jujutsu kaisen crítica episódio 54

Crítica | Jujutsu Kaisen – Episódio 54: Entramos enfim no Jogo do Abate

Na última quinta-feira (12), foi ao ar o sétimo episódio da terceira temporada – o 54 no total – de Jujutsu Kaisen.  Intitulado como “A Primeira Colônia de Tóquio Nº1“, foi responsável por enfim colocar os protagonistas oficialmente no temido Jogo do Abate. Agora, a ansiedade dá lugar à apreensão e novos traumas devem estar a caminho – como de costume no anime.

Um forte aliado que possui seus próprios interesses

Após convencer Hakari a ouvi-los, temos a reação dele e Kirara aos acontecimentos de Shibuya, incluindo o selamento de Satoru Gojo, além da morte do diretor Yaga pouco tempo depois. Então, o poderoso ex-aluno da Escola Jujutsu reafirma que os ajudará, mas conta com a promessa de ter o apoio de Fushiguro, Panda e Itadori em uma possível revisão do regulamento Jujutsu.

Temos então um dos momentos mais divertidos da terceira temporada até aqui, onde Hakari quebra indiretamente a quarta parede do anime ao descobrir que Megumi é o atual líder do Clã Zenim, o que pode ser muito útil em seu objetivo pessoal – mal sabe ele que o mesmo clã foi exterminado e não possui mais tal poder de persuasão.

Uma estratégia perigosa

Se aproveitando da nova regra introduzida por Hajime Kashimo no último episódio, Fushiguro e Itadori decidem, por meio de um plano bolado por Megumi, evitar ao máximo pontuar por meio de assassinatos a outros feiticeiros e sim buscar alguém que já possua 100 pontos ou mais e convence-lo a adicionar uma nova regra: a de permitir passar pontos a outros jogadores livremente, burlando assim a obrigatoriedade de pontuar regularmente por meio de assassinatos.

Obviamente, eles não esperam contar com a boa vontade de quem já matou o suficiente para isso, então tanto eles quanto nós, sabemos que as coisas não serão nada tranquilas e o plano não deve sair como planejado inicialmente.

Caminho sem volta: Megumi ultrapassa a barreira

Logo no início do episódio, temos a resposta de algo que ficou em aberto no fim do último: Itadori já estava automaticamente inscrito no Jogo do Abate, por ser receptáculo de Sukuna, um dos feiticeiros centenários que fizeram acordos com Tenjaku. Ou seja, para o protagonista não haveria escolha.

Megumi, porém, se torna participante apenas na segunda parte do episódio, ao passar junto de Itadori pela barreira de Tóquio. A partir de agora, não há escapatória para o novo líder do praticamente extinto Clã Zenin, a não ser ir até o fim com seu plano de livrar sua irmã de participar do Jogo do Abate, enquanto busca liberar Satoru Gojo do selamento.

Feiticeiros novatos: adaptação ao novo mundo

Assim que a barreira em volta de Tóquio é ultrapassada, Itadori e Megumi são literalmente jogados dentro do Jogo do Abate, no maior estilo battle royale. No entanto, o pior detalhe não é este: eles foram separados, caindo em lugares distantes dentro da barreira. Ambos são confrontados feiticeiros novatos, despertados por Kenjaku durante os eventos de Shibuya, que não tiveram escolha a não ser se adaptar ao Jogo e tentar se aproveitar da surpresa de novos participantes ao caírem.

Temos uma amostra do que teremos a partir daqui no anime, com Itadori enfrentando e derrotando dois desses feiticeiros. Megumi também não tem dificuldades para lidar com Remi e se envolve em uma inusitada promessa em troca de saber onde está Higuruma, um dos feiticeiros que procuram. Itadori também encontra com Rin, que diz conhece-lo da época de escola, além de dizer saber onde está quem ele procura.

Quem diz a verdade?

Antes do fim do episódio, porém, nos é revelado que os protagonistas não estão sendo levados ao mesmo lugar. Em um take duplo e misterioso, os informantes indicam que Higuruma está em lugares diferentes, deixando no ar a dúvida: quem está falando a verdade? Ou será mesmo que algum deles fala a verdade? Iremos descobrir em breve!

Jujutsu Kaisen entra agora em um rápido hiato de episódios inéditos. Na próxima quinta-feira (19), será disponibilizado um episódio especial de recapitulação. Apenas no dia 26 de fevereiro a história seguirá seu rumo com o novo capítulo intitulado como “A Primeira Colônia de Tóquio Nº2“. Não deixe de acompanhar esta aventura junto de nossas impressões do anime durante as próximas semanas!

Leia também:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Editor-chefe nos portais R7 Lorena e iG In Magazine e fui Colaborador do portal esportivo Torcedores.