O Último Pub, do cineasta Ken Loach, de 87 anos, é um curioso retrato sobre como as mudanças demográficas de Durham, uma pequena cidade inglesa onde a comunidade se manifesta em um velho pub em ruínas, o último espaço público que todos reivindicam como seu. Sua premissa ordinária é tão envolvente, atenciosa, sincera, raivosa, esperançosa e totalmente valiosa às obras de Loach em seus melhores momentos. Se for realmente a despedida como cineasta, essa é uma ótima nota para pedir sua última rodada.
Quase sempre há cenas nos filmes de Loach em que um grupo de moradores locais se reúne em um espaço compartilhado para discutir questões que afetam a todos eles. O espaço aqui é o bar do título em inglês (“The Old Oak”), de propriedade e operado por TJ Ballantyne (Dave Turner). TJ auxilia uma instituição de caridade local liderada por Laura (Claire Rodgerson) que doa móveis e outros utensílios domésticos para refugiados de guerra sírios.
Conheça o enredo
TJ é um homem de bom coração e durão, mas deprimido, que perdeu a esposa e o filho há muitos anos e adora seu cachorrinho. Ele está cada vez mais desencantado com seu grupo principal de clientes, formados por homens de sua idade, que culpam os imigrantes pelo declínio nos padrões de vida que antecede em décadas a chegada dos recém-chegados. Há até uma galeria de fotos em uma sala fechada nos fundos do bar, comemorando as lutas trabalhistas locais quando TJ era adolescente e Durham ainda era construída em torno da mineração de carvão.
O filme começa, como muitos filmes de Loach, colocando você no meio de um conflito. Um grupo de sírios chegou à cidade de ônibus e está sendo assediado por moradores brancos –alguns dos quais aparentemente nem são da vizinhança; eles, basicamente, odeiam turistas. Uma das novidades é a adolescente Yara (Ebla Mari), uma fotojornalista iniciante que fotografa à moda antiga, em filme 35mm. Ela documenta a chegada de sua família, incluindo o assédio por parte dos xenófobos, dizendo-lhes para voltarem para uma zona de guerra que já abalou seus ânimos – o pai de Yara está desaparecido e dado como morto. Um dos agressores rouba a câmera de Yara e a vira para os recém-chegados e então, ao ser confrontado, deixa-a cair alegremente na calçada, quebrando-a.
Isso dá início ao relacionamento de Yara com TJ, que forma a espinha dorsal de O Último Pub, e une os diferentes fios da história – e também a comunidade fraturada. TJ convida Yara para a sala dos fundos de seu bar, que não é usado há décadas devido a problemas de encanamento e elétricos, e oferece a ela uma câmera 35mm substituta de uma coleção que pertenceu a seu falecido tio, que tirou fotos da cidade, no apogeu da mineração que estão pendurados emoldurados nas paredes.
O filme leva um bom tempo examinando essas fotos e até permite que TJ e Yara façam uma viagem no tempo e espaço enquanto eles olham para elas. Temos a sensação do peso do passado – sempre um fator fundamental nos filmes de Loach, seja o passado nostalgicamente fantasiado e falso ou baseado em algo real, que é o caso aqui – e também do presente inconstante. Assim começa uma história credível e silenciosamente poderosa que consiste em cenas escritas de forma simples e bloqueadas que exploram a dinâmica da cidade.
Loach e seu roteirista regular Paul Laverty (uma lenda por direito próprio, embora comparativamente desconhecido) fazem sua coisa usual, que é escrever personagens que são representativos de certos “tipos”, mas que se sentem como pessoas reais e têm preocupações ou problemas específicos, em seguida, solte-os, deixando-os fazer o que fariam se existissem, mesmo que isso significasse pisar uns nos pés dos outros ou se chocar com raiva. Uma das muitas coisas notáveis sobre O Último Pub é como ele nos permite ver e sentir o ponto de vista de todos, incluindo as perspectivas dos personagens que procuram principalmente alvos humanos para direcionar suas frustrações informes, e estão errados no méritos.
Paz entre nós, guerra contra eles
A “prova A” são os habitantes locais que culpam os imigrantes por um declínio econômico gradual, que, na verdade, é culpa das corporações implacáveis e do governo pós-Thatcher, e não dos imigrantes. Algumas cenas iniciais importantes mostram um dos frequentadores do bar, Charlie (Trevor Fox), reclamando que as casas locais estão sendo compradas num valor baixo por empresas estrangeiras sem rosto que desejam alugá-las ou transformá-las em Airbnb. Até mesmo ter a cortesia básica de enviar um humano à cidade para ver as propriedades que estão aspirando.
Enquanto isso, ele e a esposa lutam para pagar a manutenção da própria casa. Eles estão presos, economicamente incapazes de permanecer onde estão ou vender. Você entende por que Charlie ficaria furioso e, em seu zelo por bodes expiatórios, lançaria uma ampla rede que atrairia não apenas os recém-chegados, mas também as pessoas que tentavam tornar seu reassentamento menos doloroso.
Não é razoável que alguém fique bravo com TJ e Laura por trazerem itens doados para refugiados de guerra – eles exemplificam os valores cristãos muito mais do que os xenófobos e racistas que zombam dos recém-chegados por serem pardos e muçulmanos e brincam sobre eles serem terroristas. Mas você também pode ver como os cidadãos brancos de Durham se ressentiriam de sua própria espécie ajudando os recém-chegados, enquanto eles próprios lutam por uma vida que não é tão terrível quanto a que os refugiados estão enfrentando, mas que está longe de ser considerada algo digno.
Um momento especialmente emocionante mostra Yara acompanhando uma adolescente branca local de volta para sua casa depois que ela desmaiou devido à falta de comida; Tara então vai até a cozinha da família da menina para encontrar algo para ela comer e descobre que o armário e a geladeira estão quase vazios.
Em uma cena anterior, TJ e Laura dão uma bicicleta a uma menina síria enquanto três meninos locais observam. TJ explica que é uma bicicleta velha que foi doada, mas que não impressiona os meninos, um deles afirma que também quer uma bicicleta. Ninguém nesta cena está errado. Há muita coisa que precisa ser resolvida e os fatores que contribuem para o conflito estão além do escopo ou da compreensão de qualquer pessoa na cena.
Loach e Laverty têm uma hierarquia de valores claramente definida que se aplica a todas as suas colaborações. Eles são socialistas que acreditam em uma comunidade coletiva e na responsabilidade do governo de cuidar e elevar. Eles definem essa responsabilidade contra a crueldade narcisista do capitalismo e dos governos que ele corrompeu e capturou, e ligam-na a um sentido cada vez mais marginalizado e ridicularizado do que deveriam ser os valores cristãos.
Espaços físicos são memória
É relevante para a história que Durham já foi organizada em torno da igreja local, que era reverenciada não apenas pela sua função religiosa, mas pela forma como os próprios edifícios estavam fisicamente ligados à comunidade através dos trabalhadores que construíram o local. A igreja ainda está operacional, mas é uma abstração para a maioria dos personagens, inclusive TJ, que não entra nela há muitos anos. O declínio da igreja – que, claro, teve os seus próprios problemas – explica por que o The Old Oak se tornou um ponto de encontro tão valioso e disputado.
O filme que leva o nome do bar tem uma dimensão espiritual que muitas vezes foi subestimada nas primeiras obras de Loach. Isto é expresso não apenas através de argumentos e monólogos sobre a responsabilidade moral de ajudar os menos afortunados, mas através de cenas de personagens que se reúnem e fazem algo útil, seja levar um colchão para uma família recém-chegada ou organizar um jantar festivo que irá apresentar o refugiados para os habitantes locais. Este processo de aproximação constrói novas relações que representam a rede de segurança económica que foi destruída. Mas não pode substituí-lo, porque os indivíduos não têm o poder dos governos.
A despedida de Loach? Não importa
Loach sempre contou histórias que usam locais reais e alguns atores não profissionais, incentivam a improvisação e baseiam suas histórias em eventos contemporâneos ou históricos que afetam a vida cotidiana de indivíduos que trabalham e/ou lutam. Estes não são o tipo de filmes em que bilionários voam para a Noruega num jatinho privado para planear uma aquisição corporativa, nem existem elementos de filmes de gênero – terror, ficção científica, noir, etc..
O trabalho de câmera – supervisionado aqui por Robbie Ryan –concentra-se em capturar momentos de interação entre indivíduos e grupos de pessoas, em vez de fazer declarações por si só. A estética é tão rigorosa quanto qualquer outra que você vê no trabalho de cineastas que são mais ostensivamente formalistas em sua abordagem.
O Último Pub e o cinema de Loach
Todo o longa, por vezes, faz parecer um exercício que funciona como um registro documental de eventos reais nos quais uma câmera esteve presente. Você realmente sente como se estivesse ganhando um pedaço da vida. Muitas vezes, nos filmes de Loach, é uma fatia amarga. Esse não é o caso de O Último Pub, um drama que tem muitos momentos perturbadores ou devastadores, mas que os atravessa e deixa os personagens emergirem com resquícios de esperança de um futuro melhor.
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