Nesta quinta-feira (2), teve início a 55ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, também conhecida como Copinha. A competição de base mais popular do Brasil costuma chamar atenção dos amantes do futebol por trazer luz às principais promessas que podem figurar em seus clubes dentro dos próximos anos.
Assim, diversos garotos que lutam pelo sonho de se tornar um atleta profissional também aguardam ansiosamente pela oportunidade de, futuramente, ver sua versão virtual figurar nos mundos dos games, em jogos extremamente populares, como o dominante EA Sports FC – antigo FIFA.
O Conecta Geek traz então como estão os destaques das últimas edições da Copinha para a franquia da EA, incluindo os presentes no mais recente FC 25, e também os que estiveram presente nos últimos games da franquia.
Obs.: As informações detalhadas destes jogadores na franquia foram retirados do site SoFIFA, especializado em reunir os dados de times e jogadores para Modo Carreira em relação aos squads mais recentes até 18/12/2024.
Presentes no EA Sports FC 25
Copinha 2023: Kevin (Palmeiras)
Clube: Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Idade: 21 anos
Posições: PE ; ME
Classificação Geral: 74
Potencial: 83
Após se destacar com cinco gols e cinco assistências em oito partidas pela Copinha de 2023, Kevin recebeu a merecida oportunidade no time principal do Verdão no mesmo ano, por onde ainda conquistou o Campeonato Brasileiro.
Hoje, aos 21 anos, está no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, desde janeiro de 2024. No game da EA fez sua estreia no FC 24 e está presente no EA SPORTS FC 25, onde é apontado como uma grande promessa brasileira.
Copinha 2022: Endrick (Palmeiras)
Clube: Real Madrid (Espanha)
Idade: 17 anos
Posições: ATA ; PD
Classificação Geral: 77
Potencial: 91
Badalado na vida real e também no universo virtual, Endrick apareceu para o mundo do futebol na Copinha de 2022, pelo Palmeiras. Pelo elenco principal, também esteve presente no título do Brasileirão de 2023, onde foi um dos destaques da equipe paulista.
Convocado para a seleção brasileira ainda em 2023, aos 17 anos, o atacante agora integra o elenco do Real Madrid, após uma transferência que pode render até 72 milhões de euros aos cofres do Verdão. Fez sua estreia nos games no mais recente EA Sports FC 25, onde possui um dos maiores potenciais de evolução.
Copinha 2019: Antony (São Paulo)
Clube: Manchester United (Inglaterra)
Idade: 24 anos
Posições: MD ; PD
Classificação Geral: 76
Potencial: 80
Campeão da Copinha em 2019, Antony foi promovido ao elenco principal do São Paulo e, pouco tempo depois, negociado com o Ajax, da Holanda. Destaque no clube holandês, foi vendido em agosto de 2022 ao Manchester United, protagonizando a maior transferência da história do futebol na Holanda.
Pelo clube inglês, porém, não obteve o sucesso esperado e tem sua saída especulada atualmente. Nos jogos, estreou no FIFA 21 pelo Ajax e seguiu até o FC 25, onde está sua versão com os stats mais baixos.
Copinha 2017: Pedrinho (Corinthians)
Clube: Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Idade: 26 anos
Posições: MD ; MEI
Classificação Geral: 73
Potencial: 73
Representante do Timão nesta lista, Pedrinho conquistou o título da Copinha em 2017 e foi alçado ao time principal ainda no mesmo ano. O meia-atacante também conquistou um tricampeonato paulista antes de ser negociado com o Benfica, em 2020. Em 2021, assinou com o Shakhtar Donetsk e, entre 2022 e 2023, atuou por empréstimo no Atlético-MG.
Hoje, aos 26 anos, segue em vínculo com o clube ucraniano e retornou no FC 25, onde está bem longe de sua melhor versão na franquia. Em sua primeira aparição, no FIFA 21, carregava consigo um potencial de 85, bem distante do singelo 73 atual.
