Tela Brasil: Governo planeja lançar streaming gratuito de filmes brasileiros ainda em 2026
Reprodução

Tela Brasil: Governo planeja lançar streaming gratuito de filmes brasileiros ainda em 2026

Durante o fim de semana, o governo federal anunciou oficialmente o Tela Brasil, um streaming gratuito de filmes brasileiros. Serão mais de 500 filmes na plataforma, que tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2026; saiba como irá funcionar.

tela brasil streaming gratuito
Imagem: Reprodução/Google Play

Nos últimos dias, circularam rumores de que o aplicativo do streaming já estaria disponível para usuários de Android. No entanto, essa informação não é verdadeira. A plataforma ainda não está disponível, e tanto a plataforma quanto os aplicativos para Android e iOS seguem em fase final de testes. Conforme o Ministério da Cultura (MinC), até o momento, o lançamento tem previsão para o primeiro trimestre de 2026, sem data definida.

Em nota, o ministério informou que o projeto segue em fase final de testes. “Não procede a informação que vem sendo divulgada de que o serviço já estaria disponível. A plataforma e seus aplicativos (versões Android e iOS) encontram-se em fase final de testes, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026”, destacou o comunicado.

O serviço, exclusivo para a exibição de produções audiovisuais nacionais, é resultado de uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual (SAV) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O objetivo é democratizar o acesso às produções audiovisuais brasileiras, com centenas de conteúdos como curtas-metragens, longas-metragens, séries, documentários e animações. Em destaque, produções do cinema brasileiro que fizeram sucesso no cenário internacional também estarão incluídas.

A criação do catálogo está em andamento, e ao todo o objetivo é reunir cerca de 555 títulos, com investimento estimado em R$ 4,4 milhões. Para tal, instituições parceiras como a Cinemateca Brasileira e a Funarte estão em preparação de acervos próprios juntamente com o Ministério da Cultura. Além disso, haverão obras selecionadas por meio de edital de licenciamento.

Tela Brasil: Como usar?

O acesso será através de login pela conta do gov.br. Para realizar o cadastro, basta acessar o site oficial do governo ou entrar pelo aplicativo gov.br.

Sobretudo, a iniciativa foca em públicos prioritários, como escolas de educação básica, e está alinhada à Lei nº 13.006/2014, que determina a exibição de filmes brasileiros no ambiente escolar. Ainda, contempla também espaços não comerciais como cineclubes, Pontos e Pontões de Cultura, bibliotecas públicas e centros culturais.

Leia também: