Naruto se expandiu do anime para o mundo dos games ainda no PlayStation 2, trazendo jogos que na época conseguiam entregar um ótimo nivelamento entre diversão e aquele sentimento de estar dentro do universo. E eu confesso que joguei muito com amigos o Naruto Ultimate Ninja no PS2, reunir em tardes depois do colégio, para disputar batalhas era mil maravilhas para a geração naqueles anos.
Agora em tempos atuais, mas ainda desenvolvido pela CyberConnect2, chega Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections, trazendo de volta o herói da infância de muitos, Naruto, ao lado do seu filho, Boruto, na tão adorada Vila da Folha, retornamos para desvendar as aventuras dessa dupla. Será que vale mesmo a pena, o mais novo lançamento da tão consolidada franquia? Vem comigo nessa análise, que vou dar mais detalhes.
A história Naruto X Boruto Ultimate Ninja Storm Connections
O último capítulo da franquia havia sido em 2017, ano de lançamento de “ROAD TO BORUTO”, DLC de Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 (2015). Praticamente 5 anos depois, a CyberConnect2 lança o novo jogo, que prometia reunir toda a aventura de Ultimate Ninja e trazer nova história com Boruto, que atualmente tem seu próprio anime, focado nos eventos pós Naruto Shippuden. Bom, e para resumo é isso mesmo que o jogo faz.
A ‘campanha’ é dividido em História e História Especial, focadas no pai (Naruto) e filho (Boruto). A História conta com oito capítulos, focados em algumas lutas e chefões, mas, em meio a isso, muitos diálogos e cutscenes. Citei “algumas lutas”, justamente porque o jogador mais assiste do que realmente joga. Outro detalhe é que há um narrador de fundo, que vai narrando os acontecimentos no desenrolar do jogo, para tentar dar uma dinâmica mais próxima ao anime.
Já por outro lado, a História Especial foca em um arco criado para o jogo, totalmente inédito. De fato, o único ponto positivo a se destacar aqui, como novidade, tendo em vista que a História é quase que um resumão do que já vimos no anime, outros jogos e por ai vai. O que é uma pena, sabendo do tamanho do potencial do estúdio em fazer um jogo completamente novo para os fãs, e não uma espécie de “expansão”.
E falando em fãs, Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections conta com um incrível elenco de mais de 130 personagens jogáveis. Esse número inclui variações de um mesmo personagem, o que aumenta esse número consideravelmente. Ou seja, temos Naruto jovem, adolescente e adulto, a versão Hokage e entre outras. O mesmo vale para outros personagens também, sendo um prato cheio para quem quer jogar com seu favorito. Vale destacar também que além dos modos história, os jogadores também podem jogar torneios, ligas, lutas online e modo sobrevivência.
Gráficos e jogabilidade
As lutas seguem a mesma receita da série Storm, com lutas onde a perspectiva varia de acordo com a posição dos personagens em tela, diferente da tela fixa adotada em Mortal Kombat, por exemplo. Algo que já é praticamente padrão nos jogos adaptados de animes da Bandai Namco e não muda muito aqui. Com isso, os cenários naturalmente são maiores, permitindo uma maior “liberdade” por assim dizer, bem como batalhas mais épicas, isso não tem como negar.
Em questão de gráficos o jogo traz poucas novidades, uma vez que o modo História faz uso de imagens retiradas do anime para quase que a maior parte do jogo. As imagens incomodam bastante pela qualidade já nos anos atuais, considerando que é um anime antigo, então a transição entre o jogo e as retiradas do anime são bem perceptíveis. Até mesmo o áudio é reaproveitado, o que deixa tudo bem defasado no que tange qualidade. E infelizmente é uma pena, pelo preço cobrado pelo jogo e parecer feito as pressas.
Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections tem boas opções de acessibilidade para jogadores que não estão muito acostumados com os jogos da franquia Ultimate Ninja, deixando a jogabilidade quase que toda automatizada. As opções são uma boa adição, já que permite um público maior ter acesso ao jogo, sem muita dificuldade com as lutas.
Um ponto extremamente positivo é para a localização do jogo com legendas e dublagem em português, trazendo vozes já conhecidas dos personagens. Uma verdadeira nostalgia aos jogadores e fãs que querem relembrar os tempos clássicos do anime. Já em relação ao desempenho, jogando no PlayStation 5 não tive problemas, se mostrando um jogo bem otimizado.
Conclusão
Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections é um jogo para fãs, mas que infelizmente não traz muitas novidades e que poderia facilmente ter saído como uma DLC de Ultimate Ninja Storm 4. Para novos jogadores, que não conhecem o anime, o título pode ser uma ótima pedida, entretanto, a forma que a ‘narrativa’ é conduzida, pode deixar as coisas um pouco confusas. Em contrapartida, a história inédita de Boruto vale a pena, principalmente pela exploração do personagem nos jogos daqui para frente, ganhando cada vez mais espaço já que nosso herói Naruto já passou o bastão da responsabilidade ao seu filho. Além disso, a Bandai Namco fez um trabalho incrível quanto a localização do jogo com dublagem e uma vastidão de 130 personagens jogáveis, sendo um prato cheio para amantes do anime.
2 Comentários