Apesar de ser o Homem de Aço, a idade chega para todos não é mesmo? Hoje (18), o Super Homem completa 86 anos desde a sua primeira aparição na 1ª edição da “Action Comics”, em 18 de abril de 1938.
Este, que é um dos maiores super-heróis já criados, não apenas pela DC Comics, teve sua primeira versão elaborada para que ele fosse um super-vilão. Porém, graças a uma repaginada o Kryptoniano, Kal-El, nasceu. Você encontra um pouco mais sobre a sua criação clicando aqui.
Primeira aparição e filmes
Ao longo de seus 86 anos, Clark Kent passou por muitas missões, adaptações e formas diferentes, mas a sua primeira aparição foi marcada pelo clássico traje azul e vermelho com o S amarelo em seu peito, que simboliza a esperança.
Após o seu sucesso como líder da Liga da Justiça, Super Homem ganhou sua primeira adaptação para as telonas em 25 de dezembro de 1978, sob a direção de Richard Donner, e estrelado por Christopher Reeve. Super Homem: O Filme, não apenas foi a primeira produção audiovisual do herói, como também a primeira deste gênero cinematográfico. Sua trama trouxe a origem de Super Homem e como ele teve que lidar com Lex Luthor (Gene Hackman) após sua primeira aparição como um super-herói em Metrópolis, cidade fictícia em que vive.
E graças ao avanço da tecnologia, dentro e fora dos quadrinhos, as superproduções de hoje são capazes de ir muito além e criar experiencias imersivas. O último filme lançado com a presença do herói foi Liga da Justiça (2017) ou Snyder Cut (2021). Este, tem Henry Cavill como o Homem de Aço.
Entretanto, outros planos para novas versões do personagem já estão em andamento. Entregue a direção de James Gunn, e estrelado por David Corenswet, Superman, será uma nova adaptação da história do herói que terá por base os quadrinhos All-Star Superman (publicado de 2005-2008) e Superman for All Seasons (“Super Homem: As Quatro Estações”, em tradução livre. De 1998). Este já tem sua estreia marcada para 11 de julho de 2025.
Sua origem e história
Nascido em Krypton, em meio ao caos e colapso do seu mundo, o recém nascido, Kal-El, foi enviado por seu pai, o cientista Jor-El, em uma nave espacial ao planeta terra, onde Jonathan e Martha Kent o adotam. Criado como um humano comum, Clark Kent, ainda em sua infância, toma conhecimento acerca de seus poderes que, mais tarde, o levam a Metrópolis.
Já na cidade grande, enquanto usa seus óculos de grau, ele é apenas um jornalista apaixonado pela colega de trabalho, Lois Lane, contudo, basta uma troca de roupas, e o Homem de Aço parte para a ação. Seu maior inimigo, o cientista, bilionário, careca e magnata de Metrópolis, Lex Luthor, sempre causa problemas e ameaça a sociedade em seus experimentos. Apesar de este já ter descoberto algumas das fraquezas de Super Homem, como a Kryptonita (um minério esverdeado, oriundo de seu planeta natal, Krypton), Lex, sofre nas mãos do herói.
Ao contrário da Kryptonita, que o enfraquece, o nosso Sol, foi descoberto como a fonte dos poderes de Clark Kent, diferentemente do Sol de Krypton, que é laranja, os raios de luz amarelados do nosso astro rei, de alguma forma, alimentam uma fonte quase que inesgotável de poder que existe dentro do Super Homem.
Deixo aqui os meus parabéns ao nosso super vovô, pioneiro dos quadrinhos! Que este personagem, continue inspirando e trazendo alegria a todos os seus fãs que já existem e que existirão com o passar dos anos. E me diz uma coisinha, estão ansiosos para a nova versão do Super Homem que chega em 2025?
3 Comentários