musicas ea fc

FIFA & FC | As músicas brasileiras que embalaram a franquia da EA Sports

De Zeca Pagodinho a Anitta: os sons que fizeram sucesso ao longo das edições

Seja você um dos que já se acostumaram com o novo nome EA Sports FC ou daqueles que ainda chamam o jogo de FIFA, não há como negar o impacto das trilhas sonoras da franquia futebol e como ainda são parte crucial da experiência.

Além da óbvia ligação com o esporte bretão, a EA Sports também popularizou-se com seu principal título devido às músicas, que ajudaram a moldar o gosto musical de muitos gamers ao redor do mundo.

Os artistas brasileiros sempre estiveram entre os selecionados, muito por conta da cultura do futebol em nosso país. No EA Sports FC 25, por exemplo, a empresa canadense recrutou diretamente do Brasil os DJs Alok e Vintage Culture, o grupo de rap Brô MC´s e a cantora pop Nonô.

Nonô leva o gingado brasileiro ao FC 25

Nós reunimos então algumas das melhores músicas brasileiras que já passaram pela mais popular franquia de futebol virtual e você poderá ouvir trechos para relembrar cada som mencionado.

A lista reúne desde artistas renomados de nossa música a nomes mais alternativos que receberam assim mais visibilidade por todo o mundo com a aparição no game.

FIFA 2004

Música: Deixa a Vida Me Levar
Artista: Zeca Pagodinho

Muito além do FIFA 04, a música “Deixa a Vida me Levar” tornou-se um dos maiores sucessos da carreira de Zeca Pagodinho e um dos sons favoritos de muitas gerações, inclusive dos que se aventuravam no futebol virtual entre 2003 e 2004.

A música retornou à franquia no FIFA 23 em uma atualização, como faixa exclusiva do modo Copa do Mundo.

Zeca Pagodinho marcou uma geração de gamers no FIFA 2004

Música: Já Sei Namorar
Artista: Tribalistas

Definitivamente o FIFA 04 foi um importante marco na vida dos admirados brasileiros do game. Isso porque contou com duas músicas marcantes em sua trilha, como a nostálgica “Já Sei Namorar”, que faz analogias com o futebol em trechos de sua letra.

A música do grupo Tribalistas também retornou no FIFA 23, em uma coletânea da EA Sports com as melhores músicas nos 25 anos da franquia.

“Já Sei Namorar” foi selecionada como uma das melhores músicas da franquia

FIFA 08

Música: Solta O Frango
Artista: Bonde do Rolê

Uma das músicas brasileiras mais “excêntricas” a passar pela franquia, “Solta O Frango” trouxe diversão nos menus do FIFA 08 com uma letra peculiar no ritmo do funk.

A faixa pertence ao grupo Bonde do Rolê, que ficou conhecido pelas letras cômicas e a mistura de ritmos entre funk carioca e indietronica, movimentando assim os bailes da época.

“Solta O Frango” trouxe o funk carioca ao FIFA 08

FIFA 11

Música: The Space Ahead
Artista: Zémaria

Se você jogou o FIFA 11, possui grandes chances de ter sido impactado por uma de suas músicas, sem sequer saber que pertencia a um grupo brasileiro: “The Space Ahead” de Zémaria, faixa que se entrelaçava à “vibe gamer” dos menus da época.

O grupo formado no Espírito Santo trata-se de um dos nomes mais relevantes do cenário eletrônico na música brasileira.

“The Space Ahead” marcou presença no FIFA 11

FIFA 12

Música: Só Tem Jogador
Artista: Gabriel, o Pensador (part. Bloco Bleque)

Neymar no Santos, Ronaldinho no Milan e clubes brasileiros licenciados: perfeição! No FIFA 12, uma das edições mais memoráveis, a brasilidade se incorporava à faixa “Só Tem Jogador”, repleta de expressões futebolísticas em sua letra contagiante.

Para quem jogou na época, torna-se impossível dar play na música do gênio Gabriel, o Pensador sem ser tomado por uma fortíssima dose de nostalgia.

“Só Tem Jogador” é o puro suco do futebol brasileiro na franquia

FIFA 14

Música: Boa Noite
Artista: Karol Conká

Antes de receber ainda mais holofotes com sua participação no reality show “Big Brother Brasil“, a revolucionária Karol Conká já rodava o o mundo com sua música.

Boa parte do público gamer, inclusive, já havia sido impactado pelo trabalho da “Mamacita” com a faixa “Boa Noite”, que agitou os jogadores nos menus do FIFA 14. Ela é mais uma artista que retornou em trilhas futuras da franquia, mas desta vez com novas faixas.

Karol Conká bombou no FIFA 14 com “Boa Noite”

FIFA 15

Música: Levanta e Anda
Artista: Emicida, Rael

Com todo o talento de Emicida, “Levanta e Anda” surgiu como uma verdadeira “pedrada” para os jogadores de FIFA 15, fazendo com que muitos gamers brasileiros levem até hoje a faixa como uma bela memória de um dos melhores jogos da franquia.

Com a participação do rapper Rael, a música atraiu a atenção de muitos que ainda não conheciam seus trabalhos e abriu as portas do rap nacional para um novo e massivo público.

“Levanta e Anda” animou e motivou jogadores no FIFA 15

FIFA 21

Música: Me Gusta
Artista: Anitta (em parceria com Mike Towers e Cardi B)

Como se o funk brasileiro tivesse um filho com o reggaeton, “Me Gusta” entrou na mente de muitos “fifeiros” que passavam bastante tempo nos menus do FIFA 21.

Com a letra em espanhol, a participação brasileira fica a cargo da estrela Anitta, que voltou a participar com outras faixas em edições recentes da franquia.

O funk brasileiro e o ritmo latino agitam “Me Gusta”

FIFA 22

Música: Baobá
Artista: Caio Prado

Descrito pela EA como um “fenômeno vocal”, Caio Prado, é natural do Rio de Janeiro e formou-se na Escola de Música Villa-Lobos. Na época do lançamento do FIFA 22, o artista compartilhou um pouco mais de sua experiência com o futebol e a franquia.

Música e futebol são duas paixões na minha vida. Eu era o garoto de Realengo que jogava de pés descalços nas ruas do bairro e depois ia pra casa dos amigos jogar FIFA até que minha mãe me chamasse“; relatou Caio, segundo matéria do ONSTAGE.

“Baobá” representou as raízes brasileiras no FIFA 22

EA Sports FC 24

Música: fuera de vista
Artista: Baco Exu do Blues (em parceria com Run the Jewels)

Na primeira edição com o novo nome, foi a vez de Baco Exu do Blues brilhar com versos brasileiros no som “fuera de vista”, junto ao grupo americano Run the Jewels.

Diogo Álvaro Ferreira Moncorvo, o Baco Exu do Blues, é atualmente um dos principais e mais populares nomes da música contemporânea no Brasil, empilhando assim sucessos em álbuns como “Esú” e “Bluesman”, que arrebataram a crítica especializada e, principalmente, o público.

Baco Exu do Blues fala sobre sua vivência em estrofe de “fuera de vista”

Leia também:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.