Crítica | Lisa Frankenstein erra (quase) tudo que tenta

Pelo menos no papel, Lisa Frankenstein prometia ser o próximo filme adolescente atemporal desta década, pelo menos ele tinha todos os elementos para isso. Para começar, é uma intrigante mistura de terror, romance e comédia escrita por ninguém menos que Diablo Cody, uma roteirista incomparavelmente sintonizada com o público feminino, tanto adolescente, quanto de mulheres adultas (considerando “Juno” e “Jovens Adultos”) com humor e perspicácia, além de ser a roteirista dos prazeres estranhamente fora de série de “Garota Infernal”. Depois, temos a diretora Zelda Williams (filha de Robin Williams) fazendo sua estreia em longas-metragens, um talento criado no mundo da comédia. E, finalmente, temos a incrível Kathryn Newton (“Não Vai Dar”) no papel principal, uma garota gótica dos anos 80, reclusa, com roupas à la Madonna, que se apaixona por uma criatura sinistra vinda do túmulo e acaba se perdendo no amor.

Considerando todos esses recursos extraordinários à disposição, é uma decepção que Lisa Frankenstein não funcione em nenhum nível — nem como comédia, nem como filme de amadurecimento, nem como uma história de amor excêntrica, deixando-nos desejando muito mais de cada prato sanguinolento que serve. A culpa deve ser dividida igualmente entre o roteiro e a direção aqui, com o primeiro não ousando o suficiente em nenhuma direção, e a segunda apenas correspondendo à timidez da história na tela, com visuais monótonos que carecem de um toque mágico ou mesmo grotesco.

Crítica | Lisa Frankenstein erra (quase) tudo que tenta
Kathryn Newton, faz o papel o tradicional papel dos anos 80: uma gótica linda e deslocada (Foto: Divulgação)

A história segue a peculiar Lisa Swallows, uma adolescente desajustada que testemunhou a mãe ser barbaramente assassinada por um assassino com um machado, apenas para ver o pai se casar com a intolerante Janet (Carla Gugino) logo depois da tragédia. Agora, Lisa passa os dias evitando sua popular, mas gentil, meia-irmã líder de torcida Taffy (Liza Soberano) e sonhando acordada em um cemitério próximo, desejando estar com o ocupante morto de seu túmulo favorito, decorado com um busto antigo. Quando ela faz esse desejo de forma muito literal após sofrer crueldades nas mãos de seu “crush” da escola e seu parceiro de laboratório valentão predatório, digamos que o cadáver interpreta mal o pedido de Lisa, abandonando o caixão para se juntar a ela no mundo dos vivos.

Não dá para culpá-lo se você desejar uma especificidade ousadia ao melhor estilo “Os Fantasmas se Divertem” em Lisa Frankenstein — talvez uma música sugestivamente animada e atuações comprometidamente travessas — ou algo com alma no estilo de “Edward Mãos de Tesoura”, que é fofo, mágico e gótico, tudo ao mesmo tempo. Enquanto o monstro-cadáver apaixonado de Cole Sprouse (da série “Riverdale”) faz o melhor para impressionar como uma emulação do jovem Johnny Depp triste — por um tempo, ele é estranhamente encantador de assistir — as tentativas do filme de entrelaçar seus gêneros falham miseravelmente em atingir suas ambições.

Lisa Frankenstein tenta atingir muitos alvo, mas não acerta nenhum

Como resultado, nada pegajoso, sangrento ou brega se destaca em Lisa Frankenstein, nem mesmo quando Lisa e seu monstro caçam membros humanos para completar as partes faltantes do corpo da criatura da era vitoriana. As aventuras de uma adolescente assassina com os trajes mais hilários dos anos 80 desde “Afinado no Amor” nunca pareceram tão desinteressantes para se embarcar, , mesmo com uma Newton mais do que capaz no comando.

Crítica | Lisa Frankenstein erra (quase) tudo que tenta
Cole Sprouse dá vida (que ironia) ao interesse romântico da nossa protagonista em Lisa Frankenstein (Foto: Divulgação)

Talvez algum crédito ainda seja merecido aqui — afinal, o roteiro de Cody, que obviamente faz uma referência ao clássico de Mary Shelley, é uma aposta rara no cenário atual, uma que tem seu coração no lugar certo para todos os jovens esquisitos que desejam ser vistos e aceitos com suas excentricidades. Além disso, tanto ela quanto Williams estão claramente em sintonia com uma ideia dos anos 80, a era de ouro dos filmes de colegial, onde um filme como Lisa Frankenstein não soaria algo tão deslocado. Mas ao longo do caminho, a dupla parece ter esquecido de reviver o espírito do tipo de filme que desejam trazer para o século 21.

Há uma curiosa sensação de desatualização, monotonia e falta de empolgação no filme, que parece insosso apesar de sua preferida balada “Can’t Fight This Feeling” da banda REO Speedwagon, e sem cor, apesar do design de produção repleto de magenta. Em seus melhores momentos, a estreia de Williams parece muito com seu monstro central: morto-vivo, mas sem lugar para ir. É uma triste decepção.

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