O ciclo do EA FC 25 está chegando ao fim, porém nunca é tarde para aprender novos truques e funções, principalmente tratando-se de funcionalidades que, muito provavelmente, ainda estarão inclusas nas próximas edições da franquia.
As cobranças de falta sempre foram uma das armas mais letais desde a “era FIFA”, independente das mudanças implementadas pela EA nas edições mais recentes. No Modo Carreira Treinador, essa importância se multiplica, já que o desenvolvimento dos jogadores depende totalmente das escolhas que você faz fora de campo.
Mesmo que sejam poucos os momentos de bola parada durante a temporada, uma boa cobrança de falta pode te salvar de uma situação complicada na tabela ou até mesmo te sagrar campeão nos acréscimos daquele jogo acirrado.
A boa notícia é que existem caminhos claros – mesmo que demorados – para transformar atletas comuns em especialistas nesse fundamento, tudo isso selecionando os nomes certos e utilizando o próprio sistema de evolução do EA FC. Nesse material especial, te mostramos o caminho das pedras!

Passo 1: Escolha os jogadores certos
Você verá no próximo tópico que, ao menos por enquanto, há certo sacrifício a ser feito para se criar ou treinar um bom cobrador de faltas no Modo Carreira. Por isso, a dica de ouro, caso você queira algo mais rápido, é buscar jogadores que já tenham números ao menos razoáveis (amarelos ou verdes) do atributo de cobranças de falta. Caso não possua um jogador com essa característica aguçada, vale a pena ir ao mercado e levar isso em consideração em sua próxima janela de transferências.
Jogadores com estilos de jogo voltados para as bolas paradas também são excelentes, visto que, independente de seus atributos, possuem mais chances de “pegar na veia” na hora da falta.
Por fim, jogadores veteranos não são boa escolha para se treinar – você já vai entender o motivo. Priorize jovens, porém não muito, já que jogadores que já atingiram seu auge tendem a demorar um pouco mais para evoluir, mas possuem atributos específicos um pouco mais altos.

Passo 2: Planos de desenvolvimento
Aqui temos o ponto mais crucial desta missão, mas ao mesmo tempo decepcionante. Ao menos até o EA Sports FC 25, os planos de desenvolvimento (disponíveis na aba “elenco”) não possuem opções que foquem nas cobranças de faltas entre os principais atributos. Porém, isso pode ser “driblado” selecionando o plano “Equilibrado“, predefinido para todas as posições.
No entanto, o ponto negativo é que esse, quase sempre, é o plano com o menor potencial de evolução, apesar de aumentar basicamente todos os atributos. Ainda assim, se quer melhorar nas faltas, vale a pena manter ao menos um jogador neste plano, mesmo que demore a sentir os resultados em campo. Por isso a importância de não escolher jogadores veteranos: a maioria não evolui mais, pelo contrário, perdem atributos rapidamente.

Passo 3: Treine a si mesmo
Por último, mas não menos importante, treine bastante o seu estilo de cobranças de falta. Não adianta ter em seu elenco os melhores cobradores do game se você não sabe o que fazer com o controle em mãos. Para isso, utilize a aba “Aprenda a jogar” no menu inicial do EA FC. Lá você encontrará exercícios de treinos voltados para cobranças de falta ou até mesmo personalizar seu treino, podendo selecionar diversos ângulos de batida.

Se o seu objetivo é formar um verdadeiro craque em cobranças de falta, mergulhe com paciência nesses três passos. Dessa forma, em algumas temporadas, é possível transformar jovens promissores ou jogadores medianos em especialistas, capazes de decidir partidas com um chute certeiro. É um investimento que, mesmo se não te render títulos, trará momentos memoráveis no Modo Carreira.
Leia também:
- EA FC 26 promete revolução no Modo Carreira com mercado de técnicos e eventos imprevisíveis
- EA FC 26 promete corrigir problema recorrente do Ultimate Team; saiba o que muda
- EA FC 26 | Times brasileiros podem voltar na nova edição do jogo; entenda
- EA FC | Como um Modo Carreira realista pode te ensinar além dos games
- Review | Rematch é o jogo de futebol mais divertido dos últimos anos
Deixe uma resposta