Crítica | A Substância e o terror corporal do mito da beleza
MUBI/Divulgação

Oscar 2025 | Diretora de ‘A Substância’ é a única mulher indicada para a categoria

Coralie Fargeat destacou-se anteriormente pelo filme 'Vingança'

Na manhã da última quinta-feira (23), foram revelados os indicados ao Oscar 2025, maior e mais popular premiação do cinema mundial. No Brasil, o destaque ficou para as indicações de “Ainda Estou Aqui” a Melhor Filme e Fernanda Torres a Melhor Atriz.

Uma das principais concorrentes da atriz brasileira é Demi Moore, por sua atuação em “A Substância“, longa que também é destaque por outra categoria.

Leia também: Crítica | A Substância e o terror corporal do mito da beleza

O anúncio dos indicados trouxe luz a outras histórias interessantes, especialmente na categoria de Melhor Direção. Historicamente, essa categoria tem sido dominada por homens, tanto nas indicações quanto nas vitórias.

Nesta edição do Oscar, apenas uma mulher foi indicada entre os cinco finalistas para Melhor Direção: Coralie Fargeat, pelo filme “A Substância”. O longa, que também concorre à estatueta de “Melhor Filme”, narra a história de Elisabeth, interpretada então por Demi Moore, uma apresentadora de televisão que enfrenta a demissão por não atender mais aos padrões de juventude e “beleza” exigidos pela produção do programa.

Quem é Coralie Fargeat?

Coralie Fargeat é uma cineasta francesa conhecida então por sua abordagem ousada e inovadora no cinema. Ela ganhou reconhecimento mundial com o filme “Vingança”, em 2017, aclamado por sua estética visual marcante e narrativa impactante, que redefiniu assim o gênero thriller. Seu trabalho costuma explorar temas profundos com um toque autoral único, conquistando prêmios em festivais internacionais, como o Festival de Cinema de Sitges.

Em 2025, Coralie foi indicada ao Oscar de Melhor Diretor pelo longa-metragem “A Substância”, reafirmando assim seu lugar entre os grandes nomes do cinema contemporâneo na atualidade.

Leia também:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Editor-chefe nos portais R7 Lorena e iG In Magazine e fui Colaborador do portal esportivo Torcedores.