Filmes odiados pelo público, mas amados pela crítica

Sete filmes amados pela crítica, mas odiados pelo público

Muitas vezes, críticos e público geral não entram em consenso sobre determinadas obras, principalmente tratando-se dos cinemas. É natural que o público goste de longas que não apetecem muito os olhares aguçados e técnicos da crítica especializada, mas o contrário também ocorre em algumas ocasiões.

Assim, o Conecta Geek reúne 7 títulos aprovados pela crítica, mas que não obtiveram muito sucesso dentre o público. Para isso, utilizamos os sites Rotten Tomatoes e IMDB como parâmetros.

Leia também: Sete filmes odiados pela crítica, mas amados pelo público.

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Gênero: Fantasia
Ano de lançamento: 2005
Onde assistir: Max

Sinopse: A trama segue o jovem Charlie Bucket e seu avô Joe. Eles se juntam a um pequeno grupo de ganhadores de uma competição, os quais vão para um passeio na mágica e misteriosa fábrica do excêntrico Willy Wonka.

Muitos jovens de hoje lembram com certo carinho do remake estrelado por Johnny Depp (“Piratas do Caribe”) e o ainda pequeno Freddie Highmore (“The Good Doctor: O Bom Doutor”), mas o longa-metragem de 2005 está longe de ser uma unanimidade. Prova disso são seus singelos 51% de aprovação do público no Rotten Tomatoes.

Já os críticos embarcaram na fantasia do título, talvez pelo hype que gerado e por se tratar do período de auge do cineasta Tim Burton, culminando assim em excelentes 83% de aprovação no site. Já no IMDB, sua nota não passa de um razoável 6,7.

Ainda Estamos Aqui

Gênero: Terror
Ano de lançamento: 2015
Onde assistir: Não disponível atualmente

Sinopse: Depois de perder o filho adolescente em um terrível acidente automobilístico, o casal Paul e Anne decide se mudar para os campos pacatos da Nova Inglaterra, deixar o passado para trás e dar início a uma nova vida. Mas o casal logo descobre que a cidadezinha aparentemente tranquila para a qual se mudaram esconde um terrível e obscuro segredo.

Com o perdão da opinião, não é necessário muito para agradar minimamente os fãs de terror, mas alguns títulos pecam na missão. Ainda Estamos Aqui apresentou uma boa premissa, gerando expectativa em parte do público, mas o resultado final foi, para muitos, justamente o que não se espera de filmes do gênero: tédio.

Os críticos, no entanto, compararam o título com clássicos renomados e fizeram com que ele recebesse nada menos que 95% de aprovação no Rotten Tomatoes, bem divergente dos 48% de aceitação dentre os usuários do site. No IMDB, porém, o longa possui apenas 5,7 como nota, visto que a avaliação reúne as opiniões de crítica e público.

Nós

Gênero: Terror | Mistério
Ano de lançamento: 2019
Onde assistir: Prime Video | Apple TV+ (compra ou aluguel)

Sinopse: Adelaide e Gabe levam a família para passar um fim de semana na praia e descansar. Eles começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres com aparências iguais às suas.

Outro terror que empolgou grande parte da crítica foi Nós, estrelado pela hoje atriz sensação Lupita Nyong’o (“Um Lugar Silencioso: Dia Um”). Seu talento e a trama misteriosa encantaram os críticos do Rotten Tomatoes, gerando incríveis 93% de aprovação.

A avaliação dos usuários, porém, não passou de um modesto 59% de aprovação, condizendo novamente com a avaliação no IMDB: 6,8, sendo injusto classifica-lo como um filme ruim, mas ainda bem distante do que foi apontado pela crítica no site vizinho.

Spencer

Gênero: Drama
Ano de lançamento: 2021
Onde assistir: Prime Video | Max

Sinopse: O casamento de Lady Di e o príncipe Charles esfriou há muito tempo. Embora os rumores de casos e divórcio sejam abundantes, a paz reina nas festividades de Natal na propriedade de Sandringham. Há comida, bebida, tiro e caça. Diana conhece o jogo, mas este ano as coisas serão muito diferentes.

Aqui temos um cenário recorrente em Hollywood: filmes voltados para atingir um público específico, de olho em boas avaliações da crítica e indicações a prêmios. Spencer, estrelado por Kristen Stewart mostra que a atriz vai muito além do que apresentou na popular saga “Crepúsculo”, ajudando assim o longa de 2021 a bater 83% de aprovação dentre a crítica.

O público geral, um pouco distante do alvo do longa, não se empolgou ao assistir, culminando em apenas 52% de aprovação popular no Rotten Tomatoes, assim como um simples 6,6 no IMDB.

King Kong

Gênero: Aventura | Ação
Ano de lançamento: 2005
Onde assistir: Prime Video | Apple TV+ (aluguel)

Sinopse: Na década de 1930, o cineasta Carl Denham e sua equipe fazem uma viagem de Nova York até uma ilha misteriosa para as filmagens de um novo longa-metragem. O dramaturgo Jack Driscoll e a atriz Ann Darrow fazem parte da expedição. Depois que a tripulação chega ao local, Ann é raptada e oferecida como sacrifício a um gorila gigantesco.

Assim como outros títulos da lista, este remake dos anos 2000 também divide a opinião popular, refletindo assim perfeitamente nos 50% de aprovação do público no site dos tomates.

Já a crítica por lá, em sua grande maioria, viu beleza no filme com Naomi Watts (“O Impossível”), o que explica os 84% de aprovação. O longa também possui um razoável 7,2 como nota no IMDB.

O Mundo Depois de Nós

Gênero: Ficção Científica
Ano de lançamento: 2023
Onde assistir: Netflix

Sinopse: Amanda e Clay alugam uma casa de luxo para passar alguns dias tranquilos longe da cidade grande com seus filhos. Mas uma catástrofe misteriosa vira o país de ponta cabeça. G.H. e Ruth batem à sua porta afirmando que são os donos originais da mansão e pedem abrigo no lugar.

A Netflix deu vida a um projeto ambicioso no último ano, com um misterioso thriller que distancia-se do padrão “acão, aventura e romance” das produções originais do streaming. A crítica especializada, que muitas vezes não perdoa os títulos produzidos pelo estúdio, viu com bons olhos o que foi proposto em O Mundo Depois de Nós, dando-lhe um satisfatório 73% de aprovação.

O público, porém, não perdoou toda a “confusão” do filme, gerando assim míseros 35% de aprovação popular no Rotten Tomatoes. No IMDB, alcançou uma nota mais justa entre os extremos: 6,4.

Star Wars: Os Últimos Jedi

Gênero: Ficção Científica | Ação
Ano de lançamento: 2017
Onde assistir: Disney+

Sinopse: A tranquila e solitária vida de Luke Skywalker sofre uma reviravolta quando ele conhece Rey, uma jovem que mostra fortes sinais da Força. O desejo dela de aprender o estilo dos Jedi força Luke a tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre.

Por fim, temos o título que talvez melhor represente o objetivo da lista. Star Wars: Os Últimos Jedi gerou grande hype em parte da comunidade de fãs da série de filmes, mas o resultado visto nas telonas esteve muito distante do esperado pelo público. Resultado: apenas 41% de aprovação popular no Rotten Tomatoes.

A crítica, porém, classificou o longa-metragem como um dos mais divertidos da franquia, levando o mesmo a alcançar surpreendentes 91% de aprovação dentre os críticos presentes no site. A nota de 6,9 no IMDB confirma as opiniões divergentes.

Leia também:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.