Bernard Hill

Bernard Hill faleceu no último domingo, 05 de maio, aos 79 anos de idade

Do Capitão Smith em “Titanic” à Rei Théodon em “O Senhor dos Anéis“, o ator Bernard Hill construiu uma extensa carreira na televisão, no cinema e no teatro em seus pouco mais de 50 anos de profissão. Nascido em Blackley, Manchester, o inglês se formou na Manchester Polytechnic School of Drama, instituição que também foi frequentada por Richard Griffiths, conhecido por interpretar Válter Dursley na saga “Harry Potter“.

Pai de Gabriel Hill, fruto de seu relacionamento com a também atriz Marianne Hill (“O Poderoso Chefão – Parte II“), Bernard conseguiu um feito, até o momento, inédito: Ser o único ator a fazer parte de duas produções que conquistaram 11 estatuetas do Oscar, incluindo a categoria de “Melhor Filme” para ambas.

Por isso, hoje vamos relembrar alguns dos papéis do ator que ficou conhecido por seu bordão “Gizza Job“.

Década de 70 e o primeiro papel de destaque

Iniciando sua carreira na TV, o primeiro trabalho de Bernard Hill se deu na comédia romântica “Hard Labour“, longa exibido em 1973 na BBC. No ano seguinte, interpretou pela primeira vez John Lennon na peça teatral “John, Paul, George, Ringo… and Bert“, mas apenas em 1982 que o ator inglês ganhou notoriedade como o desempregado Yosser Hughes na série dramática “Boys from the Black Stuff“.

Bernard Hill
Bernard Hill na série “Boys from the Black Stuff” | BBC/Allstar

Nesta série surgiu o bordão mencionado há pouco que, em tradução livre, seria algo como “Nos dê emprego”, uma frase que se encaixava muito bem com a realidade enfrentada pela Inglaterra onde, conforme noticiado pela BBC News na época, chegou a bater a marca de 3 milhões de desempregados no país.

De “Gandhi” a “Titanic

Ainda em 1982, Bernard participou de “Gandhi“, longa biográfico protagonizado por Ben Kingsley e vencedor de 8 Oscar. Três anos mais tarde, Hill voltou a interpretar John Lennon, dessa vez, no especial de TV “John Lennon: A Journey in the Life“.

Avançando alguns anos, em 1995, o ator protagonizou o drama britânico “Madagascar Skin” ao lado de John Hannah. No longa, Flint (Hill) conhece Harry (Hannah), um rapaz gay com uma marca de nascença no rosto que remete ao formato de Madagascar. Conforme convivem e se conhecem, a relação entre os dois evolui do desrespeito até a atração.

Bernard Hill
Bernard Hill como Capitão Smith em cena de “Titanic” | Reprodução

No sucesso estrondoso de James Cameron, “Titanic” (1997), Bernard Hill deu vida ao Capitão Edward J. Smith, um dos seus maiores papéis em Hollywood. Já é sabido, mas é sempre bom relembrar, que “Titanic” ultrapassou a marca de 2 bilhões de dólares em bilheteria, levou pra casa 11 estatuetas do Oscar incluindo “Melhor Filme” e, atualmente, ocupa a 4ª posição na lista das maiores bilheterias de todos os tempos, ficando atrás apenas de “Avatar” (2009), “Vingadores: Ultimato” (2019) e “Avatar: O Caminho da Água” (2022).

O Senhor dos Anéis” e as décadas seguintes

Assim como Titanic, a franquia “O Senhor dos Anéis” de Peter Jackson também conseguiu a marca histórica de 11 Oscar, vencendo em todas as categorias em que foi indicado, com o terceiro capítulo da saga intitulado “O Retorno do Rei” (2003). Nele, Hill interpreta novamente o Rei Théoden, personagem introduzido no longa anterior, “As Duas Torres” (2002).

Bernard Hill
Bernard Hill em cena de “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” | New Line Cinema/Warner Bros

Além disso, Bernard também esteve em “O Escorpião Rei” (2002), longa derivado da franquia de Brendan Fraser “A Múmia“, protagonizado por Dwayne “The Rock” Johnson. Outros destaques ficam com “Operação Valquíria” (2008) de Bryan Singer, a animação “ParaNorman” (2012) onde empresta sua voz para o “Juiz Hopkins”, além de interpretar o Duque de Norfolk na série da BBC vencedora do BAFTA, “Wolf Hall” (2015).

Seus últimos trabalhos no cinema podem ser conferidos em “Forever Young” e “The Moor“, ambos lançados em 2023. Na televisão, a vindoura série policial “The Responder” com Martin Freeman no elenco, será a responsável por fechar esse ciclo apresentando Hill em seu último papel.

Bernard Hill estava junto de sua noiva, Alison, e de seu filho, Gabriel, quando faleceu, conforme informações divulgadas pelo seu agente, Lou Colson, para a Variety. A causa da morte não foi revelada até o momento.

Confira Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *