Review | Star Wars Jedi: Survivor é uma ótima sequência

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Star Wars está de volta, trazendo nosso querido Cal Kestis para mais uma aventura, mas ofuscado com um lançamento um tanto quanto conturbado. Enquanto em Jedi: Fallen Order fomos introduzidos ao desenvolvimento de Cal e sua aliança com Saw Guerrera após a Ordem 66, iniciando sua luta contra o reinado totalitário do Império Galáctico, em Jedi: Survivor nos coloca de volta nessa luta em que Cal não perdeu a esperança de que pode vencer.

O jogo se inicia cinco anos após os eventos de Star Wars Jedi: Fallen Order, nos apresentando logo de inicio um Cal muito mais maduro, experiente e relutante em sua jornada contra o Império e o seu companheiro inseparável BD-1. Rostos conhecidos estão de volta, como Greez e Cere, e novos também, como Bode, que logo de inicio demostra ser um grande aliado e amigo de Cal nessa luta e Zee, um droid ancião, que se torna peça chave no desenrolar da campanha, que não poderia ser diferente do primeiro jogo, com personagens cativantes e inesquecíveis ao longo da nossa jornada.

Jornada essa que é o ponto forte do jogo, a Respawn honrou seus feitos com Fallen Order e não decepcionou em nenhum momento aqui, desde ambientação de encher os olhos, músicas dignas da saga, diversidade de inimigos, segredos a serem explorados nos planetas que visitamos e com a novidade das missões secundárias que nos ajudam a evoluir nossas habilidades. Para os fãs da saga, principalmente, um jogo quase que perfeito para se sentir no mundo de Star Wars, com uma campanha que dura de 20 a 25 horas, e para os que buscam a querida platina, pode chegar facilmente de 40 a 45 horas.

Ambientação de encher os olhos – Foto por Genner Douglas

Um verdadeiro Jedi

O que já era bom, pode ser ainda melhor?! A Respawn conseguiu evoluir de forma quase que perfeita a jogabilidade de seu antecessor, mesmo que com uma movimentação do nosso personagem um pouco estranha em inicio de gameplay, as vezes temos a sensação que Cal está correndo em uma esteira enquanto o cenário apenas que se movimenta, trouxeram novidades com mais habilidades para se aprender, novidades no combate, e o melhor, todas as habilidades que foram conquistadas em Jedi: Fallen Order, você as tem aqui.

Com um combate muito mais fluido, gostoso e divertido para se jogar, mais movimentos acrobáticos de Cal com o sabre e finalizações executadas diversificadas, para mim foi um dos pontos mais fortes do jogo junto a sua campanha. Um grande acerto quanto as melhorias que incluem novas posturas de combate liberadas no decorrer do jogo, agora você tem mais habilidades da Força, sendo muito mais constante o uso, principalmente no combate e exploração, além de árvores de habilidades recheadas para fazer o uso dos pontos conquistados, pontos esses que como citado anteriormente, são conquistados também com as missões secundárias.

Além de todas as melhorias no combate, tivemos novidades também na exploração, já que agora o jogo possui viagem rápida, que facilita muito mais a exploração e deslocamento nos planetas explorados . Ademais, temos mais alternativas de customização para Cal e BD-1, com mais opções de roupas, barbas, cabelos e dentre outros modelos que são encontrados a medida que exploramos os segredos dos mapas.

Muitas opções de customização – Foto por Genner Douglas

A busca pela perfeição é perigosa, não é mesmo?

Com a chegada da nova geração, muitos de nós questionavam quando realmente ia sair algum jogo mostrando todo o potencial dos novos consoles e, Jedi: Survivor, era um dos que integravam a lista de quão grandioso seria, visto que o jogo só foi lançado para PS5, Xbox Series e PC, mas infelizmente teremos que aguardar um pouco mais.

O jogo peca na parte técnica de todas as maneiras possíveis, os gráficos são bons, a gama de cores usadas deixa tudo muito vivo, principalmente em ambientes de muita fauna, a fotografia do jogo é algo surpreendente durante as cinemáticas, mas infelizmente tudo isso é ofuscados por bugs, delays de renderização, screen-tearing e pop-in em todo momento, principalmente no modo desempenho (60 fps). Quando se está em locais mais abertos do mapa, onde ocorre muita queda de fps, é algo que incomoda bastante na jogatina, em locais mais fechados o desempenho é mais aceitável, mas nada surpreendente. Algo que me incomodou bastante foi a transição de gameplay para as cinemáticas, no modo desempenho ocorre uma queda brusca, que incomoda visualmente, visto que as cutscenes estão em 30 fps. O modo qualidade é de longe o menos pior para sua jogatina, mas quem suporta jogar nos 30fps ?!

A EA e Respawn se pronunciaram para o lançamento de correções para os problemas, inclusive lançando recente um patch, em 02 de maio, mas não houve nenhuma melhoria perceptível, o jogo continua com os mesmos problemas e a coisa está pior ainda no PC, com muitas reviews negativas na própria Steam, sendo a versão mais “jogável” a do PS5 de acordo com a análise do site Digital Foundry. Triste, tendo em visto do grande potencial que o jogo apresentaria, sem seus problemas técnicos.

Demora no carregamento das texturas – Foto por Genner Douglas

Conclusão

“Que a força esteja com você”, uma das mais icônicas frases da saga, que representa a Força que o nome carrega, e aqui não poderia ser diferente. O jogo te prende do começo ao fim, com uma história mais envolvente e os personagens são tão carismáticos quanto aos presentes no primeiro jogo. De longe é um grande jogo, mesmo com todos os problemas técnicos apresentados, mas poderia ter sido adiado para ser melhor otimizado, pois infelizmente os problemas ofuscaram a qualidade final do jogo. E claro, eu não poderia recomendar o jogo neste momento, pois em breve devem vir correções, o melhor a se fazer seria aguardar, agora se você é fã de Star Wars e não se importa com o desempenho apresentado até o momento dessa análise, não vai se decepcionar nenhum pouco.

Prós:

  • Melhorias no combate e novas habilidades
  • Mais opções de customização dos personagens
  • História envolvente do começo ao fim
  • Exploração muito mais trabalhada

Contras:

  • Problemas de desempenho
  • Transição entre gameplay e cinemática poderia ser melhor
  • Movimentação do personagem poderia ser melhor trabalhada

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