Desde que os videogames foram criados, desenvolvedores tentam unir a paixão pela diversão virtual ao mundo dos esportes. Assim, nasceram os jogos de futebol, que viriam a se tornar praticamente um gênero à parte, furando “bolha gamer” e acumulando diversos fãs ao redor de todo o mundo até hoje.
Atualmente, o “fim” das clássicas franquias FIFA e PES –que foram rebatizadas recentemente como EA Sports FC e eFootball, respectivamente – evidencia uma era em que os jogos do gênero priorizam o lucro financeiro ao fator realismo, mas ainda movimentam uma enorme comunidade, sedenta por títulos que tragam novamente a sensação de poder recriar lances mágicos do futebol no mundo virtual.
Para celebrar os games voltados ao esporte mais popular do mundo, o Conecta Geek traz assim um ranking especial com os dez jogos de futebol mais bem avaliados até o momento no renomado site Metacritic. Se você é fã do gênero há bastante tempo, vale então o alerta: prepare-se para uma grande dose de pura nostalgia!
Obs.: Foi utilizado como critério a maior nota segundo avaliações dos críticos do site. No entanto, as notas vindas do público foram determinante para o desempate entre alguns títulos.
10. Winning Eleven 9 (PES 5)
Nota no Metacritic: 89
Lançamento: 4 de agosto de 2005
Desenvolvedora: Konami
Plataformas: PC, PlayStation 2, Xbox, PC e PSP
De cara, um clássico abre nosso ranking: “World Soccer Winning Eleven 9” – comercializado no ocidente como “Pro Evolution Soccer 5” – teve grande relevância para o publico europeu da época pelo fato de ser o primeiro título da franquia a trazer alguns clubes do Reino Unido totalmente licenciados.
Seu sucessor, o “PES 6“, viria a se tornar o jogo mais utilizado como base para patchs criados pela comunidade, como o lendário “Bomba Patch“, 100% atualizado até os dias atuais.
9. FIFA 13
Nota no Metacritic: 90
Lançamento: 25 de setembro de 2012
Desenvolvedora: EA Sports
Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, PC, Nintendo Wii U, Nintendo Wii, PlayStation 2, PSP, PlayStation Vita, Nintendo 3DS e Mobile
Apontado por muitos fãs como o melhor de todos os tempos dentro da franquia, “FIFA 13” trouxe então pela primeira vez o astro Lionel Messi em sua capa – algo que viria a se repetir até o FIFA 16.
Uma das novidades apontadas pela EA Sports na época foi o novo sistema de movimentação dos jogadores, em uma época em que a desenvolvedora canadense ainda presava em entregar um verdadeiro simulador de futebol.
8. FIFA 12
Nota no Metacritic: 90
Lançamento: 26 de setembro de 2011
Desenvolvedora: EA Sports
Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, PC, Nintendo Wii U, Nintendo Wii, PlayStation 2, PSP, PlayStation Vita, Nintendo 3DS e Mobile
Voltando apenas um ano, o “FIFA 12” recebe a mesma nota entre os críticos, mas ainda é superior ao seu sucessor entre as notas do público no site. Com o brasileiro Kaká em sua capa, o game lançado então nos últimos meses de 2011 trouxe como principal novidade um novo “motor de impacto”, que prometia registrar em tempo real o contato entre os jogadores em campo, buscando novamente reproduzir a realidade.
7. First Touch Soccer 2011
Nota no Metacritic: 90
Lançamento: 4 de maio de 2011
Desenvolvedora: X2 Games
Plataformas: iOS (iPhone e iPad)
Por incrível que pareça, um título lançado para smartphones em 2011 figura assim como um dos jogos de futebol mais bem posicionado em um dos sites de avaliações mais populares da internet.
Apesar de não ser um grande sucesso entre o público, “First Touch Soccer 2011” ou “FTS 11” chamou atenção dos críticos que tiveram acesso ao jogo lançado para os dispositivos Apple por apresentar uma ambientação rara nesses tipos de aparelhos na época, bebendo bastante da fonte de FIFA’s mais antigos em sua gameplay.
6. FIFA 10
Nota no Metacritic: 90
Lançamento: 28 de setembro de 2009
Desenvolvedora: EA Sports
Plataformas: Xbox 360, PlayStation 3, PC, PlayStation 2, Nintendo Wii , Nintendo DS , PSP e Mobile
E se nas últimas posições do ranking tivemos um “representante” de cada ano entre 2011 e 2013, perto de 2010 a EA Sports trazia então o melhor FIFA de todos os tempos segundo as avaliações do Metacritic. Assim, “FIFA 10” marcou toda uma geração que aguardava ansiosamente para viver a Copa do Mundo que estava por vir.
