animes para iniciantes

Sete animes para otakus iniciantes e onde assisti-los

Quer mergulhar de cabeça no universo dos animes? Saiba por onde começar!

As produções japonesas, especialmente os animes, costumam conquistar admiradores em todo o mundo. No entanto, devido às diferenças culturais, nem todos os públicos conseguem compreender plenamente essas obras vindas do Oriente.

Ainda assim, a cada ano, as animações japonesas chamam atenção pela sua qualidade visual e enredos envolventes, atraindo cada vez mais pessoas para esse universo mágico. Esses fãs, no Ocidente, são conhecidos como “otakus”.

Comece por esses animes e seja feliz!

Visando ajudar os “novatos” que estão começando sua jornada nas animações japonesas ou que procuram o primeiro anime para assistir, reunimos uma lista com sete excelentes títulos que irão te introduzir da melhor forma ao mundo dos animes.

Vale destacar que fugimos dos títulos mais tradicionais como Naruto, DragonBall, Jujutsu Kaisen e One Piece. Esses são animes “obrigatórios” com o passar do tempo, mas talvez não sejam os mais indicados para introduzir novos públicos, além de ser possível encontra-los em quase todas as listas na internet.

Attack on Titan

Ano de lançamento: 2013
Nº de episódios: 94 (4 temporadas)
Onde assistir: Crunchyroll

Começando por um dos mais populares desta lista, Attack on Titan está aqui para os que procuram algo similar a “Game Of Thrones” no mundo dos animes.

Em uma narrativa recheada de ação e reviravoltas, acompanhamos o protagonista Eren, um jovem que tem sua vida drasticamente alterada após um ataque surpresa de um Titã Colossal. A cidade, que não via titãs há mais de 100 anos, é pega de surpresa quando suas muralhas protetoras são destruídas, permitindo a entrada de titãs de vários tamanhos que devastam tudo em seu caminho, matando indiscriminadamente.

Durante a aventura, são exploradas questões políticas e militares, que dão profundidade à história de Eren e seus amigos no combate aos gigantescos Titãs.

My Hero Academia

Ano de lançamento: 2016
Nº de episódios: 159 (7 temporadas)
Onde assistir: Crunchyroll | Netflix

E para os fãs de obras focadas em super-heróis, como as produzidas por Marvel e DC, My Hero Academia apresenta-se como um bom paralelo japonês.

O protagonista da história é Izuku Midoriya, um jovem que vive em um mundo onde quase toda a população possui algum poder sobre-humano. Ele, porém, enquadra-se em um pequeno grupo de pessoas sem superpoderes, mas não desiste de seu sonho de tornar-se um super-herói.

Anime mais longo da lista, também é uma opção para quem deseja embarcar pela primeira vez em uma história mais duradoura, mas ainda não está preparado para sagas gigantes como Naruto e One Piece.

Spy x Family

Ano de lançamento: 2022
Nº de episódios: 37 (2 temporadas)
Onde assistir: Crunchyroll | Netflix

Perfeito para os fãs de obras fofas e divertidas, Spy x Family tornou-se um dos animes mais queridos dos últimos anos, enchendo assim a internet de registros de sua protagonista.

Em uma trama que também conta com boas cenas de ação, acompanhamos três agentes secretos que fingem ser uma família para se disfarçar em meio ao trabalho de espionagem. Juntos, precisam superar suas diferenças para que possam garantir a paz mundial, mesmo que desconheçam completamente as pessoas com quem trabalham.

Erased

Ano de lançamento: 2016
Nº de episódios: 12
Onde assistir: Crunchyroll

Se seu objetivo, no entanto, é encontrar uma história mais curta ou dramática, Erased é uma das melhores indicações possíveis.

Na história envolta de ficção científica e investigação, seguimos os passos de Satoru Fujinuma, que ao aproximar-se de uma tragédia, recebe uma misteriosa oportunidade de voltar 18 anos no passado, onde encontra uma missão: salvar a vida de vítimas de um serial killer local, incluindo a solitária Kayo Hinazuki, com quem estudou na infância.

Sword Art Online

Ano de lançamento: 2012
Nº de episódios: 96 (3 temporadas)
Onde assistir: Crunchyroll

Atenção, gamers! Já pensou como seria a experiência de ser teletransportado ao universo de um de seus jogos favoritos? Sword Art Online responde essa questão como uma boa porta de entrada para o popular gênero isekai.

Nesta história de bastante ação e aventura, além de uma boa pitada de romance, embarcamos na aventura de Kazuto Kirigaya, que ao ser um dos poucos selecionado para testar um novo game, encontra um cenário repleto de armas e criaturas medievais em um mundo virtual chamado Aincrad. No entanto, logo os jogadores percebem que não conseguem sair da plataforma, tornando-se vítimas dos planos do criador do jogo.

Haikyu!!

Ano de lançamento: 2014
Nº de episódios: 85 (4 temporadas)
Onde assistir: Netflix | Crunchyroll

Para os fãs de esportes em geral, Haikyu!! é a indicação certa para iniciar no mundo dos animes. Porém, a obra não se restringe às quadras de vôlei, tendo a capacidade de despertar o interesse de diversos públicos.

O enérgico protagonista é Shoyo Hinata, um garoto que se apaixona pelo vôlei ao assistir a uma partida na televisão. Apesar de sua baixa estatura, ele busca uma vaga no lendário time do Colégio Karasuno, onde precisa unir forças com seu principal rival no ensino fundamental.

Com uma história inspiradora e cenas de tirar o fôlego, este anime irá te cativar aos poucos e, quando perceber, você estará em pé, torcendo como em uma partida real de vôlei, independente da sua relação com o esporte.

Death Note

Ano de lançamento: 2006
Nº de episódios: 37
Onde assistir: Netflix | Crunchyroll | Pluto TV

Um dos animes mais populares de todos os tempos, Death Note é muito provavelmente a obra mais interessante a se apresentar para iniciantes nas obras japonesa, por apresentar a cultura dos shinigamis, enquanto desenrola uma trama digna de grandes produções de Hollywood.

Ao longo de 37 episódios, é fácil prender-se na teia criada pela história do jovem gênio Light Yagami, um estudante do ensino médio que encontra um caderno sobrenatural chamado Death Note, capaz de matar qualquer pessoa cujo nome seja escrito nele, desde que o portador visualize mentalmente o rosto da vítima.

Os fãs de obras repletas de reviravoltas e investigações policiais serão totalmente saciados pela disputa entre Kira e L, personagens que nos levam à uma reflexão entre o bem e o mal e os limites da mente humana na busca por justiça e poder.

Extra: Studios Ghibli

Por fim, vale a pena indicar os filmes produzidos pelos Studios Ghibli, que costumam encantar todos os públicos, além de possuírem uma forte ligação com a Disney em parte de sua história.

Opção perfeita para os que preferem assistir longas-metragens, é possível encontrar diversos títulos do estúdio na Netflix e no Disney+ e todo otaku deve dar chances à obras como “Ponyo“, “Túmulo dos Vagalumes“, “Meu Amigo Totoro” e “A Viagem de Chiriro“.

Leia também:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.