Copinha 2015: Gabriel Jesus (Palmeiras)
Clube: Arsenal (Inglaterra)
Idade: 27 anos
Posições: ATA
Classificação Geral: 81
Potencial: 81
Outro que não superou as expectativas dos desenvolvedores do FIFA é Gabriel Jesus. O atacante foi craque da Copinha de 2015 e foi o grande destaque da competição mesmo sem sequer levar o Palmeiras à final.
Pelo profissional do Porco, teve papel marcante nas conquistas da Copa do Brasil de 2015 e do Brasileirão de 2016 antes de ser negociado com o Manchester City. Multicampeão sob o comando de Pep Guardiola, o jogador seguiu no topo do futebol inglês, mas cada vez mais distante do auge esperado, ao menos em suas versões anteriores do game da EA Sports.
Hoje no Arsenal, aos 27 anos, Gabriel Jesus está presente na franquia virtual desde o FIFA 17, onde tinha incríveis 91 de potencial. Desde então, o brasileiro marcou presença em todas as edições até o FC 25.
Presentes em outras edições
Copinha 2018: Liziero (São Paulo)
Edição: EA Sports FC 24 (Yverdon Sport – Suiça)
Idade: 25 anos
Posições: MC ; VOL
Classificação Geral: 69
Potencial: 72
Vice-campeão com o São Paulo na Copinha de 2018, Liziero fez parte do elenco que conquistou o título do Campeonato Paulista em 2021. O meio-campista passou por alguns empréstimos, onde chegou a atuar por Internacional e Coritiba.
Nesse período também teve uma rápida experiência pelo futebol suiço, onde vestiu a camisa do Yverdon Sport. Foi quando Liziero fez sua única aparição no game até o momento, no EA Sports FC 24. Após isso, retornou ao São Paulo e o seu contrato com o clube paulista chegou ao fim em 2024. Hoje está então sem clube, aos 26 anos, mas especulado pela mídia no Sport, de Recife, para 2025.
Copinha 2016: Felipe Vizeu (Flamengo)
Edição: FIFA 23 (Udinese – Itália)
Idade: 25 anos
Posições: SA ; ATA
Classificação Geral: 69
Potencial: 73
Após ajudar o Rubro-Negro a vencer a Copinha de 2016, Felipe Vizeu também esteve no time principal que conquistou o título carioca de 2017. No ano seguinte, foi negociado com a Udinese, da Itália, mas acabou não se firmando e emprestado a Grêmio, Ceará e Yokohama FC.
Foi no clube italiano, porém, que ele figurou pela última vez na franquia da EA Sports, no FIFA 23. Fez sua estreia no game no FIFA 21, pelo Yokohama FC, do Japão, na época com 77 de potencial. Hoje com 27 anos, Vizeu atuou em 2024 pelo Criciúma, onde disputou o Brasileirão Série A, e foi recentemente anunciado pelo Remo.
Copinha 2013: Leandrinho (Santos)
Edição: FIFA 20 (Vitória FC – Portgual)
Idade: 25 anos
Posições: MC ; MEI
Classificação Geral: 67
Potencial: 70
Em 2013, após vencer a Copinha pelo Santos, Leandrinho subiu ao time principal e participou de conquistas importantes, como a Recopa Sul-Americana de 2012 e o bicampeonato paulista em 2015 e 2016. Jogou pelo Rio Ave e Vitória de Setúbal em Portugal antes de retornar ao Brasil em 2020 para atuar no Avaí.
Leandrinho é o primeiro jogador de nossa lista que estreou no da EA quando os clubes brasileiros ainda estavam presentes na franquia: pelo Santos ainda no FIFA 13. Sua versão mais recente in game foi no FIFA 20, pelo português Vitória. Atualmente com 31 anos, defende o Al Janda, da Arábia Saudita.
Copinha 2012: Marcos Júnior (Fluminense)
Edição: FIFA 22 (Yokohama F. Marinos – Japão)
Idade: 28 anos
Posições: MEI ; SA
Classificação Geral: 71
Potencial: 71
Muito bem quisto até os dias atuais pela torcida tricolor, Marcos Júnior apareceu para o futebol brasileiro em 2012, quando foi vice-campeão da Copinha pelo Fluminense. Promovido após a competição, integrou o elenco que conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2012.
