Poc Con 2024

‘Foi nessa feira que eu descobri que era normal’, diz estudante na Poc Con 2024

Júlia, que não quis identificar seu sobrenome, é uma estudante do ensino médio, de 15 anos, e participou pela segunda vez da Poc Con. Filha caçula de um pastor que, nos últimos anos, fez de tudo para concertá-la, após descobrir que ela se interessava por garotas. Ela encontrou na cultura pop um refúgio e na Poc Con, iguais.

Eu não quero me identificar por causa da minha família, mas desde que descobri a Poc Con, no ano passado, minha vida mudou, sem exagero. Dói muito ouvir de seus pais que você não é adequada e que tem espíritos no corpo só porque gosto de meninas. Foram anos me culpando por eu ser eu mesma e são por espaços assim que percebi que não havia nada de errado comigo. Foi nessa feira que, além de ter tudo que eu gosto, quadrinhos, cosplays, o mais importante é que descobri que era normal.

“Aqui é onde consigo ser eu mesmo, sem amarras”

Além da Júlia, encontramos Pedro Afonso, um cosplayer de 28 anos, bissexual, que há quase 5 anos faz cosplay de 17 personagens. Pedro descobriu em seus personagens, principalmente no Loki, ao qual foi caracterizado na Poc Con 2024, a liberdade de expressão, a liberdade em poder se identificar.

É muito diferente [estar nesse evento, em relação aos outros]. Eu posso ser eu mesmo. Por isso que hoje eu também estou usando o Loki, pelo o que ele representa. Nos quadrinhos ele é gênero fluido, porém na série ele é bissexual. Foi aí que eu me identifiquei com ele. E é importante, aqui é onde eu consigo ser eu mesmo, sem amarras. A Poc Con tem um significado especial, pois foi ela que virou essa chave minha.

Poc Con 2024

A arte é resistência e a Poc Con nasceu da necessidade de abrir espaços diversos para artistas queer, na complicada comunidade nerd. Neste sábado (1º) encerrou mais uma edição do evento, que aconteceu no Centro Cultural São Paulo (CCSP), ao lado da estação Vergueiro do Metrô, em São Paulo capital.

Repetindo o local da edição de 2023, o enorme espaço pareceu pequeno para um público ávido em conhecer novos artistas, comprar quadrinhos e demais brindes. Separado em 2 andares, o evento aproveitou bem o espaço, colocou no andar superior do CCSP as mesas com as editoras, e deixou para a parte inferior o Artists’ Alley em si.

A Poc Con 2024, também foi marcada pela sessão de autógrafos com a uma das quadrinistas e cartunistas mais famosas do país, Laerte Coutinho, conjuntamente com o Cosplay Lip Sync Challenge onde, além de se caracterizarem, os cosplayers participam de uma batalha de performance com música e dança.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.