Estamos em janeiro de 2026, mês em que a Sony inicia uma nova fase do PlayStation Plus, com foco mais evidente nos jogos de PlayStation 5 (PS5) e sem garantia de títulos mensais para o PlayStation (PS4).
No catálogo de janeiro do plano Essential, apenas um jogo é exclusivo da atual geração: “Need for Speed Unbound“. Já “Disney Epic Mickey: Rebrushed” e “Core Keeper” contam com versões tanto para PS4 quanto para PS5, indicando que a transição vai acontecer gradualmente.

Transição para o foco no PS5 será gradual
Nas novidades anunciadas para o catálogo de jogos dos planos Extra e Premium, apenas um dos nove títulos divulgados não inclui versão para PS4. O cenário sugere que a Sony ainda não iniciou plenamente a mudança anunciada no início de 2025.
Há um ano, a empresa comunicou que, a partir de janeiro de 2026, os jogos de PS4 deixariam de ser um benefício principal do PlayStation Plus, sendo oferecidos apenas de maneira ocasional, seja nos jogos mensais ou no catálogo. Segundo a Sony, o objetivo é “evoluir a experiência do PlayStation Plus e otimizar os benefícios”, acompanhando o número crescente de jogadores que estão migrando para a nova geração.
A companhia também afirmou que poderá continuar oferecendo jogos compatíveis com PS4 e PS5 após essa mudança, mas reforçou que o foco do serviço passaria a ser a atual geração. Até o momento, a alteração não foi sentida abruptamente, mas, caso se concretize a partir de fevereiro de 2026, os assinantes já foram avisados com um ano de antecedência.
Leia também:




















Deixe uma resposta