Capa em vermelha e letras brancas com a escrita "notas de um tempo silenciado".

1° de abril. Essa data, para muitos, representa apenas o ‘dia da mentira’, mas, na realidade, é marcado como o início de um dos períodos mais sombrios da história brasileira: a ditadura militar. O período que durou 21 anos manteve-se sob o uso de violência extrema, tortura, corrupção e censura. No entanto, ainda assim é tida como um mistério, ou até uma dúvida, para alguns brasileiros. 

Nesse sentido, a arte funciona como um instrumento poderoso de informação quando se propõe a ensinar o que aconteceu na prática durante o evento ou período. No caso das HQs, algumas obras trazem de maneira sólida e verídica os ocorridos durante o golpe militar brasileiro. Traremos, portanto, algumas dicas de quadrinhos para quem deseja compreender melhor como e o que aconteceu durante essa fase no Brasil.

Ditadura no Ar: Coração Selvagem

Esse quadrinho, roteirizado por Raphael Fernandes e ilustrado por Rafael Vasconcellos, traz a história da ditadura em um clima de ficção noir brasileira. A trama acompanha Félix Panta, um fotógrafo, que embarca em uma perigosa investigação para descobrir o que os militares fizeram com sua namorada, Lenina, uma estudante comunista. 

A obra se passa em 1969, logo após a AI-5, evidenciando o que foi o auge da ditadura, trazendo exilados políticos, músicas de protesto, a reação da população alienada e os demais horrores da época de forma crua e realista. Outro ponto interessante é que ela foi baseada em fatos reais, ou seja, trabalha bem a veracidade da narrativa.

Subversivos

Escrita por André Diniz e ilustrada por Marco, esse quadrinho traz os horrores e os movimentos de resistência durante os anos de chumbo, período em que a AI-5 foi decretada. Sob essa ótica, a trama gira em torno de um grupo formado por militantes da resistência, em especial, Helena, membro do MRC (Movimento Revolucionário Comunista), e Germano.

Notas de Um Tempo Silenciado

Essa obra traz a visão do sociólogo Robson Vilalba em forma de memórias individuais e coletivas sobre a ditadura militar. A HQ propõe-se a explicar a história do golpe, desde a ascensão dos militares até as Diretas Já, com um bônus de outras informações pouco faladas, como o genocídio contra indígenas na época.

Escrita em treze capítulos e ilustrada em preto e branco, Notas de Um Tempo Silenciado é a escolha ideal para quem deseja aprender de forma lúdica sobre o período ditatorial brasileiro.

Chumbo

Lançada em março de 2024, a obra mais recente da lista é ambientada em uma Minas Gerais do século XX, em pleno regime ditatorial. Matthias Lehmann evoca memórias de sua própria família para contar a história da Família Wallace, em 1930, cujo patriarca, Oswaldo Wallace, é dono de empresas mineradoras e apoiador do movimento integralista. Já os dois filhos, anos mais tarde, dividem-se em meio às tensões da ditadura: Ramires acompanha o pai no apoio aos militares, enquanto Severino torna-se um militante de esquerda e opositor do regime.

Leia também

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *