Mufasa O Rei Leão via Disney
Mufasa O Rei Leão via Disney

Crítica | Mufasa: O Rei Leão entrega emoção e profundidade em narrativa intensa

A animação O Rei Leão é um dos maiores clássicos da Disney, a jornada de Simba rendeu duas continuações animadas e uma adaptação “live-action”. Mufasa, o pai de Simba, finalmente ganha o protagonismo nessa franquia. Mufasa: O Rei Leão, aprofunda sua história, é possível ver detalhes intensos que se passam antes da narrativa do filme clássico. O estúdio conseguiu apresentar drama com um bom contraste emocional, equilibrando com momentos divertidos.

A narrativa do filme está centralizada em Mufasa e Scar, desde que os irmãos de consideração se conheceram até o início do reinado de Mufasa. Os personagens Rafiki, Timão e Pumba também são importantes nesse filme. Com ares de um épico, a lenda de Mufasa é a representação em tela da história narrada pelo trio para Kiara, a filha de Simba e Nala. Assim, a obra reforça a importância da memória, legado para as novas gerações.

O primeiro ato do longa é curioso e introduz bem a ideia central em que eles decidem abordar os fatos. Através de uma história contada por Rafiki, a pequena Kiara se encanta pelo avô que não teve oportunidade de conhecer. Essa introdução colabora com um boa divisão dos acontecimentos e ainda traz uma ótima perspectiva de como presente e passado irão se conectar.

Os comentários breves no pouco tempo de tela de Timão e Pumba trazem o tom divertido que estamos acostumados com a versão animada da dupla. Os dois conseguem trazer uma leveza importante, visto que a história do protagonista é marcada por traumas e dramas familiares que o longa apresenta. Um exemplo é o famoso musical que foi finalmente citado em alguma live-action da Disney.

Mufasa é visualmente deslumbrante e consistente

A fotografia do filme não deixa nada a desejar, apesar das grandes críticas envolvendo o primeiro live-action, principalmente por notarem o fraco desempenho da computação gráfica, já essa produção consegue corrigir algumas falhas. O CGI melhor finalizado é prova disso, somado a takes interessantes das cenas em que os leões estão correndo e até os momentos de batalhas que ficam explícitos na trajetória de Mufasa. Os plano detalhes de cada cena contribuem para a riqueza das paisagens, já que focam na estrutura das pequenas partes e tornam mais específica e original.

Para além disso, o roteiro trabalha bem a história do rei de uma maneira emocionante. Cada detalhe de sua história é bem fomentado com riqueza de detalhes e emoções suficientes para deixar o espectador completamente conectado com a história. Existe uma magia específica da Disney para essa produção e a torna bem consistente e relevante para o universo do Rei Leão.

Um exemplo disso é cada ação de Taka (futuramente Scar), em que é possível ver como a dor e o sentimento de traição o tornaram mais egoísta e o filme deixa bem claro o processo em que ele perde sua inocência inicial. De forma coerente, a trama consegue conciliar essa profunda revelação com o “tornar-se rei” de Mufasa, que humildemente conquista esse espaço graças a seu talento e ótima liderança.

Mufasa: O Rei Leão é uma ótima produção para se assistir dublada

A direção de Barry Jenkins somada ao roteiro de Jeff Nathanson entregam uma produção coerente com a proposta sugerida. Emocionante, profundo e autêntico, o longa por si só consegue superar as expectativas. No entanto, a versão dublada enriquece a trajetória para os brasileiros, pela ótima escolha do elenco e o formato de referências que certamente ficam mais engraçadas no nosso idioma.

Telmo de Avelar dirige a dublagem e reúne um bom elenco também com o auxílio da direção musical de Marcelo Coutinho. A escolha de cada música contribui fortemente para essa estética realista e profunda do longa. Mesmo as músicas dubladas é possível sentir cada sensação sugerida e mais uma vez mostra o poder das escolhas brasileiras nesse ramo artístico. As vozes do próprio personagem principal pela interpretação sonora de Pedro Caetano explicitam bem a qualidade dessa adaptação.

É possível afirmar categoricamente que Mufasa: O Rei Leão é uma digna produção da Disney. O filme entrega com sucesso todas as propostas sugeridas dentro de sua perspectiva dramática e todas as intenções emocionais prometidas. Com um toque de humor e a completa nostalgia do universo, a produção é certamente uma boa escolha para conferir nos cinemas e de preferência, dublado.

Leia mais: