Nos últimos dias uma nova funcionalidade do ChatGPT chamou atenção e se tornou até mesmo uma trend nas redes sociais. Trata-se então da possibilidade de transformar qualquer imagem no estilo gráfico de anime, chegando a algo bem próximo do Studio Ghibli.
O Conecta Geek entra na febre e traz então como seriam alguns dos maiores sucessos de Hollywood, desde séries a filmes, nos gráficos do estúdio Ghibli! Como bônus traremos as sinopses e onde assistir cada uma dessas obras marcantes caso queira conhecer ou revisitar suas versões reais por meio dos streamings.
Além disso, ensinaremos como criar suas próprias imagens e passaremos pela polêmica por trás da funcionalidade do ChatGPT envolvendo, inclusive, o gênio Hayao Miyazaki, responsável pelo belíssimo traço do Studio Ghibli.
Séries no “estilo Ghibli”
Friends
Onde assistir: Max
Sinopse: Seis amigos, três homens e três mulheres, enfrentam a vida e os amores em Nova York e adoram passar o tempo livre na cafeteria Central Perk.

Breaking Bad
Onde assistir: Netflix
Sinopse: O professor de química Walter White não acredita que sua vida possa piorar ainda mais. Quando descobre que tem câncer terminal, Walter decide arriscar tudo para ganhar dinheiro enquanto pode, transformando sua van em um laboratório de metanfetamina.

Game of Thrones
Onde assistir: Max
Sinopse: Este é o retrato de duas famílias poderosas – reis e rainhas, cavaleiros e renegados, homens honestos e mentirosos – disputando um jogo mortal pelo controle dos Sete Reinos de Westeros para assumir o Trono de Ferro.

Supernatural
Onde assistir: Max | Prime Video
Sinopse: Os irmãos Sam e Dean Winchester encaram cenários sinistros caçando monstros. Velhos truques, armas e esconderijos não funcionam mais e seus amigos os traem, forçando os irmãos a contar um com o outro enquanto enfrentam novos inimigos.

The Walking Dead
Onde assistir: Disney+ | Netflix
Sinopse: Um grupo de sobreviventes, liderado pelo policial Rick Grimes, segue viajando em busca de uma nova moradia segura e distante dos mortos-vivos. A pressão para permanecerem vivos e lutarem pela sobrevivência faz com que muitos do grupo sejam submetidos às mais profundas formas de crueldade humana.

Stranger Things
Onde assistir: Netflix
Sinopse: Um grupo de amigos se envolve em uma série de eventos sobrenaturais na pacata cidade de Hawkins. Eles enfrentam criaturas monstruosas, agências secretas do governo e se aventuram em dimensões paralelas.

The Big Bang Theory
Onde assistir: Max
Sinopse: A história de Leonard Hofstadter e Sheldon Cooper, dois físicos que dividem um apartamento. Os dois são brilhantes, mas têm dificuldade em se relacionar com as pessoas. A vida dos dois se complica quando Penny, uma jovem extrovertida, se muda para o apartamento da frente.

Grey’s Anatomy
Onde assistir: Disney+
Sinopse: Acompanhe a vida de cirurgiões e residentes do hospital Grey Sloan Memorial, em Seattle. A série mostra como eles lidam com decisões de vida ou morte, e como conciliam suas vidas profissionais e pessoais.

Round 6
Onde assistir: Netflix
Sinopse: Um grupo de pessoas passando por dificuldades financeiras aceita um estranho convite para um jogo de sobrevivência. Um prêmio bilionário os aguarda, mas as apostas são altas e mortais.

La Casa de Papel
Onde assistir: Netflix
Sinopse: Oito ladrões se trancam com reféns na Casa da Moeda da Espanha. Seu líder manipula a polícia para realizar um plano que pode ser o maior roubo da história ou uma missão em vão.

Wandinha
Onde assistir: Netflix
Sinopse: Inteligente, sarcástica e apática, Wandinha Addams pode estar meio morta por dentro, mas na Escola Nunca Mais ela vai fazer amigos, inimigos e investigar assassinatos.

Ruptura
Onde assistir: Apple TV+
Sinopse: Mark lidera uma equipe de funcionários cujas memórias foram cirurgicamente divididas entre vida profissional e pessoal. Quando um colega misterioso aparece fora do ambiente trabalho, ele começa uma jornada para descobrir a verdade sobre seu emprego.

Filmes no “estilo Ghibli”
Velozes e Furiosos
Onde assistir: Prime Video
Sinopse: (Velozes e Furiosos 7) Um agente do governo oferece ajuda para cuidar de Shaw em troca de Dom e o grupo resgatar um hacker sequestrado. Dessa vez, não se trata apenas de velocidade: a corrida é pela sobrevivência.

Titanic
Onde assistir: Disney+
Sinopse: Um artista pobre e uma jovem rica se conhecem e se apaixonam na fatídica viagem inaugural do Titanic em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor.

O Poderoso Chefão
Onde assistir: Paramount+
Sinopse: Uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone incapacitado e força os filhos Michael e Sonny a assumir os negócios.

Avatar
Onde assistir: Disney+
Sinopse: No exuberante mundo alienígena de Pandora vivem os Na’vi, seres que parecem ser primitivos, mas são altamente evoluídos. Como o ambiente do planeta é tóxico, foram criados os avatares, corpos biológicos controlados pela mente humana que se movimentam livremente em Pandora. Jake Sully, um ex-fuzileiro naval paralítico, volta a andar através de um avatar e se apaixona por uma Na’vi. Esta paixão leva Jake a lutar pela sobrevivência de Pandora.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida
Onde assistir: Paramount+
Sinopse: O arqueólogo Indiana Jones precisa encontrar a Arca da Aliança, uma relíquia bíblica que contém os dez mandamentos. Como o portador do artefato se torna invencível, os nazistas também vão fazer de tudo para adquirir esse precioso objeto.

Vale destacar que tentamos fazer também com outras obras como “Star Wars“, “Vingadores“, “The Last of Us” e até mesmo o sucesso brasileiro “Ainda Estou Aqui”, mas o ChatGPT alegou não ser possível por ir contra as suas diretrizes de direitos autorais.
Como fazer sua própria versão “estilo Ghibli”
Para criar uma imagem no “estilo Studio Ghibli” usando o ChatGPT a partir de uma foto específica, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse sua conta no ChatGPT.
- Clique no botão de “+” para fazer o upload da imagem desejada.
- Envie a foto que servirá de base para a geração da arte.
Após o envio, você pode utilizar os seguintes exemplos de prompt:
Com imagem:
“A partir desta foto, crie uma arte digital inspirada nas animações do Studio Ghibli. Considere os detalhes dos personagens, o ambiente e o cenário. A imagem deve ser original, mas com forte influência visual dos filmes do estúdio.”
Sem imagem:
“Crie uma imagem com a seguinte descrição: [insira aqui a descrição da cena ou ideia]. Use como referência o estilo visual característico das animações do Studio Ghibli. A criação deve ser original, porém claramente inspirada no universo artístico do estúdio.”
Miyazaki não curtiu? Como a ferramenta incendiou o debate sobre o uso de IA
Apesar do sucesso da funcionalidade nos últimos dias, nem todos curtiram a trend. Entre os principais pontos levantados por desenhistas e entusiastas da arte tradicional está o impacto negativo da inteligência artificial no mercado criativo e a contradição entre essas práticas e os valores centrais do próprio estúdio japonês.
Um dos principais argumentos traz de volta um vídeo de 2016, em que Hayao Miyazaki, cofundador e maior nome por trás das obras do Studio Ghibli, manifesta sua posição contrária ao uso de inteligência artificial na arte.
Na gravação, realizada durante uma reunião, Miyazaki assiste a uma animação gerada por IA que mostra uma criatura com movimentos grotescos, semelhante a um zumbi. O objetivo da equipe era demonstrar o potencial da tecnologia para simular movimentos realistas. Visivelmente incomodado, Miyazaki reage com firmeza:
“Estou completamente enojado. Se você realmente quer fazer coisas assustadoras, pode ir em frente e fazer. Eu nunca desejaria incorporar essa tecnologia ao meu trabalho. Sinto fortemente que isso é um insulto à própria vida.”
Antes do fim do vídeo, o cineasta ainda declara que esse tipo de criação o faz se sentir como se estivesse “perto do fim dos tempos”, completando que esse tipo de inovação é um sinal de que os seres humanos “estão perdendo a fé em si mesmos”.

Diante da repercussão recente envolvendo filtros e IA, o perfil oficial do Studio Ghibli Brasil no Instagram publicou neste domingo (30) um texto reafirmando os valores que sustentam a essência do estúdio:
“O Studio Ghibli é conhecido por seu estilo visual riquíssimo, feito com animação tradicional à mão. Cada cena é planejada com um nível impressionante de detalhes, desde a arquitetura dos cenários até os pequenos gestos dos personagens. Essa atenção aos detalhes não apenas enriquece a animação, mas também cria uma imersão emocional para o espectador.”
Em suma, a trend reacendeu a discussão sobre os limites éticos da inteligência artificial na arte e o respeito ao trabalho de artistas que constroem suas obras com dedicação manual, sensibilidade e intenção artística.
Por fim, fica aqui nossa principal indicação: assista as obras do Studio Ghibli como “A Viagem de Chihiro“, “Meu Amigo Totoro” e “Princesa Mononoke“. A maior parte das obras de Miyazaki estão assim disponíveis no Disney+ e temos certeza que você não -rá se arrepender de explora-las!
E você, o que acha sobre toda essa polêmica? Conte pra gente nos comentários. Se curtiu conhecer as “versões Ghibli” de todas esses sucessos, diga então qual outra obra poderia estar em nosso especial!
Leia também:
- Crítica | Em ‘Presença’, Soderbergh faz um filme-fantasma (literalmente)
- A coragem de Joana da Paz: Conheça a história real por trás de ‘Vitória’
- Academia do Oscar se recusa a apoiar cineasta palestino agredido; Votantes assinam carta de repúdio
- Alcione surpreende ao regravar hit em coreano para promoção de K-drama
- Há 65 anos, o primeiro gibi de Mauricio de Sousa era lançado
Deixe uma resposta