Vilões nos Jogos
Vilões nos Jogos

Amados e Odiados: 5 vilões que marcaram a história dos jogos

Morra como herói ou viva o bastante para se tornar vilão

Ainda estamos imersos no clima de Halloween e, com ele, aquela atmosfera de mistério e suspense que nos faz lembrar de figuras com almas vilanescas. E que lugar melhor para encontrarmos vilões marcantes do que o mundo dos games?

Mas, em vez de apenas listar os meus favoritos, resolvi adicionar um toque especial: perguntei a cinco amigos: “qual vilão marcou suas vidas gamer para sempre?”. E acredite, as respostas foram tão diversas quanto os próprios jogos!

Prepare-se para conhecer antagonistas icônicos, descobrir suas motivações obscuras e entender o que os torna tão fascinantes. De figuras imponentes a personagens complexos e inesperados, essa lista vai te surpreender e te mostrar que a vilania pode ter muitas faces. Afinal, o que torna um vilão realmente memorável?

Curioso para saber quem são os escolhidos e quais histórias macabras eles escondem? Continue lendo e prepare-se para conhecer vilões interessantes nos jogos.

Joel Miller

  • Jogo: The Last of Us Part 1 e The Last of Us Part 2
  • Indicação: Renan Alves – PSN: TioRenan97

E para começar nossa lista de vilões memoráveis, temos uma figura controversa, que divide opiniões e levanta questões profundas sobre moralidade e sobrevivência: Joel Miller, da aclamada franquia The Last of Us, feita pela Naughty Dog.

Todo Herói é o Vilão na História de Alguém

Você deixaria que matassem a sua filha para salvar a humanidade? Uma humanidade que, ironicamente, já tirou tudo de você? Essa é a questão que assombra Joel Miller, protagonista de The Last of Us, e o coloca em uma jornada brutal de sobrevivência e escolhas moralmente complexas.

Joel, um homem endurecido pela perda e atormentado pelo passado, navega por um mundo pós-apocalíptico com a missão de escoltar Ellie, uma jovem imune à infecção que devastou o planeta. Essa jornada o força a confrontar seus próprios demônios e a tomar decisões que desafiam a moralidade, culminando na escolha de salvar Ellie, mesmo que isso signifique sacrificar a chance de cura da humanidade.

As ações de Joel ao final do primeiro jogo podem ser vistas como moralmente questionáveis. Para salvar Ellie, Joel acaba destruindo a única esperança de cura para a humanidade. Essa escolha egoísta, motivada pelo amor e medo de perder outra pessoa, transforma-o em um vilão

Renan Alves

Essa decisão, embora compreensível para muitos, o coloca em uma posição ambígua: herói ou vilão?

Vaas Montenegro

  • Jogo: Far Cry 3
  • Indicação: Everton MatosGamertag: LayeredEight81

Vaas Montenegro, um dos vilões mais icônicos e memoráveis da história dos videogames. Antagonista principal de Far Cry 3, Vaas é a personificação do caos e da imprevisibilidade. Com um sorriso sádico e um olhar penetrante, ele comanda os piratas que aterrorizam a ilha Rook, espalhando medo e violência por onde passa.

A Definição da Insanidade

Mas por que Vaas é tão famoso e marcante? O que o diferencia dos vilões comuns? Bem, ele é imprevisível e age de forma inesperada, te deixando sem saber o que ele vai fazer a seguir. Vaas é como uma bomba-relógio, você nunca sabe quando ele vai explodir!

Além disso, ele é muito mais do que um cara mau. Vaas tem várias faces: ele é cruel, mas também consegue ser charmoso e até engraçado, de um jeito meio doido. Ele te faz sentir medo, mas, ao mesmo tempo, você fica curioso para saber mais sobre ele. Para Everton Matos, Vaas é responsável pelo grande sucesso de Far Cry 3 e, também, é responsável pela melhor definição do que é insanidade.

Já te contei qual é a definição de insanidade? Insanidade é fazer exatamente… a mesma merda… repetidas vezes esperando… que a merda mude… Isso, é loucura.

Vaas Montenegro

Assassino do Origami

  • Jogo: Heavy Rain
  • Indicação: Vicente Anthony MatosGamertag e PSN: Heisenberg97924

O assassino do Origami é misterioso e perturbador. Ele sequestra crianças e as afoga em água da chuva, deixando origamis como sua assinatura macabra.

O Assassino do Origami é um vilão complexo e memorável que marcou a história dos videogames. Ele nos lembra que, por trás de cada ato de crueldade, existe uma história, uma motivação, uma humanidade. E é essa complexidade que o torna tão fascinante e aterrorizante ao mesmo tempo.

Contudo, o que o torna verdadeiramente icônico é a sua capacidade de gerar empatia. Afinal, ele não é um vilão tradicional movido por ganância ou poder. Ao contrário, suas ações são impulsionadas por uma dor profunda e um desejo distorcido de justiça. Além disso, a sua identidade permanece oculta durante a maior parte do jogo, criando uma atmosfera de suspense e mistério que prende o jogador do início ao fim.

É assustador pensar como alguém pode transformar a dor em um jogo frio e calculado, fazendo do sofrimento dos outros, uma busca pessoal e aprendizado ao mesmo tempo

Anthony Matos

Psycho Mantis

  • Jogo: Metal Gear Solid
  • Indicação: Samuel Távora – Twitch TV: GamerAcre

Particularmente, acho este um dos vilões mais interessantes nos jogos. No reino dos vilões memoráveis dos videogames, Psycho Mantis, de Metal Gear Solid, ocupa um lugar de destaque. Mas o que o torna tão especial? Primeiramente, suas habilidades psíquicas o diferenciam da maioria dos antagonistas. Ele lê mentes, prevê movimentos e até controla objetos com a força do pensamento, criando uma atmosfera de suspense e imprevisibilidade.

Além disso, Psycho Mantis quebra a quarta parede, interagindo diretamente com o jogador. Ele lê o memory card, comenta sobre outros jogos que você jogou e até faz o controle vibrar em suas mãos. Imagine a surpresa dos jogadores em 1998!

Entretanto, a genialidade de Psycho Mantis vai além de seus poderes. Ele é um personagem complexo e atormentado, com um passado trágico que o moldou. Por exemplo, a habilidade de ler mentes o fez absorver o sofrimento e a dor das pessoas, levando-o a isolar-se do mundo.

Ele desviava de tudo e manipulava o ambiente. Até eu descobrir que precisa colocar o controle na outra entrada para, assim, derrotá-lo, demorei bastante e cheguei até em ir nas locadoras antigas e fazer assinaturas de revistas para conseguir matá-lo.

Samuel Távora

Laxasia, a Absoluta

  • Jogo: Lies of P
  • Indicação: Rudney Patrick – PSN: RudyPJ_83

Laxasia, a Absoluta, é uma figura imponente e aterrorizante em Lies of P. Primeiramente, sua aparência física já impõe respeito: uma mulher alta e esguia, com membros longos e desproporcionais que culminam em garras afiadas. Além disso, seu rosto é uma máscara grotesca e inexpressiva, transmitindo uma sensação de frieza e crueldade. Mas não é apenas sua aparência que a torna memorável.

No entanto, o que a torna verdadeiramente fascinante vai além de sua maldade. Laxasia demonstra um amor doentio por Gepeto, a quem chama de “pai”. Ela é obcecada por ele e, ao mesmo tempo, o culpa por sua própria existência e sofrimento. Essa relação confusa com Gepeto a torna uma personagem mais interessante, com nuances que vão além do mal pelo mal.

Concluindo, Laxasia se torna um dos vilões marcantes no mundo dos jogos por sua aparência assustadora, crueldade sem limites e, acima de tudo, por ser uma personagem complexa e imprevisível. Ela não é só mais uma vilã qualquer, mas sim uma figura marcante que enriquece a história de Lies of P.

O sentimento foi de estar enfrentando o que deveria ser o chefe final do jogo, não pela dificuldade, mas porque ela foi a mais marcante de todas. Acho que a produtora deveria ter investido mais em Laxasia. Ela possui uma história envolvente!

Rudney Patrick

Conclusão

Enfim, esses são apenas alguns exemplos de vilões que marcaram a história dos videogames. Agora queremos saber a sua opinião! Qual desses vilões mais te impactou? Compartilhe suas experiências e conte nos comentários qual vilão você considera o mais marcante e por quê.

Ah, e não se esqueça! Conhece algum outro vilão que você acha que deveria estar nesta lista? Compartilhe suas sugestões nos comentários! Quem sabe ele não aparece em uma próxima matéria?

E antes de terminar, um agradecimento especial aos meus amigos: Renan Alves, Rudney Patrick, Vicente Anthony Matos, Everton Matos e Samuel Távora pelas sugestões e apoio.

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Apaixonado por games, filmes, séries, músicas, HQ's e por cachorros. Jogos desafiadores são meus preferidos. Jogo, assisto, ouço, leio e, às vezes, exerço minha profissão de professor.