Vale relembrar que esta foi então a primeira edição a trazer jogadores de clubes brasileiros para o ainda embrionário Ultimate Team, em uma época em que o Campeonato Brasileiro era ao menos parcialmente licenciado nos jogos de futebol da EA Sports.
5. International Superstar Soccer 98
Nota no Metacritic: 91
Lançamento: 4 de junho de 1998
Desenvolvedora: Konami
Plataformas: PlayStation e Nintendo 64
A partir daqui, o ranking escala altos níveis de nostalgia para os entusiastas de longa data dos jogos de futebol. Se por muito tempo vivemos dias de glórias com a franquia PES, temos então que agradecer bastante ao seu “antepassado” “International Superstar Soccer“.
Em 1998, a Konami se arriscava assim em trazer um game para os amantes do esporte bretão, quando ter jogadores licenciados ainda era inviável para a empresa. Neste cenário, nasciam lendas do futebol virtual como Allejo, inspirado no craque brasileiro Bebeto, conforme confirmado pela própria empresa japonesa em 2019.
4. Winning Eleven 8 (PES 4)
Nota no Metacritic: 91
Lançamento: 5 de agosto de 2004
Desenvolvedora: Konami
Plataformas: PlayStation 2, Xbox e PC
“World Soccer Winning Eleven 8 International” – comercializado no ocidente como “Pro Evolution Soccer 4” – trouxe então tudo o que suas versões anteriores tinham de melhor e marcou a juventude de muitos amantes de futebol pelo mundo, muito por contar com times lendários da história do esporte de forma licenciada, como o lendário Milan de 2004 e o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.
3. Winning Eleven 6 (PES 2)
Nota no Metacritic: 93
Lançamento: 25 de abril de 2002
Desenvolvedora: Konami
Plataformas: PlayStation e Nintendo GameCube
“World Soccer Winning Eleven 6 International” – comercializado no ocidente como “Pro Evolution Soccer 2” – abre o pódio do ranking no site de avaliações. Trazendo talvez a intro mais marcante dentre os jogos de futebol, ao som do hino “We Will Rock You” da banda Queen, o jogo da Konami é assim uma verdadeira ode ao esporte, nos transportando imediatamente ao ano da primeira edição de Copa do Mundo em solo asiático, algo muito bem explorado pela empresa japonesa na ambientação do game.
2. Winning Eleven 7 (PES 3)
Nota no Metacritic: 93
Lançamento: 7 de agosto de 2003
Desenvolvedora: Konami
Plataformas: PlayStation 2 e PC
E seguindo a linha de saudosismo das últimas posições, a medalha de prata do ranking vai para o “World Soccer Winning Eleven 7 International” – comercializado no ocidente como “Pro Evolution Soccer 3“. Este, inclusive, figura como o game mais bem avaliado da franquia PES no Metacritic.
O título foi o primeiro título da franquia a figurar na nostálgica sexta geração de consoles, trazendo assim uma grande evolução gráfica e uma verdeira renovação na Master League, algo que marcou toda uma geração e criou tendências seguidas até hoje em modos de jogo similares.
1. ISS Pro Evolution
Nota no Metacritic: 94
Lançamento: 11 de maio de 1999
Desenvolvedora: Konami
Plataformas: PlayStation
Para a surpresa de muitos, o título de jogo de futebol mais bem avaliado no Metacritic vai para o clássico “ISS Pro Evolution“, aumentando assim o domínio avassalador da Konami no ranking. Trata-se então de mais uma franquia “antepassada” do PES lançada no primeiro console PlayStation.
Com o slogan “Isso realmente é futebol!”, o título trouxe mecânicas ainda não vistas e elevou o universo de jogos de futebol a outro nível, pavimentando assim a estrada para todos os títulos citados acima em uma época em que a missão de recriar algo próximo da realidade era um grande feito na indústrias dos games.
Confira outros de nossos especiais:
- EA FC 24 | 10 promessas da Copa América para o seu Modo Carreira
- EA FC 24 | 10 promessas da Eurocopa para o seu Modo Carreira
- GTA San Andreas | As teorias sobre o destino de CJ após o fim da história
- Assassin’s Creed | Os 10 melhores jogos da franquia segundo o Metacritic
- Hellblade e 4 outros jogos que discutem saúde mental
3 Comentários