Sua primeira participação no mundo virtual foi no FIFA 13, pelo próprio Fluminense, quando tinha um bom potencial de 80. Desde 2019 no futebol japonês, apareceu pela última vez no FIFA 22, pelo Yokohama F. Marinos, do Japão. Aos 31 anos defende hoje o Sanfrecce Hiroshima.
Copinha 2011: Negueba (Flamengo)
Edição: FIFA 22 (Incheon United – Coreia do Sul)
Idade: 29 anos
Posições: MD ; MC ; ME
Classificação Geral: 69
Potencial: 69
Outro que brilhou na Copinha por um clube carioca foi a “eterna promessa” Negueba. Campeão da competição em 2011 pelo Flamengo, enfrentou dificuldades para manter o mesmo nível de desempenho no time profissional. Após ser emprestado ao São Paulo, passou por Coritiba, Grêmio, Atlético-GO e Ponte Preta, antes de se transferir para o futebol da Coreia do Sul em 2018.
Sua estreia virtual foi no FIFA 11 pelo Mengão. Esteve no game pela última vez no FIFA 22, pelo coreano Incheon United. Já com 32 anos, joga hoje pelo Lamphun Warriors FC, da Tailândia.
Copinha 2010: Lucas Moura (São Paulo)
Edição: FIFA 23 (Tottenham Hotspur – Inglaterra)
Idade: 29 anos
Posições: PD
Classificação Geral: 77
Potencial: 77
O mais antigo jogador de nossa lista a figurar na franquia esteve presente nela até pouco tempo: Lucas Moura venceu a Copinha com o São Paulo em 2010 e fez sua estreia no time principal naquele mesmo ano.
Foi peça fundamental na conquista da Copa Sul-Americana de 2012 pelo time, seu último ato antes de se transferir para o PSG em 2013. No mesmo ano, também faturou a Copa das Confederações com a Seleção Brasileira. Multicampeão na França, o meia-atacante teve também uma passagem pelo Tottenham, da Inglaterra.
Marcou presença nos games já no FIFA 11, pelo Tricolor, com excelentes 76 de Classificação Geral e 85 de potencial. Assim, seguiu presente nas edições seguintes, onde chegou a ter um potencial de 90 (FIFA’s 12-14). No FIFA 23, porém, teve sua última e pior versão no jogo da EA, pelo Tottenham, com 76 de overall.
Lucas Moura retornou ao São Paulo em 2023, onde novamente se destacou pelo seu clube de formação, contribuindo para o título da Copa do Brasil. Hoje com 32 anos, o jogador segue no Tricolor para 2025.
Craques da Copinha que não passaram pela franquia
Vale destacar que alguns jogadores eleitos craques da Copinha no período de 2010 a 2024 não possuem registros oficiais em FIFA’s antigos ou no mais recente EA Sports FC.
Tratam-se de Lucas Otávio (Santos – 2014), Praxedes (Internacional – 2020) e Breno Bidon (Corinthians – 2024). Em 2021 não houve então Copinha devido à pandemia de Covid-19.
Por fim, pretende contratar ou já contou com uma dessas promessas – ou eternas promessas – em seu time do Modo Carreira ou Ultimate Team? Conte pra gente nos comentários sobre sua experiência com esses jogadores brasileiros na franquia da EA Sports!
Leia também:
- EA FC 25 | 15 veteranos brasileiros para reforçar o seu time no Modo Carreira
- EA FC 25 | 7 times portugueses para quem sente falta do Brasileirão no Modo Carreira
- EA FC 25 | 20 brasileiros para ficar de olho no Modo Carreira
- Especial | Elegemos os nossos melhores jogos de 2024
- Especial | Confira quais foram os nossos PIORES jogos de 2024
Deixe uma resposta