Wagner Moura e 'O Agente Secreto' garantem dois Globos de Ouro para o Brasil
Jeff Kravitz/FilmMagic

Wagner Moura e ‘O Agente Secreto’ garantem dois Globos de Ouro para o Brasil

Vitória impulsiona expectativa por indicação ao Oscar

Vitória impulsiona expectativa por indicação ao Oscar

O cinema brasileiro ganhou destaque internacional na noite deste domingo (11), com Wagner Moura e o filme O Agente Secreto entre os vencedores do Globo de Ouro 2026. A produção pernambucana saiu da cerimônia com dois prêmios: melhor filme em língua não inglesa e melhor ator em filme de drama, concedido a Moura. Confira a lista completa aqui.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa é um thriller ambientado nos anos 1970, em meio ao regime militar. A trama acompanha Marcelo, um professor universitário que deixa São Paulo e retorna a Recife em busca do filho caçula, enfrentando um cenário marcado por repressão política e riscos constantes.

Ao receber a estatueta, Wagner Moura destacou o tema central da obra e dedicou o prêmio a quem mantém princípios em contextos adversos. “É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que ser um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. […] Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, afirmou o ator no discurso, segundo a organização da premiação.

O desempenho no Globo de Ouro fortalece a presença do Brasil na temporada de prêmios e aumenta a expectativa em torno do Oscar, cuja cerimônia está prevista para março.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.