão passar suas férias de verão com seu tio-avô, Stanford Pines. Contudo, tudo começa a ficar estranho e atividades paranormais começam a acontecer na cidade de Gravity Falls.

Isso, porém, não afasta as crianças. Na verdade, é aí que tudo começa a ficar interessante. Os irmãos começam a administrar a “Cabana do Mistério” a fim de investigar essas forças paranormais da cidade. Assim, com companhias pouco usuais, todos os dias dessas férias de verão são uma aventura totalmente diferente.

3. As Trapalhadas de Flapjack

As Trapalhadas de Flapjack (2008-2010) é uma série da Cartoon Network, e é perfeita para quem gosta de desenhos de terror mais absurdos e com muita comédia! A série gira em torno de Flapjack, sua baleia Bolha e o capitão Falange. Eles vivem em uma cidade construída no meio do oceano e, literalmente, embarcam nas mais loucas aventuras.

O criador da série, Thurop Van Ormen, conta que teve a ideia de criar o desenho a partir dos sonhos de aventuras marinhas que ele tinha quando era criança. Dotado de um humor nonsense, o desenho é indicado para crianças um pouquinho maiores, a partir dos seus 12 anos, visto que carrega uma ambiguidade de gênero e pode conter piadas de duplo sentido.

Vale dizer que Flapjack, com seu visual característico – até um tanto quanto retrô –, inspirou muitos desenhos posteriores, inclusives os dois citados acima.

4. Coragem, o Cão Covarde

Coragem, o Cão Covarde (1997-2002) é um dos desehos animados de terror infantil mais interessantes já feitos. Criado a partir de um curta, The Chicken from Outer Space, em 1997, Coragem tomou forma enquanto série em 1999 com a Cartoon Network.

O desenho conta a história de Coragem e seus donos, Eustácio e Muriel, um casal de idosos com personalidades contrastantes e que vive em Lugar Nenhum, Kansas. Frequentemente, Coragem nota a presença de criaturas por ali, enquanto seus donos parecem alheios a essa presença em várias ocasiões.

A série tem um potencial de ser perturbadora, com uma animação que não tem medo de ser bem esquisita quando quer. Contudo, nada é perturbador em um nível explícito ou adulto. Na verdade, a covardia corajosa do cão é o ponto-chave de toda a animação – que busca salvar seus donos de qualquer ameaça – o que torna tudo uma aventura muito interessante de se ver. O cachorro é mesmo o melhor amigo do homem!

5. As terríveis aventuras de Billy e Mandy

As terríveis aventuras de Billy e Mandy (2003-2008) também foi exibida pela Cartoon Network e, assim como As Trapalhadas de Flapjack, investe em um humor mais voltado para o nonsense e com um visual absurdo.

A trama acompanha Billy, um menino bem abobalhado; Puro Osso, um ceifador; e Mandy, uma menina mal-humorada. Puro Osso é, basicamente, um servo dessas duas crianças, com os quais mantém uma relação que flui do amor ao ódio – mais para o ódio.

Com Puro Osso, Billy e Mandy conseguem acessar outros mundos e viver grandes e perigosas aventuras, encontrando monstros que podem ficar cada vez mais grotescos. Para quem gosta de terror, comédia e ação, As terríveis aventuras de Billy e Mandy toma conta do recado.

Outras séries de terror ou mistério infantil e juvenil para conhecer ou reassistir:

  • Scooby-Doo: um clássico dos desenhos de mistério! Scooby-Doo é divertido, assustador e ainda contribui com algumas reflexões que podem ser interessantes para as crianças;
  • Hilda: Hilda é uma animação da Netflix e que conta a história de uma menina e sua raposa, Twig, que vivem aventuras com elfos e gigantes pela cidade de Trolberg;
  • The Owl House: The Owl House conta a história de Lux, uma humana que acidentalmente conhece uma bruxa e um guerreiro. Ela se torna uma aprendiz da bruxa com a intenção de se tornar uma também, vivenciando várias aventuras e mistérios;
  • Watership Down: Watership Down é antigo e possui um desenho do século passado, mas foi realizado um remake em CGI recentemente. A série conta a história de um coelho que acredita que seu lar será destruído, levando outros coelhos a evitar esse possível destino;
  • Star Contra as Forças do Mal: Star Contra as Forças do Mal é uma série da Disney que conta a história de Star, uma princesa de outra dimensão, mas que vive na Terra. Enquanto isso, ela deve proteger sua varinha mágica de cair nas mãos erradas: as do vilão Ludo, que constantemente busca sua posse;
  • Infinity Train: Infinity Train é uma animação da Cartoon Network um pouco mais madura de fantasia e ação. A série conta a história de pessoas que entram em um trem com vagões infinitos e repletos de coisas que parecem de outro mundo. Por ali, elas podem lidar com quesões mal-resolvidas e, assim, conseguir voltar para suas casas.

Leia mais:

Estudante de Tradução e redatora há mais de 2 anos.