Lançado originalmente no PlayStation 1, DreamCast e Game Boy Advance, Star Wars Episode 1: Jedi Power Battles é mais um clássico a ser relançado na atual geração de consoles. Porém, seguindo a mesma premissa dos anteriores, infelizmente se trata de apenas um port sem melhorias que talvez algum fã pudesse esperar.
Em Jedi Power Battles podemos assumir entre vários personagens como Obi-Wan Kenobi, Qui-Gon Jinn, Mace Windu e outros. Cada personagem possui habilidades únicas, sendo assim uma forma de explorarmos diferentes personagens e se adaptar ao seu preferido. E claro, como o próprio diz, a história é situada durante o Episódio 1, nos levando a locais emblemáticos da franquia Star Wars como Naboo, Tatooine e Coruscant.

Jogabilidade ultrapassada para os dias atuais
Saindo dos personagens e locais, partimos para uma jogabilidade que sem praticamente nenhuma atualização combina elementos beat ‘em up e desafios plataforma. O combate é até interessante, com batalhas que até reproduzem uma imersão do universo de Star Wars, mas os controles ultrapassados e a movimentação travada se tornam um desafio nos dias atuais. Há momentos que a imprecisão dos controles reproduzem até a fidelidade do título original, com desafios plataforma frustrantes.
Não é porque um pedaço da fruta está podre que precisa jogar tudo fora, não é mesmo? Jedi Power Battles oferece a possibilidade de cooperativo local, algo escasso nos dias atuais e que permite que você se aventure com seu irmão, namorada (o), esposa (o) e etc. Uma dose divertida se os dois forem fãs da franquia, pelo menos. Vale destacar que, além dos personagens que podemos jogar naturalmente, existem desbloqueáveis, deixando o fator de jogabilidade ao menos interessante.


Trilha sonora clássica, mas recursos clássicos até demais
Se Jedi Power Battles possui ponto alto que não há discussão é sua trilha sonora. Composta por John Williams, a faixa recria vários dos clássicos dos filmes, elevando significativamente a imersão para qualquer fã que se preze. Durante as batalhas, em meio a trilha clássica você por um breve momento até se sente dentro do jogo com a atmosfera criada.
O mesmo não dá para dizer sobre a remasterização que na loja brasileira, no momento desse texto, Jedi Power Battles fora de promoções (raro estar em promoções) custa exatamente R$ 104,90. Apesar da melhoria dos controles trazida pela Aspyr, dos quais ainda continuam muito ultrapassadas, novos modos de jogo, conteúdo completo que estava disponível no original, é um preço caro a se pagar. Principalmente pela falta de sequer uma legenda em português.

Jedi Power Battles vale a pena?
Star Wars Episode I: Jedi Power Battles definitivamente é um clássico do PlayStation 1 do qual eu nunca havia tido a oportunidade de jogar no console original e nem mesmo era fã de Star Wars. Em uma oportunidade de abraçar os novos fãs, até mesmo carentes após a dualogia de Fallen Order e Survivor da Respawn Entertainment em parceria com a EA Games, a Aspyr perde uma grande oportunidade.
Talvez um daqueles jogos não conhecidos por muitos jogadores e que até poderia ser interessante, esbarra na falta de controles atualizados e sequer presença de legendas em português, o que é uma pena. Além disso, seu preço não faz jus as poucas melhorias gráficas trazidas, bem como problemas que talvez em um emulador qualquer não apresentaria com devidas configurações.
Obs: Está review foi realizada com código cedido pela Aspyr
Leia também:
Deixe uma resposta