shuhei yoshida playstation

Shuhei Yoshida revela momento delicado que teve na PlayStation com ex-CEO Jim Ryan

A lenda da PlayStation Shuhei Yoshida concedeu recentemente uma entrevista ao VentureBeat, onde relembrou assim alguns dos momentos mais marcantes de sua trajetória na empresa japonesa. Um dos pontos destacados por Yoshida foi a transição de seu cargo de chefia nos jogos first-party para a liderança do PlayStation Indies, uma mudança, segundo ele, forçada pelo ex-CEO Jim Ryan.

Yoshida revelou que a alteração era inevitável, já que Ryan lhe deu apenas duas opções: aceitar a troca de cargo ou deixar a empresa.

Para mim, pessoalmente, a maior mudança foi a transição dos jogos first-party para os independentes, mais do que deixar a empresa este ano. Tive muita sorte pelo fato de a comunidade independente, as editoras e os desenvolvedores com os quais trabalho de perto acreditarem que poderiam contar com minha ajuda. Acabei me tornando consultor de algumas dessas empresas. Continuo colaborando com editoras e desenvolvedores independentes que respeito profundamente. A mudança de atuar na Sony para me tornar um consultor independente foi menos impactante do que a saída da empresa principal“; revelou assim o japonês em uma longa conversa com o meio de comunicação.

Sobre Shuhei Yoshida

Shuhei Yoshida é uma figura lendária na indústria dos games, conhecido então por seu papel fundamental no sucesso da PlayStation. Ex-presidente da Sony Interactive Entertainment, Yoshida foi assim um dos responsáveis por impulsionar títulos inovadores e apoiar estúdios independentes.

Recentemente, ele anunciou sua saída da Sony PlayStation, encerrando uma trajetória de décadas marcada por contribuições significativas. Reconhecido globalmente, Yoshida recebeu prêmios como o BAFTA Special Award por sua influência no setor.

Leia também:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Editor-chefe nos portais R7 Lorena e iG In Magazine e fui Colaborador do portal esportivo Torcedores.