Quarteto Fantástico: Primeiros Passos estreou na quinta-feira (24) nos cinemas brasileiros como uma porta de entrada para a Fase 6 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU).
Isso porque o filme servirá como base para os próximos lançamentos da Marvel: Homem Aranha: Um Novo Dia (2026); Vingadores: Doomsday (2026) e Vingadores: Guerras Secretas (2027) – que encerra a Saga do Multiverso.
Ainda no primeiro trailer de 4F, fãs chamaram a atenção para easter eggs no filme – que são uma espécie de surpresas escondidas – e que realmente deram o que falar. Criado em 1961 por Stan Lee (1922-2018) e Jack Kirby (1917-1994) o longa faz referência direta à cultura pop, no que diz respeito principalmente ao contexto da época onde o grupo foi apresentado ao mundo.
Leia também:
- Crítica | Quarteto Fantástico: Primeiros Passos fica entre o deslumbramento e uma tímida reinvenção do MCU
- Quarteto Fantástico: As 4 melhores histórias para celebrar a estreia de Primeiros Passos
- Quem é Galactus? Conheça a origem e os poderes do vilão de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos
1 – Super-Heróis e Rock ‘n’ Roll
No final do primeiro vídeo promocional de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos Pedro Pascal (Reed Richards); Vanessa Kirby (Sue Storm); Joseph Quinn (Johnny Storm) e Ebon Moss-Bachrach (Ben Grimm) aparecem alinhados numa pose que recria a história performance televisiva da banda britânica The Beatles no Ed Sullivan Show, em 1964!
Inclusive, Ted Gillbert (Mark Gatiss) é baseado no próprio anfitrião da atração, Sullivan, em uma peça sobre a dupla clássica de ópera cômica Gilbert e Sullivan.
A referência é justificada diante da estética da cena, que sugere um ambiente vintage, numa Nova Iorque retro futurista inspirada nos anos 60 – época em que os Beatles estavam a conquistar o mundo.
Veja a comparação entre as cenas de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos e The Beatles:
2- Comercial de protetor solar
No contexto futurista e retrô em Nova Iorque, no qual Quarteto Fantástico: Primeiros Passos se encontra, também é possível perceber vários anúncios de produtos da década de 50 e 60. Entre eles a bebida de chocolate Yoo-ho; a rede multinacional norte-americana de pizzarias Little Ceasers; a marca de tortas torradas Pop-Tarts e a clássica publicidade da marca de proteção solar Coppertone em uma releitura protagonizada por Johnny Storm.
Isso porque Coppertone é conhecida também pelo seu icônico logotipo “Coppertone Girl”, (em tradução livre “Garota Coppertone”), que mostra uma garota cujo maiô está sendo puxado para baixo por um cachorro. O design foi criado em 1959 pela artista Joyce Ballantyne Brand. A modelo para o anúncio foi sua filha, Cheri Irwin .
Veja, abaixo, a referência feita em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos à publicidade da Coppertone:


3- Slogan de Ben Grimm
No universo de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos o slogan icônico de Ben Grimm surge de um desenho animado do grupo. A expressão “It’s Clobberin’ Time”, que pode ser traduzida em português como “É hora de derrotar!”, ou melhor “É hora do pau!”, expressa quando o personagem quer anunciar a sua intenção de lutar nas histórias.
A clássica frase do herói também é o título de uma série de histórias em quadrinhos e de uma música da banda Sick of It All.

4 – Logotipos
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos também chama a atenção pelo logotipo da Marvel Studios, que ganha uma versão na estética da década de 60. Isso porque a clássica arte ganha uma repaginada retrô, que remete à era do novo filme do MCU.
O logotipo flamejante do Quarteto Fantástico também aparece no longa. Este é um movimento clássico de Johnny Storm nos quadrinhos, o Tocha Humana cria um número 4 no céu com o uso de suas chamas.


5 – Referências em nomes
Em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, a famosa agência espacial americana recebe um novo nome: ANSA, uma sigla fictícia que representa a Agência Espacial Nacional Americana, uma clara alusão à NASA.
Já a nave utilizada pelo grupo de heróis é batizada de Excelsior, uma homenagem direta ao icônico slogan imortalizado por Stan Lee, criador de diversos personagens da Marvel.
Em entrevista à Playboy, concedida em 2014. Lee falou sobre a palavra:
“Meu lema é ‘Excelsior’. É uma palavra antiga que significa ‘para cima e para a frente para a maior glória’. Está no selo do estado de Nova York. Continue indo em frente, e se for hora de ir, é a hora. Nada dura para sempre.
Deixe uma resposta