Apocalypse Hotel animes
Anime: Apocalypse Hotel (Divulgação)

Sucesso mundial! Indústria de animes atinge recordes históricos; receita internacional supera a do Japão

Gráficos provam o sucesso das animações japonesas em todo o mundo; confira

Pode-se afirmar com segurança que os animes se tornaram um fenômeno global e os números mais recentes comprovam isso! Durante o Tokyo International Film Festival Content Market (TIFFCOM), realizado na última quinta-feira (30), a Associação Japonesa de Animação (AJA) divulgou um informativo preliminar do próximo Relatório da Indústria de Anime, referente ao ano de 2024.

Segundo o documento, o mercado de anime atingiu a marca impressionante de 3,84 trilhões de ienes (aproximadamente 133,9 bilhões de reais), um aumento de 114,8% em relação a 2023, este o segundo maior salto já registrado, perdendo apenas para o período entre 2018 e 2019.

O relatório da AJA é publicado anualmente e reúne dados de toda a indústria, desde produção até distribuição, merchandising, eventos e streaming. A edição completa de 2025 deve ser lançada nos próximos meses.

Crítica | DanDaDan: Quando fantasmas e aliens espelham a turbulência juvenil
Dan Da Dan foi um dos maiores sucessos mundiais entre 2024 e 2025 (Divulgação)

O sucesso dos animes em gráficos

O gráfico abaixo mostra a evolução da receita total da indústria de anime desde 2002. O crescimento é impulsionado não apenas pelas vendas tradicionais e estreias nos cinemas, mas também por novas frentes, como eventos, produtos licenciados e, principalmente, o streaming internacional.

Pela terceira vez na história, a receita internacional superou a doméstica. Em 2024, o mercado fora do Japão cresceu 26%, alcançando 2,17 trilhões de ienes, enquanto o mercado interno aumentou apenas 2,8%, somando 1,67 trilhão de ienes. Essa tendência começou em 2020, durante a pandemia, e vem se ampliando desde então.

Especialistas da AJA acreditam que essa diferença continuará crescendo, à medida que o ecossistema do anime se expande globalmente; incluindo convenções, colaborações com marcas e produções conjuntas com estúdios estrangeiros.

Já o gráfico abaixo destaca o mercado de produção, ou seja, a receita gerada diretamente pelos estúdios de anime. Em 2024, esse setor movimentou 466,2 bilhões de ienes, representando um crescimento de 9,1% em relação ao ano anterior.

Desse total, 347,4 bilhões vieram do mercado japonês e 118,8 bilhões do internacional – ou seja, altas de 6,7% e 16,6%, respectivamente. Embora o crescimento global seja mais acelerado, o Japão ainda responde pela maior parte da receita dos estúdios.

Esses números reforçam o papel do anime como uma das forças culturais e econômicas mais influentes do entretenimento mundial, consolidando o Japão como o coração criativo de uma indústria que não para de crescer.

Leia também:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Editor-chefe nos portais R7 Lorena e iG In Magazine e fui Colaborador do portal esportivo Torcedores.