Metallica causa 'terremoto' em show histórico nos EUA; entenda
Jeremy Chan/Getty Images

Metallica causa ‘terremoto’ em show histórico nos EUA; entenda

Plateia de 60 mil fãs vibrou tão forte que atividade sísmica foi registrada em equipamentos científicos.

Plateia de 60 mil fãs vibrou tão forte que atividade sísmica foi registrada em equipamentos científicos.

Que o público do Metallica é um dos mais empolgados dos shows de arena, ninguém duvida, mas o show da banda no Lane Stadium, estádio da Virginia Tech, nos EUA, na última quarta-feira (7), entrou para a história não apenas pelo repertório, mas pelo impacto literal causado pelo público. Durante a performance de “Enter Sandman”, música que há 25 anos anima os jogos do time de futebol americano Virginia Tech Hokies, a vibração da plateia foi tão intensa que gerou um registro no sismógrafo do Observatório Sismológico da Virginia Tech, equivalente a um pequeno terremoto prolongado.

De acordo com a universidade, o fenômeno ocorreu quando os 60 mil presentes pularam simultaneamente ao som da bateria de Lars Ulrich, criando uma onda de energia captada pelos equipamentos. James Hetfield ainda incitou a multidão com um grito de “Hokies! Let’s go!” antes da música, que foi guardada para o final do setlist. Assista:

A Virginia Tech destacou que a experiência foi “inigualável ao vivo”, mas que o vídeo multicâmera divulgado pela banda consegue transmitir parte da intensidade. Curiosamente, não foi a primeira vez que o estádio “tremeu” com Enter Sandman: em jogos importantes, como contra Miami (2011) e Ohio State (2021), a versão gravada da música já havia provocado reações similares, segundo o Hokies Daily.

Antes do show, a banda se reuniu com o técnico dos Hokies, Brent Pry, que presenteou os integrantes com camisas personalizadas — uma marcando os 25 anos da música como hino do time e outra alusiva à M72 Tour do Metallica. Pry não economizou elogios: “Tudo começa com ‘Enter Sandman’. Não existe entrada melhor no futebol universitário”, afirmou.

Para os fãs, como o estudante Luke Dalton, que falou à ABC News 13, ver o Metallica tocando o hino ao vivo foi “simplesmente incrível”, superando até a emoção dos jogos. A música, aliás, também é famosa por ter sido tema do arremessador Mariano Rivera, lenda do New York Yankees.

O show reforçou o vínculo entre a banda e a cultura esportiva americana, provando que, nas palavras de Hetfield, o metal realmente pode mover montanhas — ou pelo menos, sismógrafos.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.