Sony adquire participação na Bandai Namco e reforça aliança estratégica

Sony adquire participação na Bandai Namco e reforça aliança estratégica

Parceria vai explorar novas produções de anime, mangá e games da publisher

Em um movimento que reforça sua presença no mercado de entretenimento, a Sony anunciou nesta quinta-feira (24) a aquisição de 2,5% das ações da Bandai Namco Holdings, publisher responsável por franquias como “Elden Ring” e “Tekken”. O negócio, no valor de aproximadamente 68 bilhões de ienes (cerca de US$ 460 milhões), marca o início de uma colaboração estratégica entre as duas gigantes.

De acordo com comunicado oficial da Sony, o foco da parceria será a expansão das propriedades intelectuais da Bandai Namco, incluindo adaptações para anime, mangá e outras mídias. “As companhias unem seus pontos fortes para criar experiências novas e emocionantes para os fãs e, como resultado desses esforços, maximizar o valor da propriedade intelectual”, destacou a empresa.

Historicamente, Sony e Bandai Namco já trabalharam juntas em projetos de games, animações e música, mas agora a aliança deve se aprofundar. Entre os planos estão o desenvolvimento conjunto de novas obras, merchandising e até iniciativas em entertainment experiencial, como atrações imersivas.

Além disso, as empresas estudam investimentos em tecnologias para engajamento de fãs e suporte a criadores. “Sony e Bandai pretendem explorar oportunidades para apoiar criadores, desenvolvendo e operando conjuntamente tecnologias e serviços relacionados ao entretenimento”, complementou o comunicado.

A jogada consolida ainda mais o domínio da Sony no ecossistema de entretenimento japonês, que já inclui marcas como Aniplex (anime) e PlayStation (games). Enquanto isso, a Bandai Namco ganha novos recursos para potencializar suas franquias, como a aclamada Souls, que já ultrapassou fronteiras dos games com o sucesso de Elden Ring.

Os detalhes sobre os primeiros projetos dessa parceria ainda não foram revelados, mas a expectativa é que anúncios surjam nos próximos meses.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.